Meu Diário
15/03/2018 23h09
VERDADE E MENTIRA

            Nós estamos vivendo uma plena guerra espiritual que acontece no plano astral e principalmente no material. No plano astral prevalece as estratégias do bem contra o mal e no plano material acontece a guerra de fato, onde os corpos servem de instrumentos aos espíritos, com toda sua carga de instintos de sobrevivência que interfere com o programa evolutivo moral do espírito.

            Estamos dentro de um nível evolutivo suficiente para usar a lógica e a coerência em busca da Verdade, que está associada ao Divino. Porém a força dos instintos favorece à busca de prazeres e de recursos de sobrevivência material, sem a preocupação de conhecer e aceitar a imortalidade da alma e sua necessária evolução moral.

            A busca pelos itens de interesse do corpo, leva quase sempre aos conflitos de interesses entre uns e outros corpos. Não existindo a preocupação de evolução moral, resta a motivação pela conquista dos bens materiais em benefício do corpo e de seus ascendentes e descendentes morais. A arma mais utilizada para essa conquista é a mentira, enquanto a verdade é a arma melhor usada para a evolução moral.

            Observamos em nosso planeta o predomínio da mentira, isso quer dizer que o mal suplanta o bem, quantitativa e qualitativamente, quer dizer, existe mais pessoas associadas ao mal que ao bem, e existe mais pessoas qualificadas intelectualmente que agem dentro do mal do que aquelas que agem dentro do bem.

            Vejamos o que se passa a nível mundial, a disputa de quem possui o melhor Deus, Alá ou Jeová? Quem possui a melhor ideologia, comunista ou capitalista? A esquerda ou a direita? A ou B? C ou D?... poderíamos citar grande número de conflitos de toda a natureza e em todos os conflitos, todos os participantes se consideram donos da verdade, a não ser que o nível de maldade seja tamanho que usam a mentira descaradamente, tentando iludir os outros apesar de todos os fatos apontarem para a opinião oposta.

            Todas as pessoas honestas e que lutam por uma causa, sempre imaginam que esteja com a razão, com a verdade. Mas o que vem a ser Verdade? Alguns pensam que existem múltiplas verdades. Sou de parecer que não. A verdade é uma só, e em cada divergência sempre deve ter um lado que esteja dentro ou mais próxima da verdade.

            Tem um exemplo que é dado no sentido de justificar a presença de múltiplas verdades. Uma pessoa dentro de um trem com dois controle remotos nas mão. Ele aciona e abre simultaneamente as duas portas. Uma pessoa situada próximo a porta esquerda vê essa porta se abrindo primeiro, ao passo que outra pessoa situada próximo a porta direita, vê essa porta se abrindo primeiro. Teremos assim três verdades distintas, pois todos estão certos, diz o defensor de verdades múltiplas. Mas será que a opinião de cada uma dessas pessoas corresponde realmente a verdade? A lógica diz peremptoriamente que não! A pessoa que abre as portas e vê o movimento simultâneo de ambas está correto, está de acordo com a verdade do que aconteceu; as duas outras pessoas estão equivocadas pelo efeito da distância que cada um tem de cada uma das portas. Eles não estão mentindo, pois na verdade eles citam o que observam, mas estão enganados, e quando confrontados com a verdade irão cm certeza reconhecer o seu erro.

            Só existe uma verdade, o que destoa dessa verdade ou pode ser um engano, uma falta de perspectiva real, ou então é um mentiroso que quer enganar alguém com essa informação.  


Publicado por Sióstio de Lapa em 15/03/2018 às 23h09


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr