Meu Diário
27/03/2018 22h41
SISTEMA BIOENERGÉTICO

            O professor José Hermógenes, falecido em 13-05-2015, foi militar, escritor, professor e divulgador do hatha yoga, tem um trecho no seu livro “saúde na terceira idade”, que é interessante conhecer para fortalecer ou redirecionar nossos paradigmas:

            Em níveis mais sutis que o físico, somos um fantástico sistema de bioenergia, um complexo de emoções, pensamentos e convicções teóricas, e, mais importante que tudo, somos Espírito. Esta é a diferença entre uma geriatria materialista e uma integral ou holística. Holística?! Sim. holos é uma palavra grega que significa totalidade, globalidade. Considerando o holos humano, o corpo é tão-só o componente mais denso e o mais perecível. Na vida materialista, saúde é um estado físico, caracterizado pela ausência de sintomas. Proponho uma outra concepção diferente, que denomino “saúde plena” por levar em conta a plenitude vastíssima do ser humano. Segundo vejo, alguém de idade que esteja energética, psíquica e espiritualmente harmonioso e estável desfruta mais saúde que um jovem bonitão que se rendeu às sombras do vale. Assim, este livro servirá para todos, inclusive para quem se acha numa cama de hospital. Eu posso estar fisicamente doente, sem no entanto chegar a ser um doente. Aceitem ou neguem os materialistas – não importa! -, quando somos despojados do físico na hora da morte, tudo mais que constitui a vastidão humana continua existindo. Estão equivocados os que acreditam que tudo acaba quando acaba o corpo. Esta visão já está descartada pela comunidade dos sábios de todos os tempos. Se lhe propuserem o treinamento exclusivamente daquilo que cedo se degrada e se acaba, eu o deixaria desamparado para administrar uma vida bem mais vasta, perdurável e independente do corpo. Porque pretendi treiná-lo holisticamente, o livro ficou mais gordo.

            Por todas estas razões, considere a “terceira idade” a fase áurea da sua vida. Dignifique-a, aproveite-a. Evolua. Escale a montanha. Agradeça a Deus por ter durado tanto, e, em retribuição, sirva de exemplo e de estímulo a todos que ainda cochilam na apatia do vale, e nem se dão ao trabalho de namorar a imponência da montanha.

            Este pensamento do professor Hermógenes tem sintonia com o que ensina os espíritos, e com os paradigmas que construí. A aula que dou na disciplina de Espiritualidade da UFRN, aborda a questão da multidimensionalidade do corpo físico, da imortalidade da alma, da falência do corpo físico. Tudo fica bem concatenado, a procura evolutiva do espírito e a superação dos desejos egoístas do corpo. A terceira idade significa a maior oportunidade do Espírito controlar os instintos do corpo, dado a experiência que ele adquire ao longo do tempo, e a falência que o corpo vai tendo, principalmente na produção hormonal que garante a vitalidade.


Publicado por Sióstio de Lapa em 27/03/2018 às 22h41


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr