Textos

SOMBRAS
            Recebi um texto pelo whatsapp com a possível autoria da psicóloga Patrícia Gebrim, que vale a pena refletirmos sobre ele...
            Estamos vivendo um momento desafiador no Brasil. Na verdade, creio que a onda que está revolvendo nossas entranhas é global. À sombra veio à tona. O escondido está sendo revelado, e isso não se refere apenas a situação político-econômico-social, mas a cada um de nós.
            A forma como reagimos a esse momento revela também nossas sombras. Isso não é ruim. Só podemos limpar a sujeira que enxergamos. Mas ouça. Enquanto nos ocupamos de apontar a escuridão lá fora, nos outros, na política, naqueles que atacamos por pensarem diferentes de nós, deixamos de agir e transformar o que nos cabe. Nós mesmos.
            Pense que cada um de nós tem dons e habilidades que servem ao todo. Uns tem uma mente clara e ótimas ideias, outros são ágeis em encontrar soluções criativas. Uns sabem usar agulhas para curar, outros tem o dom da oratória. Uns amam estar em grupo e iniciar movimentos que se expandem, outros preferem ficar no jardim cuidando de uma única sementinha.
            O momento requer que cada um de nós descubra seu dom e o coloque a serviço do todo. Existe algo que só você tem a dar, entende? Precisamos evitar a armadilha de sermos sugados por essa ilusão coletiva que diz que o nosso destino está nas mãos de alguém, que não nos próprios.
            Enquanto ficamos aguilhoados pela revolta, reclamando, atacando uns aos outros, alimentando essa onda que causa angústia e medo, deixamos de fazer a única coisa que poderia ser verdadeiramente revolucionária.
            Existir!
            Ser a luz que somos.
            Não importa a luz que nos rodeie, estamos aqui para manifestar nossa luz. Uma única vela acesa rompe a escuridão. Se você for alguém influente na política, seja luz. Se você for influente na educação, seja luz na educação. Se for dono de um quiosque na praia, coloque amor ao preparar os sanduiches.
            Onde quer que esteja faça o seu melhor. Pare de desperdiçar sua energia julgando, polarizando, atacando. Isso não resolve. Apenas aprofunda esse véu de separatividade que cega a todos nós.
            Essa é a última tentativa da sombra de nos afastar de nós mesmos. Temos um poder imenso e tudo pode se transformar se formos sábios e corajosos para fazer a única coisa que nos cabe.
            Não se deixe iludir pelo que ver a sua volta. Respire. Faça o seu melhor. Vibre a luz que você é. E confie. Estamos à caminho.
            “Almas são como velas, acendem-se umas nas outras.”
            Muito bom o texto, eu faria apenas algumas colocações sobre o ficar aguilhoado pela revolta, reclamando e atacando... às vezes a denúncia do que é feito de errado, da corrupção que destruiu nossa vitalidade e paz nacional, pode parecer um ataque desnecessário, mas é importante para que possamos denunciar e desmascarar a hipocrisia de tantos criminosos que querem se passar por bonzinhos e as pessoas mais honestas da face da Terra. Afinal, foi a hipocrisia o pecado mais condenado pelo Mestre Jesus, que nos orientou para orar e vigiar, afinal Ele sabia o que estava ensinando.
 
Sióstio de Lapa
Enviado por Sióstio de Lapa em 24/09/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar a autoria de Sióstio de Lapa e o site http://www.siostiodelapa.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr