Textos

PROPOSTAS DE GOVERNO
            Encontrei um vídeo que o autor fazia a comparação de alguns pontos das propostas do PT (Lula-Haddad) e do Bolsonaro, registradas no TSE e que são importantes para nossa reflexão, nesse momento de decisão de escolha de candidatos.
            Hoje, eu extraí da internet as propostas de governo de Bolsonaro e de Haddad registradas no TSE.
            Escute isso aí...
            Sobre impostos: Bolsonaro diz, vou reduzir da carga tributária o aumento da receita destinada aos municípios, está na página 58; Lula-Haddad, vou criar imposto para exportação (está na página 41), criar imposto sobre lucros e dividendos (página 42) e aumentar o imposto territorial e rural para grandes propriedades (página 56).
            Com relação a imprensa: Bolsonaro, contra qualquer controle social da mídia, não aceito, não concordo controlar a mídia (página 7); Lula-Haddad diz, vou implantar mecanismos de regulação da imprensa e criar uma empresa pública de comunicação para expor o posicionamento do governo (página 16).
            Lava Jato: projeto de Bolsonaro, a justiça deverá seguir seu rumo sem interferência nenhuma; Lula-Haddad, vou promover uma reforma no sistema de justiça para reduzir o poder de investigação do Ministério Público Federal.
            Nós vimos e ouvimos várias cabeças pensantes do PT falando sobre isso.
            Com relação à segurança: Bolsonaro, tolerância zero com o crime (página 10) e redução da maioridade penal (página 32); Lula-Haddad, desmilitarização das polícias (página 31), iluminação com LED nas ruas (página 54).
            Ministérios: Bolsonaro, vou reduzir os 29 ministérios existentes atualmente (página 17); Lula-Haddad, vamos criar mais seis novos ministérios (páginas 19, 20 e 55).
            Com relação às ditaturas socialistas: Bolsonaro diz, vou deixar de inovar ditaduras assassinas, socialistas; Lula-Haddad, vamos desenvolver através de infraestrutura de países do Mercosul, como a Venezuela (página 11).
            Com relação ao agro negócio: Bolsonaro diz, segurança no campo, políticas para consolidar o mercado interno, abrir novos mercados externos e melhoria da logística de distribuição; Lula-Haddad, regulação do agro negócio para evitar ampliação de grandes latifundiários, implantar a reforma agrária e distribuir terras ao MST e indígenas (página 56). O que é que foi feito com esse MST durante esses 16 anos? Por que não fizeram isso?
            Com relação à Constituição: Bolsonaro diz, respeito e obedeço a Constituição; Lula-Haddad, vamos estabelecer um novo processo constituinte para aumentar o poder do Estado (página 6).
            Presídios: Bolsonaro, prender e deixar na cadeia quem tiver cometido crimes (página 30) e acabar com a progressão da pena e saída temporária (página 32); Lula-Haddad, vamos reduzir a massa carcerária no Brasil através da liberação de presidiários. Todo mundo na rua (página 33).
            Sindicatos: Bolsonaro diz, o sindicato deve ser voluntário. contra a obrigatoriedade do imposto (página 64); Lula-Haddad, valorização de sindicatos e das associações de trabalhadores (página 40).
            Drogas: Bolsonaro, combater a ideologia de liberação irrestrita das drogas ilícitas (página 26); Lula-Haddad, promover a descriminalização das drogas.
            Se você está duvidando do que estou dizendo, o link para se ver isso na fonte é tse.jus.br
            Fui até o endereço citado e vi o projeto dos dois candidatos e também os demais candidatos. Vi que além de Bolsonaro, existem os projetos de 12 outros candidatos, incluindo o ex-presidente e hoje presidiário, Lula da Silva. Fiquei a imaginar... todo esse contexto está dentro da vontade do Deus, com certeza... tudo depende de nosso posicionamento frente ao contexto que nos é apresentado, quer fiquemos do lado certo ou errado frente à vontade de Deus, mas ao final todos estão corretos, pois tudo servirá de depuração espiritual para provocar a evolução de cada um, individualmente, da mente coletiva e da própria Terra. Mesmo que entre alguns dos candidatos exista alguma intenção malévola, o que é apresentado como proposta sempre tem um significado de solidariedade, justiça ética... valores que estão associados à essência de Deus que é o Amor.
            Fiquei curioso com a coincidência da quantidade de 12 candidatos que foi o número de apóstolos que Jesus escolheu para o seu ministério. Será que essas pessoas estão dentro desse projeto de Deus de forma mais proativa? Mesmo com pensamentos tão díspares de uns com os outros? Mas assim também não era com o apostolado do Cristo?
            Esta linha de raciocínio merece um aprofundamento considerando a personalidade de cada candidato e a meta de transformação da Terra em planeta de Regeneração. Não sei como isso pode acontecer, mas isso parece trazer algum sentido...
 
Sióstio de Lapa
Enviado por Sióstio de Lapa em 11/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar a autoria de Sióstio de Lapa e o site http://www.siostiodelapa.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr