Textos

DIREITA E ESQUERDA
            Tem um texto bíblico interessante, que diz o seguinte: O coração do sábio o inclina para a direita, mas o coração do tolo o inclina para a esquerda. E, até quando o tolo vai pelo caminho, falta-lhe o entendimento, e ele diz a todos que é tolo. Se se levantar contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar; porque a deferência desfaz grandes ofensas. Há um mal que vi debaixo do sol, semelhante a um erro que procede do governador: a estultícia está posta em grande dignidade, e os ricos estão assentados em lugar humilde. Tenho visto servos montados a cavalo, e príncipes andando a pé como servos. Aquele que abrir uma cova, nela cairá; e quem romper um muro, uma cobra o morderá. Aquele que tira pedras é maltratado por elas, e o que racha lenha corre perigo nisso. Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve pôr mais força; mas a sabedoria é proveitosa para dar prosperidade. Se a cobra morder antes de estar encantada, não há vantagem no encantador. As palavras da boca do sábio são cheias de graça, mas os lábios do tolo o devoram. (Eclesiastes 10:2-12)
            Podemos associar esse texto bíblico com um dos textos de natureza política, assinado por Stephen Kanitz, que circula nos últimos dias nas redes sociais, referente a política brasileira.
A Direita Veio Para Ficar?
Ou será que essa guinada à Direita será efêmera e de curta duração?
Em 2020 os 44 milhões que ainda votam PT irão crescer e voltar a mandar e corromper esse país?
Irei abordar as chances destes dois cenários possíveis.
1. Sim, a Direita veio para ficar. A Direita passou a ser valor da Classe Média, que se cansou de ser constantemente roubada pela esquerda estatizante, centralizadora, impostora.
2. A Direita tem agora um PT em franca decadência, sem um único líder além de Lula, perdeu sua áurea de ética e democrática.
3. A mentira veiculada pelo PT e o próprio PSDB de que o PSDB era de Direita, caiu de maduro. O PSDB mostrou a farsa que é. Todos os de Direita que votaram no PSDB irão no futuro votar PSL, Novo e outros partidos de Direita que se formarão.
4. A própria Esquerda brasileira terá que se “endireitar”, se quiserem ser mais moderados, terão de aceitar a meritocracia do Bolsonaro, a redução do tamanho do Estado.
5. Mas justamente o partido mais light da Esquerda que era o PSDB semi light está em plena decadência e não atrairá ninguém da extrema Esquerda alienada e frustrada.
6. Hoje ser de Direita é motivo de orgulho, significa combater as injustiças, lutar contra a corrupção, e ter valores éticos que a Esquerda não tem e nunca teve.
7. A Direita tem hoje massa crítica, uma base sólida de manutenção e expansão.
8. Temos hoje blogs de Direita, jornais de Direita, programas de tv via internet de Direita. Faltam Universidades privadas de Direita e virão. Colegiais de Direita já existem aos montes.
9. Melhor evolução de todas, a Direita finalmente poderá mudar seu discurso. Chega de bater na Esquerda que hoje é cachorro morto. Os discursos do Arnaldo Jabor, Lobão e Olavo de Carvalho, úteis que foram passam agora para segundo plano. A Direita terá de discutir mais a sua essência e não somente as de seus inimigos.
10. A Direita irá atrair os jovens ao passar a discutir como tornar o capitalismo mais justo, como melhorar nossa educação, como sermos mais produtivos e eficientes, como eliminarmos desperdício, temas que a Direita raivosa nunca abordou.
11. Teremos discussões propositivas que nunca tivemos no Brasil. Será que o Comunitarismo, o Conservadorismo Moderno, a Administração Socialmente Responsável das Empresas, a Administração Responsável das Nações é melhor que Opus Dei, TFP ou Direita Cristã, os únicos ramos declaradamente atualmente da Direita? 
Mostrará aos jovens que querem mudar o mundo que temos causas para lutar, que não queremos somente o status quo, o Fake News que a Esquerda espalhava sobre nós.
Do lado negativo, a maioria dos movimentos de Direita ainda não se tocaram que a responsabilidade pelo combate à extrema pobreza passa a ser nossa.
Que precisamos nos preocupar com filantropia e voluntariado, coisa que Bolsonaro já sinalizou apoiando o teleton de Silvio Santos,
Nós sabemos cuidar da extrema pobreza muito melhor do que a Esquerda, mas fomos sempre omissos.
Apesar de ter criado os sites voluntarios.com.br, e filantropia.org mais de 20 anos atrás e conhecer um pouco dessa dinâmica, nenhum líder de Direita jamais se interessou a saber como fazer política social em mãos do setor privado, mais eficiente e barato do que esses 45% de impostos que pagamos para nada.
Nem um político de Direita nem de Esquerda, diga-se de passagem, se interessa por filantropia na mão do Estado.
Se os futuros líderes de Direita continuarem assim, a Esquerda tomará novamente esse país, por negligência da nossa parte em cuidar dos outros que ficaram para trás.
Isso não tenho dúvida.
            Um texto bem lúcido que faz a gente pensar, espiritualistas, que esta guinada ideológica dada pelo Brasil, nos aproxima dos projetos que indicam ser o Brasil a Pátria do Evangelho e o Coração do Mundo. Resta saber se teremos pernas para conduzir este processo, como bem falou o articulista Stephen Kanitz
 
Sióstio de Lapa
Enviado por Sióstio de Lapa em 27/11/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar a autoria de Sióstio de Lapa e o site http://www.siostiodelapa.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr