Meu Diário
03/03/2012 00h21
O VERDADEIRO RETRATO

 

            Todas as imagens da vida real, das coisas, objetos e seres, para serem percebidas tem ser processadas no cérebro. Assim acontecendo as imagens vão sofrer as distorções que nossos sentimentos e emoções têm ou criam no momento que nossa visão as vêem. Isso é mais pronunciado nas relações humanas, interpessoais, principalmente nas relações entre homem e mulher. Como são estas relações as que são fundamentais para a vida, pois é a partir delas que são gerados os novos corpos que perpetuam a vida e os gens de cada indivíduo. Existe uma verdadeira luta intensa para cada indivíduo se mostrar competente na condição de gerar filhos sadios e aptos, com todas as condições de também se tornarem competentes na perpetuação da vida.

            O ciúme entre os casais nada mais é do que o reflexo dessa luta que se processa no inconsciente e se reflete cotidianamente na vida de relação. A perspectiva do Reino de Deus anunciado por Jesus, baseado na família universal é a forma básica de quebrar essa hegemonia do egoísmo, do ciúme que campeia nas relações e até certo ponto é incentivado e respeitado. Então é comum quando uma pessoa olha para outra e a considera adversária, pintar o seu retrato negativo no cérebro. Uma série de detalhes reais e imaginados são evocados e o quadro desenhado logo é transmitido para quem está por perto. Chega próximo da maledicência. A pessoa não é isso que foi pintada. Claro que tem os seus defeitos, como todos nós, mas esses estão deformados como uma caricatura do mal. Sua imagem está marcada por ignorância, medo e até ódio.

            O verdadeiro retrato de uma pessoa somente o amor poderá desenhar. E o amor diz: Nenhuma pessoa pode ser condenada. Toda pessoa é digna de amor. Toda pessoa foi criada a semelhança de Deus, sem penduricalhos do mal. O mal que ela tem em si é devido a sua própria ignorância, assim como quem está pintando o falso retrato com as tintas do ódio ou desamor está cometendo.

            Vamos nos esforçar para ser retratistas verdadeiros, saber olhar no meio do cipoal de comportamentos grosseiros e perversos das pessoas, o que existe de bom, de positivo, de saudável, pois é ali que existe a verdadeira essência do ser.


Publicado por Sióstio de Lapa em 03/03/2012 às 00h21
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr