Meu Diário
01/12/2012 02h08
A NOVA ALIANÇA

            A condição de Deus como Pai e todos os seres vivos como suas criaturas, coloca uma aliança automática de Pai para filhos. A Bíblia fala de 7 alianças que Deus fez, cada uma delas veio através de uma crise, para que houvesse as 7 alianças foram geradas 7 crises, até chegar a última que é eterna. São assim denominadas:

            1ª) ALIANÇA EDÊNICA – Veio através da Crise da Desolação. A terra ficou sem forma e vazia, foi o resultado do julgamento de Deus para com Lúcifer. Que quis se exaltar acima de Deus. Isto trouxe uma crise de desolação e trevas sobre a criação de Deus. a partir daí surge a Aliança Edênica, e o Éden foi criado com todas as maravilhas que Gênesis declara.

            2ª) ALIANÇA ADÂMICA – Decorrente da queda do homem retardando assim o novo começo de cumprir Deus o seu propósito e assim o homem é expulso do Éden, é a Crise da Queda do Homem.

            3ª) ALIANÇA NOAICA – O homem se corrompeu tanto que Deus se arrependeu de tê-lo criado, Crise do Dilúvio. Assim houve necessidade de outra aliança e dessa vez com Noé, e como sinal o Arco-Íris no céu.

            4ª) ALIANÇA ABRAÂMICA – Mesmo depois do dilúvio o homem continuou sem cumprir a sua parte, veio a Crise da Torre de Babel. Deus espalhou o homem e confundiu as línguas. Mesmo assim o homem continuou andando segundo seu coração pecaminoso. Deus separa Abraão há quatro mil anos. Pretendia assim abençoá-lo e à sua posteridade e, através deles, abençoar o mundo.

            5ª) ALIANÇA MOSAICA – O povo de Deus foi feito escravo e gerou a Crise do Egito. O povo gemia com o peso que o Faraó lançava sobre eles e Deus levanta agora Moisés para uma aliança, com o advento dos 10 mandamentos, que através dessa cumpriria a 4ª aliança.

            6ª) ALIANÇA DAVÍDICA - Depois de uma longa caminhada pelo deserto, 40 anos, vendo milagres acontecer  todos os dias, o homem se afasta completamente do Senhor gerando agora a Crise de Anarquia e Rebeldia. Agora a aliança é com o rei Davi.

            7ª) A NOVA ALIANÇA - Depois de tantas alianças quebradas pelo homem, foi gerada a Crise de Idolatria e Cativeiro. Depois dessa crise Deus preparou o caminho para a Nova Aliança por meio de Jesus. Na Nova Aliança a Lei de Deus é colocada internamente. “Porei a minha Lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações.” (Jr 31,33).  Como consequência nós a compreendemos, amamos e nos submetemos a ela. Deus escreve sua Lei em nosso coração para que nos sujeitemos a ela.

            Na Nova Aliança o conhecimento de Deus é Universal. “Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: conheça o Senhor, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.” (Jr 31,34). Essa universalidade inclui a todos os crentes, ou seja na comunidade da Aliança de Jesus Cristo, não há hierarquia de privilégios, todos tem igual acesso a Deus.

            Com essa compreensão de que estou participando da Nova aliança, preciso corrigir meu pensamento de que deveria oferecer privilégios a pessoas pelo fato de estarem mais próximos de mim, por condições biológicas ou de afeto. O próximo deve ser considerado sem hierarquia de privilégios, assim como Deus faz com todos seus filhos. Se queremos fazer a vontade dEle, devemos agir de acordo com Ele. As relações biológicas ou de afeto são importantes e devem ser respeitadas nos seus respectivos contextos, mas sem jamais usar essa condição como motivo para discriminar quem quer que seja. Que o meu amor fortalecido pelas condições biológicas ou de desenvolvimento de afeto, sirvam como exemplo a ser aplicado no próximo desconhecido, àquela pessoa que nunca vi antes e que naquele momento, por qualquer motivo, se aproxima de mim.


Publicado por Sióstio de Lapa em 01/12/2012 às 02h08
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr