Meu Diário
26/12/2012 23h04
A LUZ DO CRISTO

            Quando consideramos a maioria da população, verificamos que o ser humano vive nos chiqueiros da imoralidade, da degradação, da corrupção. Talvez por isso, aquele que foi predestinado a ser o Salvador dessa humanidade por ordem do Pai, tivesse que nascer em uma estrebaria.

            Sem a luz do Cristo, ricos ou pobres, instruídos ou ignorantes, viveriam no aviltamento moral, presos à hipocrisia, à falsidade e aos seus impulsos egoístas de natureza animal, sem qualquer perspectiva de superação de suas motivações rasteiras.

            Mesmo com a luz do Cristo a iluminar muitas consciências, a fazê-las entender a necessidade de mudança do padrão animal para o padrão angelical, para a criação do Reino de Deus a partir de nossa mudança interna, e dos padrões de nossos relacionamentos, ainda sentimos muita dificuldade de colocar essa luz crística em nossa prática cotidiana.  

            Eu tive conhecimento dessa luz desde a tenra infância, com a primeira comunhão, missas, e outros eventos católicos onde minha prática espiritual era direcionada por minha avó. Apesar de estar na presença da luz, foi depois de muito tempo, já amadurecido, já formado, já com filhos, que percebi a essência dessa luz e da importância em minha vida. Hoje procuro a colocar em prática, colocar o candeeiro acima da minha cabeça para que todos também percebam a luz. Procuro retirar os entulhos egoístas do coração, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo. Apesar dessa firme determinação, ainda sinto que estou muito distante de uma perfeição. Uma simples oração, um ato de agradecimento, de comunicação com os entes espirituais que nos assistem constantemente, eu não consegue realizar com eficiência, com disciplina. Qualquer prazer ou desprazer consegue eu desviar do caminho da perfeição e entrar por desvios que não levam a nada de positivo. Felizmente eu me considero, sem falsa modéstia, que estou um pouquinho acima da média quando é considerada a capacidade de perceber a luz e a de integrar no comportamento. Sei de muita gente, a maioria, que mesmo seguindo na teoria o que preconiza a luz, na prática não conseguem se desvencilhar dos interesses materialistas e a luz do amor incondicional fica encoberta nas trevas da incompreensão, intolerância, preconceitos e tantos outros vícios e pecados.

            Rogo ao Pai que permita sempre a minha sintonia com a LUZ DO CRISTO e que eu seja um bom espelho na difusão com toda sua claridade ao meu redor, que seja capaz de iluminar a trilha de qualquer irmão que de mim se aproxime, sem qualquer forma de preconceito, sem qualquer tipo de ressentimento.


Publicado por Sióstio de Lapa em 26/12/2012 às 23h04
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr