Meu Diário
22/02/2013 09h54
AFASTE-SE DA TURBA

            Seguindo as instruções que Deus me enviou, contidas no livreto “Imitação de Cristo” leio no item seguinte:

            “2. Disse alguém: “Sempre que estive entre os homens menos homem voltei” (Sêneca, Epist. 7). Isso experimentamos muitas vezes, quando falamos muito. Mas fácil é calar de todo do que não tropeçar em alguma palavra. Mas fácil é ficar oculto em casa, que fora dela ter a necessária cautela. Quem, pois, pretende chegar à vida interior e espiritual, importa-lhe que se afaste da turba, com Jesus. Ninguém, sem perigo, se mostra em público, senão quem gosta de esconder-se. Ninguém seguramente fala, senão quem gosta de calar. Ninguém seguramente manda, senão o que perfeitamente aprendeu a obedecer.”

            Esta lição é importante, pois está cheia de prudência. É verdade que a turba quase sempre está sintonizada com sentimentos ignóbeis. Ver exemplos de jovens de boa educação que juntos chegam a queimar pessoas que dormem nos bancos das praças. Eu sinto esse efeito também no meu comportamento. Quando estou junto da turba a tendência é que me deixe envolver com suas atitudes abjetas, irônicas, maledicentes, como se fosse algo natural. Então, o sentido de entrar no deserto para mim é que eu me afaste dessas diversas influências do ambiente em que vivemos e assim possa observar com mais clareza e menos influência o que depende mais de mim quedos outros. Onde estão as minhas faltas, o meu pecado, que me distancia da vontade do Pai, que faz eu entrar em desvio em busca dos interesses e prazeres da carne.

            Observarei o conteúdo da minha fala junto aos outros, já que não posso me isolar totalmente num mosteiro ou num deserto real. Verei como me comporto em cada situação, com as diversas pessoas que se aproximam de mim pelos mais diversos motivos. Procurarei me afastar da turba, e do grupo que eu me aproximar tentarei levar os pensamentos e comportamentos para temas mais construtivos dentro de nosso processo evolutivo.


Publicado por Sióstio de Lapa em 22/02/2013 às 09h54
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr