Meu Diário
04/07/2013 08h00
A PONTE É SEGURA

            Na minha leitura diária encontrei hoje um texto no “Boa Semente, Devocional 2013” que diz o seguinte, com algumas adaptações minhas:

            Thomas Chalmers, conhecido pregador escocês do início do século XIX, certa vez visitou uma mulher que não conseguia ter paz com Deus. Ela constantemente pensava em si mesma e em suas falhas ao invés de descansar pela fé na perfeita obra de redenção realizada por Cristo e confiar nas promessas de Deus registradas em sua consciência.

            Em frente à casa daquela mulher havia um córrego sobre o qual estava uma estreita ponte de madeira. Quando Chalmers chegou ali, ele ficou receoso de atravessar aquela ponte que oscilava. A mulher o viu chegando, disse: “Você pode confiar na ponte! Ela é bastante forte e muita gente já cruzou esse córrego em segurança”. Então Chalmers tomou coragem e atravessou.

            A conversa deles confirmou que o pensamento sobre as falhas da mulher a faziam duvidar de sua salvação. O pregador então lhe disse: “Faça o que acabei de fazer! Eu confiei em sua palavra quando me falou para atravessar a ponte, e eu atravessei em segurança. Você disse que a ponte iria aguentar e aqui estou. Deus afirma em Sua palavra que quem crê não será confundido. Creia na palavra de Deus! Confie nEle! Ele vai lhe ajudar”.

            A mulher compreendeu que remexer nos pecados dos quais já havia sido perdoada roubava a paz que seu coração tanto ansiava. A obra de redenção cumprida por Cristo é o fundamento da nossa paz. A partir daí a paz de Deus encheu o seu coração.

            Eu não tenho mais o problema dessa mulher. Entendi que todos os meus pecados já foram perdoados por Deus e a minha preocupação agora é não cometer novos pecados e fazer a Sua vontade. No entanto, estou constantemente lidando com pessoas com esse mesmo problema, tanto clientes quanto pessoas do meu relacionamento. Pessoas que eu sei, possuem uma profunda fé em Deus, mas por outro lado sofrem intensamente com suas dúvidas.

            Essa comparação da fé em Deus com a segurança da ponte é muito pertinente. Quando nos deparamos com uma ponte dessa e precisamos atravessar, a primeira preocupação é com a segurança. Será que ela vai aguentar o meu peso e não vai desabar? Eu não tenho nenhuma certeza quanto a isso. Mas se alguém me diz com firmeza que ela é segura e que eu posso confiar e fazer a travessia, então eu adquiro a fé suficiente para ir ao meu destino. Da mesma forma é com relação a Deus que significa a ponte entre minha vida atual e meu destino futuro. Sei que tenho que ir a algum lugar, a minha vida deve ter um objetivo. Mas eu sozinho não consigo encontrar para onde ir, e a tendência da minha biologia é de evitar situações duvidosas e de risco, é de me envolver nos aspectos egoístas do comportamento para privilegiar os meus interesses, e os interesses da minha família nuclear, dos amigos, do meu grupo em particular, para preservar e facilitar a minha vida. Então chega Jesus e ensina com segurança que devemos atravessar a ponte do amor incondicional, que ela é segura para formatar uma nova comunidade cheia de fraternidade, onde a família tem um caráter universal, onde o sofrimento é atenuado por todos e a felicidade é uma construção permanente.

            Foi assim que adquiri a uma fé tão forte que não fica a rebuscar o meu passado em busca dos erros que cometi. Vou em busca do futuro prometido por Jesus e não tenho medo de atravessar a ponte do amor incondicional, mesmo que eu me sinta sozinho nessa travessia e veja tantos que acreditam em Deus e em Jesus a ficarem do outro lado somente a observar e muitas vezes a sofrerem em busca dos seus passados.

            Para essas pessoas posso apenas colaborar com os objetivos de Jesus e dizer: venham, é seguro, vejam, estou atravessando... Basta deixar do outro lado a carga de orgulho, vaidade, intolerância, preconceitos, raivas, ressentimentos... tudo que você carrega no saco do egoísmo. Vocês vão ver como se tornam mais leves e que a ponte é muito segura!


Publicado por Sióstio de Lapa em 04/07/2013 às 08h00
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr