Meu Diário
01/09/2014 07h46
A PROCURA DA CONSCIÊNCIA

            O movimento revolucionário desenvolvido pelos jovens e que aconteceu no Egito no início desta década, deixou bem claro o anseio daquele povo: “Estamos à procura de uma consciência.”

            Chegaram a derrubar dois presidentes, inclusive o Exército que havia ficado temporariamente no poder. A consciência do povo insatisfeito com a situação fez boa parte sair às ruas, ocupar a praça, perder o medo de verter o sangue ou perder a própria vida. Diziam que não estavam à procura de um líder, queriam uma consciência justa, e todos aqueles que assumissem a presidência e não providenciassem isso, seriam arrebatados do poder pelo movimento revolucionário. 

            Isso é uma constante reivindicação da humanidade em todos os rincões da Terra. Clamam por justiça que nunca vem pelos meios violentos que são empregados; procuram uma consciência ética no meio dos companheiros excessivamente associados ao ego e não encontram.

            Parece que ninguém percebe que nós já possuímos um modelo de consciência justa, ética e solidária. A Consciência Crística que ensina como construir uma sociedade solidária, que o Mestre Jesus ensinou e chamou de “o Reino dos Céus”. Todos esses que se digladiam na praça pública conhecem o Mestre e Suas lições, e por que não assumir a Consciência Crística? Por que procurar na luta fratricida essa consciência que não está presente ali?

            Nas “Cartas de Cristo” um trabalho publicado em 2007 (título original: Christ Returns – Speaks Truth, por AuthorHouse, Indiana, United States), o Mestre volta a ensinar:

            “A sua consciência pessoal é inteiramente responsável por tudo àquilo que vem para a sua vida e experiência pessoal. É sua consciência pessoal que traz para você o bem ou o mal.

            “No seu subconsciente, você traz lembranças fortemente impregnadas, ainda que ocultas, de traumas/emoções de suas vidas anteriores que podem irromper e afetar a sua consciência atual.

            “A sua oração fervorosa e específica para aliviar algum acontecimento pode receber resposta, mas a longo prazo será de pouco proveito se sua mente e seu coração continuarem em contravenção com as leis universais do Amor e você viver com atitude mental de constante crítica.

            As Leis Universais da Existência se relacionam somente às “atividades da consciência”... e são exatas e indesviáveis... Não são prêmios ou castigos de “Deus”.

            “Repito: não são “castigos de Deus” – se relacionam ao “Fator Causativo da Consciência” que atrai/magnetiza as partículas elétricas que se unem e aparecem perante o mundo como formas e experiências sólidas.

            “Às vezes as pessoas fazem um contato poderoso com a Realidade Divina, que está dentro e por trás de toda a criação, por meio da oração. Ela responde e Sua atividade se revela num curto espaço de tempo como uma melhoria necessária dentro da vida pessoal ou nacional – e as pessoas podem exclamar: “É um milagre!” Mas, com o passar do tempo, o estado da consciência Pessoal ou Nacional voltará a reafirmar-se nas suas experiências e reproduzirá os mesmos efeitos negativos anteriores na saúde e nas atividades. Você não pode efetuar mudanças permanentes na sua vida a menos que voce mude sua consciência. Portanto, as pessoas devem rezar e esforçar-se a todo momento para alcançar o Amor Incondicional.”

            Essas são lições fundamentais para que a gente possa alcançar a consciência que todos procuram nas praças, nos lares, nos trabalhos. Alcançar o Amor Incondicional é a meta pela qual os milagres que possam acontecer em nossa vida tenha uma permanência ao longo do tempo.

            Procuro fazer minha lição a cada dia e vejo como é difícil, principalmente quando o próximo é considerado um adversário. Até posso usar a fala para dizer algo que o coração não sente, e o pior, praticar uma ação deletéria. Ver a falha do outro e desviar a atenção para o lado positivo que ele tem, não ser promotor ou divulgador dos pecados do irmão. Considero que este é o meu esforço cotidiano no sentido de efetuar mudança permanente em minha vida, mudando a minha consciência para alcançar a plenitude do Amor Incondicional.  


Publicado por Sióstio de Lapa em 01/09/2014 às 07h46


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr