Meu Diário
12/03/2017 23h59
GRATIDÃO E CIÊNCIA

            Mais uma vez vou abordar o sentimento da gratidão, por ele ser muito importante na difícil arte de perdoar. Muita gente tem muita dificuldade de fazer isso, e quando lembramos o que de bom aquela pessoa nos fez, e que nos fez agora mal e que temos dificuldade de perdoar, somente a lembrança dos benefícios trazidos por ela é capaz de nos dar forças e justificativas para o perdão. Lembra aquela história dos dois amigos que caminham pelo deserto, e que um registra o que o outro faz de bom no mármore para nunca esquecer, e o que fez de ruim na areia para o vento do esquecimento logo dissipar.

            Encontrei um texto na net que fala sobre a gratidão de um ponto de vista científico que achei interessante e reproduzo abaixo, na íntegra:

            A Neurociência explica o poder da Gratidão no nosso corpo.

            Quando geramos sentimentos de Gratidão em nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, localizado numa área chamada Núcleo Accumbens. Este sistema é responsável pela sensação de bem-estar e prazer do nosso corpo.

            Quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, que fomos bem sucedidos e que existem coisas na nossa vida que merecem reconhecimento e somos gratos por isso, ocorre liberação de dopamina, um importante neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer. Por isso, pessoas que manifestam Gratidão vivem em níveis mais elevados de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.

            A Gratidão deve ser construída pelo nosso pensamento. Construa o reconhecimento interno pensando em suas conquistas. Por outra via neural, a Gratidão estimula vias cerebrais para a liberação de outro hormônio chamado Ocitocina, que estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia.

            Exercitar o sentimento da Gratidão dissolve o medo, a angústia e os sentimentos de raiva. Fica mais fácil controlar os estados mentais tóxicos e desnecessários.

            O nosso cérebro não é capaz de sentir, ao mesmo tempo, Gratidão e infelicidade.

            Você é que faz a escolha.

            Ocupe seu espaço interno e exercite diariamente a Gratidão. Para fazer com que seu dia comece de forma positiva, já pela manhã experimente pensar nos diversos motivos que você tem para sentir Gratidão.

            E termine seu dia refletindo sobre as realizações que lhe deram prazer.

            Gratidão é o Amor em forma de reconhecimento!

            Cultive a Gratidão em seu coração e viva mais e melhor!

            Os dados científicos confirmam o que sentimos na prática, na condução de nossas vidas. Temos apenas que focar a nossa atenção naquilo que recebemos de positivo das pessoas ao nosso redor, para que, ao acontecer algo negativo, alguma ferida, alguma dor, tenhamos motivos suficientes para a Gratidão.


Publicado por Sióstio de Lapa em 12/03/2017 às 23h59


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr