Meu Diário
19/04/2017 23h59
PROJETO CAMINHOS

            Fui convidado hoje a participar de uma reunião na Sociedade Espírita Joana de Ângelis – SEJA, para discutir sobre uma ação intitulada “Projeto Caminhos” com o propósito de fazer frente aos problemas da depressão, suicídio e dependência química. Cada um teve oportunidade de falar sobre as atividades que já realiza com o objetivo de haver uma melhor integração com todos e com a Federação Espírita, regional e nacional.

            Tive oportunidade de falar sobre os meus trabalhos na seara espírita, de forma resumida, pois o tempo era pouco para cada um se pronunciar. Aproveito o ensejo e vou colocar neste diário de hoje uma retrospectiva mais atualizada e completa comparada com aquela que fiz oralmente. Sei que já fiz essa retrospectiva em algum momento neste diário, mas não custa nada repetir e com certeza terá mais subsídios.

            De forma sucinta as tarefas que realizo são:

                Associação Médica do Rio Grande do Norte – Realizo um estudo toda terça-feira coordenado pelo professor Salatiel, dentro das atividades previstas pela Associação Médico-Espirita do Brasil, que no estado tem a coordenação da Dra. Mércia. Terminamos o ano passado o estudo de “O Livro dos Médiuns” e começamos este ano o estudo do livro “O Céu e o Inferno”, ambos de Allan Kardec. A participação de cerca de 12 pessoas;

            Cruzada dos Militares Espíritas – coordeno toda sexta feira um curso de Extensão Universitária, “Autodescobrimento – a cura interior”, direcionado para o dependentes químicos, mas com abertura a qualquer pessoa com uma patologia neuropsiquiátrica identificada ou não. Conto com a colaboração de Olga pelo Centro e Edinólia pela Universidade. A frequência fica em torno de 15 a 20 pessoas.

            Projeto Foco de Luz e Associação Cristã de Moradores e Amigos da Praia do Meio – Coordeno o Projeto Universitário Foco de Luz e criamos a Associação Cristã de Moradores e Amigos da Praia do Meio, como forma de fazer maior presença dentro da comunidade. Temos reuniões nas segundas e últimas quartas feiras do mês, de forma itinerante, em alguma instituição ou na casa de qualquer sócio. Tem o objetivo de colaborar na prevenção de violência, abuso de drogas, prostituição, etc. existe uma colaboração financeira no valor de 5,00 a 50,00 reais para cobrir despesas de rotina e colaborar através de empréstimos nas dificuldades dos sócios.

            Curso opcional de Medicina Saúde e Espiritualidade - Coordeno este curso na UFRN, destinado a toda a comunidade acadêmica, mas principalmente aos alunos de medicina e de farmácia. Funciona com a participação de professores voluntários, cada um colocando um tema do seu interesse no campo espiritual.

            Apresentação de casos clínicos-espirituais – Essa ação foi iniciada o mês passado, sob orientação da Dra. Mércia e conduzida pelo Dr. Salatiel. É apresentado sempre nas últimas sextas feiras na Casa de Caridade, com abertura ao público, mas principalmente aos profissionais da saúde.

            Diário – Este diário que faço regularmente, com textos que abrange uma lauda, aborda fatos da minha vida dos mais diferentes aspectos, mas sempre com a visão espiritual. Serve como uma espécie de laboratório onde eu sou o cobaia e as minhas experiências, sentimentos e comportamentos são publicados de forma transparente como forma de ficar exposto às críticas que possam surgir de qualquer lugar. O caminho seguido com essas ações e reflexões é ver a capacidade de construção do Reino de Deus, assim como Jesus ensinou, na aplicação prática do Amor Incondicional.

            Escola do Evangelho – Estudo das lições evangélicas nas noites de sábado em Ceará-Mirim, com a participação preferencial da família Vital, de formação católica, mas que acolhe a todos que se interessem nas reflexões deste estudo.

            São esses os caminhos de natureza espiritual que estou trilhando, com diversos parceiros que procuram se harmonizar nos ensinos do Cristo, mas que sempre sofrem distorções emocionais causando desvios momentâneos da rota. Felizmente, sempre há uma reflexão mais positiva e faz as pessoas que se dispersam voltarem ao centro da meta, mesmo que com alguma sequelas na forma de caminhar.

            Mesmo com essas dificuldades, acredito que os mentores espirituais estão sempre ao nosso redor, ajudando nos momentos críticos, mesmo que não tenhamos uma ciência objetiva desse fato, mas a intuição nos diz que isso é uma verdade.  


Publicado por Sióstio de Lapa em 19/04/2017 às 23h59


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr