Meu Diário
06/11/2019 00h05
CANDIDATURAS ESPIRITUAIS

            Candidatos sempre irão surgir para ocupar determinados cargos, em todos os níveis da administração, seja no campo material quanto no espiritual.

            Assumo atualmente o cargo de professor universitário no Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ainda ocupo o cargo de coordenador da disciplina opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade, e de coordenador do Projeto de Extensão Universitária, Foco de Luz. Assumo outros cargos de menor envergadura em diversas atividades desenvolvidas no mundo material.

            Também militei no campo político, filiado a um partido de esquerda, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) assumindo o cargo de secretário municipal de Natal e sendo candidato diversas vezes a diversos cargos, como vereador, deputado estadual, deputado federal e até vice-governador.

            Como percebi que a minha forma honesta e transparente de atuar, sem querer comprar votos por nenhum tipo de moeda, sempre com o lema de defender a dignidade humana, resolvi sair da militância e do partido quando a gota d’água foi a destituição do presidente regional do partido por interesses pessoais do dirigente nacional. Percebi que esse jogo político não sintonizaria jamais com minha consciência. Fiquei ainda mais perplexo quando percebi que militei por muito tempo junto aos partidos de esquerda defendendo interesses que na sua essência eram diferentes dos meus. Passei a aprofundar meus estudos em outras formas de pensamento, de ações e ideologias e percebi como havia sido enganado na maior parte da minha vida. Notei que o conservadorismo que fortalece os valores espirituais e valoriza a família está mais sintonizado com os meus paradigmas de vida de natureza espiritualista e principalmente cristão.

            A minha ação política passou a se desenvolver dentro das lições do cristianismo, na prática do amor, na verdade, na justiça, na construção da família universal como base de formação do Reino de Deus.

            Dentro desta militância espiritual, começo a colocar todos os meus recursos e atividades materiais a serviço dos propósitos espirituais. O jogo de candidaturas que todos nós participamos, para mim está focado no campo espiritual.

            Entendo que no campo espiritual as candidaturas são postas de acordo com o trabalho que cada um realiza. Sabemos dos propósitos de Deus conforme acata a nossa consciência, sabemos das lições do Cristo para ajustar o nosso comportamento. Portanto, é o trabalho, o estudo, a preparação e a determinação que irão nos colocar em determinados cargos que estão vagos ou que necessitam ser construídos.

            O Mestre Jesus já nos informou da emergência em construirmos o Reino de Deus a partir da renovação íntima, da limpeza do egoísmo do nosso coração. Cada cristão é um candidato em potencial deste Reino de Deus e quanto mais capacitado se tornar dentro da prática do Evangelho, do amor, maiores cargos deverá assumir dentro dessa hierarquia.

            Tenho boa compreensão dessa dinâmica espiritual e sei dos meus defeitos e virtudes, e do quanto devo evoluir para alcançar cargos mais significativos dentro dessa hierarquia, onde o mais elevado é o maior servidor de todos.

            Rogo a Deus para atenuar os defeitos que tantos possuo, que reconheço, mas que não encontro forças para eliminá-los.


Publicado por Sióstio de Lapa em 06/11/2019 às 00h05


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr