Meu Diário
07/11/2019 07h21
AA – APADRINHAMETO RECÍPROCO

            Dentro da irmandade de Alcoólicos Anônimos (AA), o apadrinhamento é uma ação importante para manter o novato dentro dos paradigmas, dos trabalhos e ações a ser realizado. O padrinho, escolhido desde o primeiro dia de ingresso na irmandade, é aquele que irá acompanhar o afilhado, orientar, aconselhar. Apontar a necessidade de fazer os 12 passos para a sua recuperação pessoal, de frequentar o grupo, participando com seu depoimento, ouvindo atentamente o depoimento dos colegas e atuando no serviço necessário para manter o grupo funcionando.

            Agora, existe outro tipo de apadrinhamento que contribuirá para o fortalecimento do grupo. É o apadrinhamento do grupo por algum profissional amigo de AA, qualquer que seja o seu nível de formação ou profissão, desde que conheça a literatura da irmandade. Esse profissional escolheria um grupo de sua eleição para acompanhar com certa frequência, semanal, quinzenal ou mensal. Participaria da reunião do início ao fim, ouvindo com atenção profissional a todos os depoimentos e fazendo o seu depoimento ao final da reunião. O motivo de conhecer a fundo a literatura da irmandade é para seu discurso ser coerente, sem distorções.

            Esse apadrinhamento termina sendo recíproco, pois ao mesmo tempo que o profissional ajuda ao grupo com os seus conhecimentos técnicos, também é ajudado pela literatura do grupo e a expressão de cada depoimento ouvido. Tanto há o fortalecimento do profissional na sua vida técnica quanto na vida pessoal, quanto o fortalecimento do grupo nos depoimentos de sala quanto na divulgação da mensagem Tudo isso ocorrendo no âmbito de atuação de AA.

            Fora do grupo, o profissional orientará os seus clientes de forma muito mais efetiva, inclusive fazendo convite àqueles que apresentam a necessidade, de comparecerem ao grupo no dia que o profissional estiver presente, facilitando o primeiro contato do alcoólico ou seu familiar com a irmandade.

            Este trabalho simbiótico de apadrinhamento recíproco dentro de AA pode servir de despertamento da própria sociedade para seus vícios relacionados ao egoísmo. Também favorece.

            Esta é uma proposta que já pratico, com o acolhimento fraterno do Grupo Ceará-Mirim, no Estado do Rio Grande do Norte. Sinto-me perfeitamente integrado aos trabalhos de sala, sintonizado com o Poder Superior que se manifesta a partir da Oração da Serenidade e dos depoimentos dos amigos. Sinto que é uma ação que faço semanalmente e que atende as minhas necessidades técnicas e espirituais.


Publicado por Sióstio de Lapa em 07/11/2019 às 07h21


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr