Meu Diário
17/11/2019 00h16
AA - SEMINÁRIOS: SABER, FAZER, LAZER

            Os seminários promovidos por AA têm como objetivo a divulgação, partilha e organização do que se sabe, e como fazer. Entremeados a esses objetivos finais se encontra o lazer que os participantes que vêm de fora do Estado que realiza o evento, tem a oportunidade de fazer numa terra que as vezes não conhece. Tudo isso é entendido e aceito pelo Poder Superior cuja lei, estatuto e organograma está em nossa consciência.

            O que podemos fazer é esclarecer nossa consciência da natureza desses movimentos dentro de nossos eventos para que não seja criada controvérsias que favoreçam a desagregação.

            Primeiro, o grupo que sedia o evento tem a principal responsabilidade de manter as três áreas de interesse em funcionamento harmônico e produtivo: saber-fazer-lazer.

            Muitos membros de AA se inscrevem nos eventos com esses três objetivos na mente e de acordo com a responsabilidade dentro da irmandade, a hierarquia dessas assertivas sofrem mudanças.

            Por exemplo, um dirigente de grupo, que assume determinado cargo dentro da irmandade, o saber-fazer tem maior prioridade, o lazer pode ser feito se houver oportunidade que não prejudique o compromisso. O membro que ainda não assumiu responsabilidades dentro da irmandade, que está na fase de acomodação das rotinas comportamentais orientadas pela literatura, este pode ter maior proximidade com o lazer.

            Entre uns e outros membros, antigos e novatos, existe uma gradação nesses interesses muito diversificados, e o momento de congraçamento dentro do evento, onde todos estão interagindo de forma harmônica é de fundamental importância para o fortalecimento da irmandade.

            Dessa forma, entendendo esse mecanismo dos interesses dos membros, importantes para a vitalidade da irmandade, não surgindo comentários negativos quanto a grande ou pequena frequência dos membros dentro de alguns momentos ou tarefas dos eventos, estaremos mais afastados de comentários maledicentes.

            Todos, onde estiverem, estarão sintonizados com o Poder Superior e quem estiver em lazer pode até vestir uma camisa informativa sem quebrar o anonimato: “Parei de beber – pergunte-me como.”


Publicado por Sióstio de Lapa em 17/11/2019 às 00h16


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr