Meu Diário
26/12/2019 00h24
COINCIDÊNCIAS X DEUS

            Coincidências não existem, todos estamos nas mãos de Deus. Para aqueles que têm fé, esta é uma verdade. Tudo que acontece, a todo momento, em qualquer lugar, tem a mão de Deus como fonte original.

            Do ponto de vista materialista, rigoroso, Deus não existe e coincidências sim. A matéria tem um propósito evolutivo inerente, que não depende de ação divina e sim das leis que regem as diversas manifestações da energia, que pode ser tão condensada que gera a matéria e suas transformações. Portanto, se estudamos essas leis, vamos descobrir paulatinamente a verdade que a ciência nos traz, independente da graça de um Deus.

            Absorver um ou outro paradigma, vai depender muito da educação, das tendências inatas, biológicas ou espirituais, de cada um.

            Durante a primeira fase da minha vida, vivi dentro de um contexto religioso, espiritual. Aceitava com naturalidade e existência de Deus e dos santos, sem fazer qualquer questionamento. Porém, dentro da escola, a transmissão dos conhecimentos científicos chegava sempre divorciados da presença de Deus, esse Elemento não era necessário para a formulação das equações sofisticadas de explicação dos fenômenos.

            Com minha dedicação aos estudos e a constatação que a verdade sobre a natureza vinha através deles, passei a desenvolver ojeriza à pregação de pastores quando confrontava os dogmas religiosos com as descobertas e avanços da ciência e tecnologia.  Cheguei a sair da igreja, evangélica nesse momento, e fiquei ainda mais aliado da ciência, dentro do materialismo. Duvidava da existência de Deus.

            Passei algum tempo com essa mudança de paradigma, mas insatisfeito com minhas dúvidas, não cheguei a aceitar a posição dos materialistas radicais da inexistência de Deus. Eu sentia que existia algo mais que a ciência não conseguia me explicar e eu descobri também que a ciência cometeu muitos erros no passado e nada garantia que eu não estivesse dentro de alguns deles.

            Quando descobri a doutrina espírita, uma filosofia coerente com minhas dúvidas, que explicava muito do que antes eu não compreendia, voltei a colocar Deus dentro dos meus paradigmas de vida. O Livro dos Espíritos seguido das outras obras do quinteto kardequiano, trouxeram solidez ao meu pensamento, eliminando as dúvidas que eu possuía, principalmente quanto a existência de Deus.

            Hoje encontro em tudo a participação de Deus em minha vida, não quer dizer que Ele esteja me conduzindo como uma marionete. Não é assim, simplesmente eu vejo em tudo a mão dEle me oferecendo opções dentro das minhas convicções e que depende de mim, do meu livre arbítrio, segui-las ou não. Para mim as coincidências não existem, se algo acontece e que necessito para reforçar minha compreensão ou ações, não é o acaso que me trouxe, e sim o Pai que está sempre vigilante nos meus débeis passos no caminho evolutivo que tenho que percorrer para chegar mais próximo dEle.


Publicado por Sióstio de Lapa em 26/12/2019 às 00h24


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr