Meu Diário
02/01/2020 00h29
APADRINHAMENTO PROFISSIONAL AA

            O apadrinhamento em Alcoólicos Anônimos (AA) tem um papel importante na recuperação do alcoólico que chega pela primeira vez em busca de ajuda. Como é difícil para qualquer pessoa a adaptação em novos ambientes, com novas pessoas, a figura do padrinho para ajudar nos primeiros passos a serem dados é muito útil. Sabemos que o pai e a mãe do alcoólico é a própria irmandade, mas outro membro, com mais conhecimentos da literatura, pode ter esse papel de padrinho, de substituo em algumas ocasiões, dos verdadeiros pais.

            No papel de médico amigo de AA, passei a frequentar regularmente as reuniões que aconteciam nos domingos, o dia mais fácil na minha agenda. Tinha o objetivo de apoiar com minha presença os pacientes que eu encaminhava ao grupo. Sempre era chamado à cabeceira de mesa no final da reunião, para falar sobre alguma coisa de interesse. Eu assistia a reunião sempre anotando em minha agenda alguma informação interessante que eu ouvia nos depoimentos, e aproveitava esse convite para falar sobre o que eu havia anotado.

            Sinto que a minha presença dá mais segurança ao paciente que chega e pretende permanecer em AA. Os que ingressam escolhem seus padrinhos entre os companheiros mais antigos . Ao refletir sobre esse apadrinhamento do membro que ingressa, comecei a perceber que a minha atuação persistente dentro do grupo, passou a representar um certo apadrinhamento do grupo. Tanto o que escuto nos depoimentos, quanto o conteúdo da literatura que abordo na minha fala, leva a uma melhor compreensão daquilo que é dito ou escrito, sem fugir dos princípios da irmandade.

            Dessa forma, acredito que se cada grupo tivesse esse tipo de apadrinhamento profissional, seria um reforço muito bom para o grupo. Não seria obrigatório o profissional ir ao grupo todas as semanas como estou fazendo, bastaria a cada 15 dias ou mesmo uma vez no mês. O grupo seria beneficiado diretamente e o próprio profissional também. Os seus pacientes ou clientes seriam melhor assistidos e ele mesmo sentiria a influência dos 12 passos e do Poder Superior em sua vida.  


Publicado por Sióstio de Lapa em 02/01/2020 às 00h29


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr