Meu Diário
03/01/2020 00h30
RESSENTIMENTO AA

            Voltar a sentir alguma emoção negativa é o que chamamos ressentimento. Em todas as áreas das nossas vidas ele está presente, principalmente na vida de um alcoólico. O que devemos fazer é identifica-lo e evitar que ele prospere em nosso psiquismo.

            Na minha vida profissional observo bem essa questão. Faço o acolhimento e procuro ajudar o alcoólico e seus familiares quanto a melhor conduta dentro do caso. Todos recebem a orientação de procurar a irmandade de Alcoólicos Anônimos (AA), mas tanto o alcoólico quanto os familiares têm a maior dificuldade de seguir essa simples orientação, que não implica em nenhum custo financeiro, comparado os remédios, internações, consultas, psicoterapias. E na maioria das vezes o paciente que aparentava ir bem, sofre uma recaída. Surge em nós, profissionais, o sentimento de incompetente, e no paciente o sentimento de incapacidade. O ressentimento à nível do médico faz com que surja a rejeição contra esse paciente e até novos. Tenho colega que envia os alcoólicos sistematicamente para mim, com o argumento de que não consegue tolerar e cuidar dos alcoólicos. Por que? Ressentimento!

O ressentimento a nível do alcoólico, que fica decepcionado com sua recaída, pois estava convicto de não voltar a beber, leva a um risco maior. Ele percebe que não consegue administrar sua vida, de evitar o sofrimento em si e em sua família e todos que estão ao redor, e surge o pensamento de morte, que muitas vezes se concretiza no suicídio.

            São esses ressentimentos que podem ser trabalhados e atenuados numa sala de AA, com a ajuda do Poder Superior que pode nos devolver a sanidade, nos livrando das imperfeições alimentadas pelos ressentimentos que se alastram nas diversas áreas da vida do alcoólico. A prece se torna um instrumento poderoso, rogando o alcoólico ao Poder Superior saber qual a Sua vontade e ter forças para realizar essa vontade.

            Após fazer a oração, o pedido do que necessita, o alcoólico permanece em silêncio, em meditação, procurando ouvir na intimidade de sua consciência a resposta do Poder Superior. Assim, os ressentimentos irão se dissipando com a claridade do despertar espiritual que irá experimentando.


Publicado por Sióstio de Lapa em 03/01/2020 às 00h30


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr