Meu Diário
10/04/2020 00h09
PROFETAS DO APOCALIPSE

    Dr. Iaperi Araújo, foi meu professor na UFRN, pessoa dedicada á cultura do nosso Estado onde chegou a ser secretário de Estado. Por ocasião da pandemia do coronavírus, fez um texto que reproduzo abaixo para nossa reflexão.
     OS PROFETAS DO APOCALIPSE
Fiquei impressionado com a coletiva hoje pela manhã da SESAP/RN sobre o impacto da pandemia no RN. Vocês já viram o diário das informações que publico.  Só prá lembrar:  Em 3 de abril o RN tinha 106 casos com 3 mortes;. Ao meio dia o numero de casos confirmados subira para 176 com 4 óbitos; em 4 de abril o RN tinha 212 casos om 4 mortes; em 6 de abril os casos subiram para 242 com 7 óbitos, mas ao meio dia o numero de casos positivos foi para 246. Às 18 horas os casos eram 249, mas continuava o registro de 7 mortes; em 7 de abril o Brasil tinha 581 mortes; hoje ao meio dia era anunciado que o estado tinha 256 infectados e as mortes subiram para 8. Lembro que no Brasil o primeiro caso de morte por coronavírus foi registrado em 26 de fevereiro.
Aí pergunto como a SESAP/RN estima que em 02 de maio teremos 157.000 infectados e que no final de maio serão dois milhões, num estado com uma população de 3,5 milhões?  Como ter 11.000 mortos se o percentual é acima de qualquer média em qualquer país do mundo?  Fiquei apavorado, como ficaram os jornalistas da Intertv. NÃO EXISTE ESSA ESTATÍSTICA. NÃO EXISTE ESSE CÁLCULO. É IMPOSSIVEL crescer o numero de mortos de 8 para 11 mil em menos de 30 dias. E disseram que seria assim se a gente, mantiver todos os procedimentos de cautela. Evitar aglomerações, lavar as mãos, usar máscaras, manter-se o isolamento social. Se verdade, estão decretando o fim do mundo. NÃO ACREDITO. Em 1970 fiz Curso de Planejamento em Saúde no CRIEHSP/SUDENE e como epidemiologia rejeito esse cálculo. IMPOSSIVEL.  Vamos manter as medidas de proteção que garanto que a partir do final de abril, tudo estará voltando progressivamente ao normal. EM NOME DE JESUS E DO DEUS PAI TODO PODEROSO.
    Realmente, não dá para acreditar nesses números. Que tipo de projeção é esta que nos coloca numa situação tão calamitosa? Sei que os experts da Saúde Pública têm suas razões em orientar a população para o distanciamento social, os recursos de prevenção, o isolamento dos idosos como pessoas da faixa de risco. Mas outras áreas devem ser consideradas principalmente a área comercial, o mercado, pois é nele que se conquista os recursos para a sobrevivência, seja a curto ou médio prazo. É no mercado que o Estado recolhe os impostos para fazer a máquina funcionar. Como defender que a pessoa fique dentro de casa, sem sair, para não morrer por uma possível infecção viral, caso essa seja fatal? Pois se a pessoa ficar no isolamento sem o contato para garantir seus recursos de sobrevivência, fatalmente será morta pela fome. Que seja agredida por pessoas desesperadas que saem ás ruas de qualquer jeito para pilhar o que encontrar pela frente? Será este o cenário que estes profetas do apocalipse querem alcançar? Mas isso é verdadeiramente uma ação sanitária? Parece mais uma ação ideológica onde o caos instalado e a morte de milhões é menos importante do que se alcançar determinada posição ideológica. Certamente essa ideologia não está alinhada com os princípios cristãos.

 


Publicado por Sióstio de Lapa em 10/04/2020 às 00h09


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr