Meu Diário
02/11/2022 00h01
HISTÓRIA DE JONAS NA BÍBLIA

            Como foi usada a história de Jonas em texto anterior, é interessante coloca-la aqui para fazermos as devidas considerações usando como base o texto do site MundoCultura.



A maior parte do que se conhece sobre a história de Jonas está narrado no livro no qual tem seu nome. De acordo com o livro de Jonas um dia Deus ordenou que ele fosse até uma grande cidade chamada Nínive, para falar sobre o amor e para que o povo parasse de pecar, pois em quarenta dias Deus iria castigar e derrubar aquela cidade. 



Temendo ser mensageiro de tais palavras, por que o povo de Nínive era inimigo do povo de Israel, o Profeta Jonas desobedeceu a ordem de Deus e fugiu pelo mar em uma embarcação rumo a Társis, uma cidade longe dali. Durante a navegação, Deus enviou uma forte tempestade castigando a embarcação. Os marinheiros pediram para que Jonas invocasse o seu Deus na tentativa de que Ele pudesse salvá-los. Jonas então mandou que os homens o lançassem ao mar, para que a tempestade se acalmasse. Num primeiro momento os homens ainda tentaram resistir à tal ideia, mas percebendo que não haveria outro jeito, jogaram Jonas no mar e a tempestade finalmente cessou. 



Após ser lançado ao mar pelos marinheiros da embarcação em que viajava, Deus enviou uma baleia para engolir Jonas. No começo Jonas teve muito medo, mas depois começou a rezar dentro da barriga da baleia, pedindo clemência a Deus. Jonas ficou dentro da baleia por três dias e três noites. Então no terceiro dia Deus deu-lhe o perdão e o peixe vomitou Jonas em terra firme, talvez em uma praia distante da costa da Síria.



Na praia, após ter sido vomitado pela baleia, Deus falou de novo com Jonas que obedecendo às ordens do Senhor foi para Nínive, andando por três dias. O profeta Jonas pregou conforme Deus havia ordenado, e a cidade naquele momento se arrependeu de seu pecado, sendo assim poupada por Deus, livrando-se então da destruição.



O fato de Deus ter poupado a cidade de Nínive irritou imensa e profundamente o profeta Jonas. Muitos alegam que o motivo de tamanha irritação de Jonas foi uma mistura entre ciúme e antipatia em relação aquele povo pagão que era inimigo de seu próprio povo. O descontentamento foi tão grande que Jonas pediu à Deus que lhe tirasse a sua própria vida.



Saindo da cidade Jonas fez uma cabana embaixo de uma árvore que Deus plantou e fez crescer dando sombra ao profeta, deixando-o muito feliz. No dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta e rapidamente ela ficou destruída. Mais uma vez o profeta Jonas ficou irritado e revoltado, pediu à Deus para morrer.



Usando esse exemplo da planta Deus ensinou ao profeta a ter piedade do povo de Nínive, fazendo uma analogia entre a árvore e as pessoas. Deus questionou Jonas sobre o motivo dele ter ficado chateado apenas por causa de uma árvore que morreu, perguntando-lhe quem era mais importante, as árvores ou as pessoas?



Jonas aceitou a compaixão de Deus com as pessoas que moravam em Nínive, que mudaram o comportamento errado e entenderam o amor e as leis de Deus, deixando de cometer pecados. Jonas ficou feliz e entendeu mais uma vez o amor de Deus para com ele e para toda a humanidade.



Fazer a vontade de Deus, para nós que já temos a consciência de Sua existência e paternidade para conosco, se torna uma obrigação. Quando saímos do Seu Caminho, iremos provar sofrimentos inesperados, mesmo que no início consigamos os prazeres que nossa vontade queria. Mas o arrependimento de ter tomado o Caminho equivocado é a forma dos irmãos voltarem a caminhar conosco. Por isso não podemos deixar aqueles que estão desviados do Caminho de Deus caminhando sempre nas trevas. Devemos elevar a nossa luz para todos que consigam ver possam corrigir suas metas.



Publicado por Sióstio de Lapa em 02/11/2022 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr