Meu Diário
10/02/2023 00h01
ESCOLHENDO OS SEIS ÚLTIMOS

            Vamos seguir na narrativa descrita em “O Livro de Urântia” na escolha dos doze apóstolos de Jesus



            A primeira viagem missionária dos seis primeiros apóstolos foi cheia de êxito. Todos eles descobriram o grande valor do contato direto e pessoal com os homens. E voltaram para Jesus com um conhecimento mais pleno de que, afinal, a religião é pura e inteiramente uma questão de experiência pessoal. Eles começaram a sentir quão sedenta esta a gente comum de ouvir palavras de conforto religioso e de encorajamento espiritual.



            Quando se reuniram com Jesus, eles queriam falar todos ao mesmo tempo; mas André tomou a frente e os chamou um a um; e eles fizeram os seus relatos formais ao Mestre e apresentaram as suas indicações dos seis novos apóstolos.



            Jesus, depois que cada homem havia apresentado a sua escolha dos novos apóstolos, pediu a todos os outros que votassem na indicação; assim todos os seis novos apóstolos foram formalmente aceitos por todos os seis mais antigos. E então Jesus anunciou que eles todos deveriam estar com os candidatos e convidá-los para o serviço.



            Os apóstolos recém-selecionados foram:



            Mateus Levi, coletor alfandegário de Cafarnaum, que tinha o seu escritório no lado leste da cidade, perto das fronteiras de Batanea (área a nordeste do Rio Jordão). Foi escolhido por André.



            Tomé Dídimo, um pescador de Tariquéia e ex-carpinteiro e pedreiro de Gadara (uma das 10 cidades autônomas situada a sudoeste do Mar da Galiléia, no topo de uma montanha, era a capital da Pereia, uma província romana. Foi onde Jesus encontrou um homem endemoninhado por uma legião de demônios e fez com que eles entrassem nos porcos e se jogassem no mar. Foi selecionado por Filipe.



            Tiago Alfeus, pescador e agricultor de Queresa. Foi escolhido por Tiago Zebedeu.



            Judas Alfeus, irmão gêmeo de Tiago Alfeus, também pescador. Foi escolhido por João Zebedeu.



            Simão, o selote, era um alto funcionário da patriótica organização dos zelotes, posição que ele abandonou para juntar-se aos apóstolos de Jesus. Antes de ligar-se aos zelotes, Simão havia sido um mercador. Foi escolhido por Pedro.



            Judas Iscariotes era o filho único de pais judeus ricos que viviam em Jericó. Tornou-se um seguidor de João Batista, e os seus pais saduceus o havia deserdado. Estava procurando emprego naquelas regiões, quando o encontraram os apóstolos de Jesus, sobretudo por causa da sua experiência com as finanças. Natanael convidou-o para juntar-se às suas fileiras. Judas Iscariotes era o único judeu entre os doze apóstolos.



Publicado por Sióstio de Lapa em 10/02/2023 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr