Meu Diário
22/04/2023 00h01
TEMPERAMENTOS

            É um estudo antigo, mas sempre válido para quem estuda o comportamento humano. Vejamos este texto que circula nas redes sociais.



Qual é o seu temperamento: sanguíneo, fleumático, colérico ou melancólico?



Você tamborila os dedos todo o tempo? Sente que o mundo é lento demais para o seu ritmo? Tem dificuldade de expressar suas emoções? Sempre pensa duas vezes antes de dar uma resposta mal-educada a alguém?



Pois saiba que cada ação, reação, gesto ou comportamento está intimamente ligado ao seu temperamento, e isso pode facilitar ou dificultar sua vida a depender de cada situação.



A teoria dos temperamentos contou com defensores do porte de Hipócrates, Aristóteles e Galeno. Além disso, difundiu-se na medicina árabe, chinesa e indiana e foi base da ciência médica ocidental e do estudo da personalidade até o alvorecer do século XX.



Acredita-se que todo Ser Humano tem um temperamento, que é um aspecto que aponta as particularidades do comportamento. Trata-se de um conjunto de tendências que têm relação com a forma de ver o mundo, os interesses, as habilidades e os valores mais evidentes de um indivíduo.



Em geral, a maioria das teorias apontam a existência de quatro grupos de temperamentos: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico.



Sanguíneo: As pessoas de temperamento sanguíneo chamam bastante atenção pelas suas qualidades. Raramente passam despercebidas no meio social. Geralmente gostam de ser o centro das atenções. São bastante expansivos, alegres e têm muitos amigos, porém, a necessidade de companhia reflete numa dificuldade de se interiorizar. Elemento: Ar.



Colérico: As pessoas de temperamento colérico têm a liderança como uma das suas características principais. Além de serem capazes de realizar várias coisas ao mesmo tempo. Por serem independentes, se não tomarem cuidado, podem ter a tendência a passar por cima dos outros. Não são de demonstrar muito os seus sentimentos. Elemento: Fogo.



Melancólico: As pessoas de temperamento melancólico sentem de forma muito profunda o seu mundo interior. São pessoas muito analíticas, observadoras, detalhistas e sensíveis, porém se não tomarem cuidado, podem se tornar metódicas. Têm a tendência a ficar remoendo suas emoções. Elemento: Terra.



Fleumático: As pessoas de temperamento fleumático geralmente são enigmáticas, pois não demonstram o que estão pensando ou sentindo. O grande palco das suas emoções é no seu interior. Possuem um humor natural, são pessoas organizadas, diplomáticas, meticulosas, mas possuem uma teimosia disfarçada. Agem sem pressa e são pessoas confiáveis, pontuais e que se preparam para o convívio. Elemento: Água.



Ao compreendermos bem o nosso temperamento, com suas respectivas potencialidades e limitações, podemos partir em busca de uma evolução mais natural e inteligente, preservando as qualidades e redirecionando os defeitos para melhorarmos nossas vidas e nossas ações.



Com autoconhecimento é possível superar as vulnerabilidades, aprender a fazer as modificações necessárias para tornar a vida mais leve, aprimorar nosso estilo de vida, manter-se saudável e ter relacionamentos profissionais e pessoais mais estáveis, felizes e duradouros.



E aí? Descobriu qual o seu temperamento?



Adaptado do livro “Os quatro temperamentos”, de Randy Rolfe.



Publicado por Sióstio de Lapa em 22/04/2023 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr