Meu Diário
26/06/2023 00h01
SOCIALISMO COMO DOENÇA DA INFÂNCIA

            Vejamos alguns trechos da fala de personalidades brasileiras bem conhecidas do público, que falam em entrevista gravadas em vídeo sobre a sua visão do socialismo.



DEPOIMENTOS SOBRE A ESQUERDA



            Jorge Amado



            Para mim Stalin era meu pai, meu pai e minha mãe. Para Zélia era a mesma coisa. Levamos uma trajetória de anos, cruéis, para compreender que o pai dela era mecânico Ernesto Gattai e que meu pai era o coronel do cacau João Amado. Quer dizer, o partido me usou e a partir desse momento, em realidade, o oque o partido fez, foi, sem querer, provavelmente, a tentativa de acabar com o escritor Jorge Amado, para ter um militante Jorge Amado. No fim do ano de 1955 eu soube que a polícia socialista torturava os presos políticos tão miseravelmente quanto a polícia de Hitler. O mundo caiu sobre a minha cabeça. Já sem escrever há longo tempo, já descrente por inteiro da ideologia, do fundamental das ideologias, o Stalin era vivo ainda, eu deixei o Partido Comunista. Fui atacado por muitos dos comunistas de uma forma muito violenta. O principal dirigente comunista da época depois de Prestes, que era Arruda Câmara, disse que dali a 6 meses eu não existiria como escritor e como intelectual. Felizmente ele se enganou. A ideologia, você quer saber o que é, é uma merda.



            Chico Anísio



            Depois de ser comunista, eu fui simpatizante do partido comunista. Eu dava um dinheiro e tal, depois eu passei a ser esquerdista e hoje sou realista. Porque a esquerda é muito festiva. A esquerda é uma grande teoria.



            Tom Jobim



            Todos nós éramos comunistas esquerdistas. Então todo mundo tinha que ter muitos filhos para povoar o Brasil, para... não é bem isso que nós multiplicamos, foi a pobreza, a nossa miséria foi multiplicada. Então, nós temos agora miséria para tudo que é canto. E essas teorias na prática não deram certo.



            Nelson Rodrigues



            ... me admira que um socialista totalitário tenha o descaro monumental de falar em liberdade. Mas o cara fala em liberdade. O cara engoliu o pacto germânico-soviético, engoliu a escravidão, a castração espiritual de povos inteiros e vem falar em liberdade pra cima de mim.



            Paulo Francis



            O único país do mundo em que se leva comunismo a sério é o Brasil. Tudo, tudo é bafo de boca. O primeiro tiro, sai todo mundo correndo. - Você é frequentemente criticado porque teria se tornado de revolucionário a conservador. Você aceita essas críticas? – Eu acho que me tornei... passei de criança a adulto.



            Roberto Campos



            Eu tinha uma espécie de socialismo romântico, que é uma espécie de gonorreia juvenil que dá em todo mundo. Porém a gente pode se curar a tempo pelo confronto com a realidade. Eu me curei a tempo.



            Este pensamento de Roberto Campos é o que considero mais prático para entender o processo de aceitação do socialismo/comunismo como ideologia ideal para a nossa sociedade. Somos naturalmente inclinados para resolver os problemas sociais que geram a desigualdade perversa, miseráveis, ignorantes, indigentes de nossa constante caridade. O comunismo parece oferecer essa solução, mas quando entramos e verificamos sua prática, os mesmos princípios de honestidade e solidariedade devem nos afastar. É como se um vírus ideológico tenha atingido nossa consciência, mas com o uso da razão podemos observar que está acontecendo o contrário do que esperávamos, então, naturalmente, também devem surgir os anticorpos mentais para nos afastar e desintoxicar de tal infecção. Caso não consigamos fazer isso, significa que o vírus conseguiu danificar os processos neurais que fazem a conexão com a ética, a moral e o divino. Então, essa pessoa deve ser hospitalizada para ser curada por métodos mais consistentes com a moral cristã, que é a fonte da energia para nossa evolução e correção dos desvios mentais.



Publicado por Sióstio de Lapa em 26/06/2023 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr