Textos

TERAPIA PARA O MORIBUNDO
Instado por um colega do Recanto das Letras a elaborar uma “terapia” para o moribundo País, o Brasil, que está dentro da UTI, já que eu havia refletido sobre essa situação, vejo que tenho de dizer algo nesse sentido.
Então, vamos ver. O diagnóstico está correto, o Brasil está doente, doença grave provocada pelo vírus da corrupção, que deixa o País em franca degeneração.
Como foi que isso aconteceu, como foi o mecanismo de ação para que esse vírus da corrupção se alastrasse tanto? Verificamos que o hospedeiro do vírus é o homem egoísta que compõe a sociedade. É como uma célula infectada, semelhante a uma célula cancerosa que destrói tudo ao seu redor para crescer demasiadamente.
A Democracia é a forma encontrada para a população escolher os seus dirigentes de forma ética e justa, mas acontece que os corruptos veem aí uma grande oportunidade de conquistar o poder com a mentira e enganação. Essa prática implica e justifica a motivação de assumir um cargo público gastando duas, três ou dez vezes mais do valor que irá receber durante o mandato.
Apenas com a observação dessa prática podemos supor a influência da corrupção dentro do processo democrático, tornando-o vicioso e nocivo para a coletividade. Enquanto não tivermos uma sociedade composta por cidadãos íntegros, que possam usar a Democracia como um método verdadeiramente útil para a escolha dos gestores públicos, teremos que pensar noutra forma de eleição para os cargos públicos.
Feito essa observação, para fazer a terapia de um País já enfermo pela corrupção que grassa por todos os escaninhos da administração pública, é importante que seja suspenso o processo democrático. O gestor federal deve ser escolhido dentro da elite mais comprometida com os interesses da nação e não dentro dos próprios corruptos.  
Onde iremos encontrar essa elite mais integrada aos interesses da nação, se vemos a academia, o empresariado, a justiça e até o clero, contaminados pela corrupção, ativa ou passiva?
Iremos encontrar no meio militar, na caserna, onde homens foram formados para defenderem com a própria vida os interesse da nação.
Esta é a minha resposta a terapia para o Brasil de hoje, que se encontra acamado pela infecção generalizada causada pelo vírus da corrupção, pois acima dos interesses dos foros da justiça em todas as instâncias, das empresas de todos os tamanhos, das assembleias municipais, estaduais e federal e até da igreja, estão os interesses da nação.
Sióstio de Lapa
Enviado por Sióstio de Lapa em 24/05/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Voce deve citar a autoria de Sióstio de Lapa http://www.siostiodelapa.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr