A Enciclopédia Significados traz o entendimento do que é Esquerda e Direita na política. Vejamos o que diz sobre Esquerda...
Esquerda é o termo usado para denominar um posicionamento político, partidário e ideológico que tem como principal objetivo a defesa do interesse de grupos sociais e do igualitarismo.
Os esquerdistas defendem que os interesses coletivos são mais importantes do que os individuais, preocupando-se com o bem-estar de todos, especialmente dos mais pobres e desfavorecidos, para haver igualdade social.
Do ponto de vista político, quando se diz que uma pessoa é de Esquerda significa que esta pessoa compactua com os posicionamentos ideológicos deste espectro político.
Os partidos de esquerda mais conhecidos no Brasil são: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PCB), Partido Socialista e Liberdade (PSOL), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido da Causa Operária (PCO).
A ideologia política de Esquerda defende que o controle feito pelo Estado. Através dos seus governos, é a solução para existir igualdade entre os cidadãos.
De acordo com esse pensamento, o Estado deve controlar o funcionamento de vários setores da sociedade. Além de ser responsável por proporcionar educação, saúde, trabalho, moradia e outros direitos básicos aos cidadãos.
A ideologia de Esquerda defende, principalmente, as classes sociais menos favorecidas, ou seja, aquelas que necessitam de mais atenção e serviços públicos.
Tem princípios ligados a igualdade social e a justiça econômica. Defende o fim dos privilégios, apoiando inclusive o aumento de impostos para os mais ricos e a valorização dos trabalhadores por meio de salários mais justos e a garantia dos direitos trabalhistas.
Ao lado da igualdade, os apoiantes da Esquerda também prezam pela inclusão social. apoiam grupos marginalizados que sofrem preconceitos, como pessoas negras e indígenas, a comunidade LGBTQIA+, imigrantes, pessoas em situação de rua, entre outros grupos.
Outro princípio que tem ganhado cada vez mais destaque, é a sustentabilidade. Com a intensificação das mudanças climáticas e a percepção da importância das florestas e suas comunidades, a Esquerda tem abraçado a pauta ambientalista.
Os esquerdistas também são conhecidos por apoiar sistemas de reformas sociais, como o socialismo e o comunismo. O maior ou menor grau de aproximação com esses sistemas varia conforme o posicionamento do partido ou da pessoa dentro do espectro político.
Para que uma pessoa seja de Esquerda, basta que ela se identifique e apoie os valores desse posicionamento político, podendo (ou não) apoiar partidos ou candidatos com o mesmo pensamento ideológico.
Não consigo justificar hoje, com todas essas informações, o meu posicionamento político de Esquerda. Hoje vejo com mais clareza que todos esses argumentos são importantes para iludir pessoas que não tem uma fundamentação cultural bem aprofundada e que se deixam levar pelas narrativas construídas com o apelo falsificado como Liberdade, Igualdade, Frternidade.
São Pio X ficou conhecido como o Papa da Eucaristia. O Papa camponês deu importância capital ao ensino do catecismo. Dizia que em dias bem críticos e amargos como os que vivemos hoje, o antigo inimigo exacerba o seu cerco ao redor do rebanho humano, principalmente aos cristãos, como aconteceu nas catacumbas da Roma imperial. Esse inimigo luciferino arma laços com tão pérfida astúcia, como aconteceu no dia 8 de janeiro em Brasília, quando centenas pessoas inocentes do que lhes acusavam foram presas e humilhadas, mantidas em galpões coletivos, com plena ofensiva à condição humana e da cidadania em um Estado democrático.
Esses lobos vorazes, travestidos de juízes e militares, tornam realidade o que está previsto na Bíblia (At 20:29-30): “Porque eu sei isto: que, depois de minha partida, entrarão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. E que dentre vôs mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após sí”.
É importante que tenhamos em mente a importância de um duplo ministério: a pregação e o ensino.
A pregação que se refere à explicação do Evangelho e está destinada aos que possuem os elementos da fé. É o pão espiritual que deve ser dado aos adultos.
O ensino do catecismo é leite que devemos receber, avidamente, como criança recém-nascida para o mundo espiritual.
Este trabalho de catequista consiste em escolher alguma verdade relativa à fé e aos costumes cristãos, e explica-los em todos os seus aspectos.
Como a meta do ensino é a perfeição da vida, o catequista há de comparar o que Deus manda fazer e o que nós fazemos realmente.
Devemos aconselhar aos ouvintes, como se indicasse com o dedo, a norma que se deve ajustar à vida de cada um, conforme os talentos dados por Deus. Termina por exaltar a todos a fugir dos vícios, iniquidades e a praticar as virtudes.
Sei que o meu talento está associado à Ciência, à Filosofia, e que recebi o conhecimento trazido pelo Cristo, de que Deus é nosso Criador, que todos os seres vivos são meus irmãos, principalmente nós, humanos, que somos imagem e semelhança do Pai, e que como filhos devemos fazer a vontade dEle. Isso significa que devemos amar ao próximo como se fosse a mim mesmo, que é a vontade de qualquer pai, mesmo os biológicos.
Com esta base espiritual, vejo ao redor uma batalha cruenta entre o Bem e o Mal, entre Cristo representando a vontade do Pai e o Demônio representando a revolução, a revolta contra a ordem estabelecida por Deus.
Vejo que tenho de tomar posição com os meus talentos no esforço de guerra, escolhendo em qual exércitos vou me engajar. Uma guerra que está atualmente em pleno apogeu, mas que tem um histórico milenar, desde a queda de Lúcifer após a reação do Arcanjo Miguel. Lúcifer foi deportado para a Terra em sua queda e como vingança pretende destruir a criação mais amada por Deus: a humanidade.
Durante muito tempo o homem ficou nivelado aos animais, se comportando como um bruto, motivado pelo egoísmo, apesar de ter dentro de si o fôlego, a essência de Deus. Foi necessário que o Pai enviasse o Cristo para que Ele nos ensinasse o Caminho da Verdade que nos leva à Vida eterna na sintonia com o divino.
Cristo executou com perfeição a Sua missão e colocou o front de batalha com a ideologia divina do Cristianismo contra os revoltosos associados à Lúcifer.
Hoje estamos sofrendo um ataque maciço onde o Cristianismo está sendo desconstruído em vários locais, comunidades, países. As forças revolucionárias se unem em várias frentes, utilizando com mentiras habilidosas os mesmos recursos de comunicação usados pelos cristãos, como Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
Nossas forças cristãs estão desarticuladas, muitas vezes combatendo umas contra outras. Este é o momento de usarmos o duplo ministério, nós, cada cristão, para ensinar e catequisar os irmãos que estão envolvidos pela mentira, que não foram ainda cooptados de forma irreversível pelas forças do maligno, para virem ao Caminho da Verdade e Vida ensinada pelo nosso líder e mestre: Jesus Cristo.
Hoje acordei, o sol começava a surgir, a claridade por entre as nuvens escuras que preenchiam o céu, testemunhava o nascer do astro que alimenta a vida. Essas nuvens escuras que cobriam a sua luz ameaçavam a queda de chuva, pingos nos telhados, bicas correndo, ruas alagadas...
Fiz uma comparação do clima à minha frente, sobre mim, com o meu estado de ânimo, dentro de mim... também percebo nuvens escuras de desilusão sobre o meu coração, que ameaçam a queda de lágrimas sobre o meu leito solitário. Não importa a hora, tão cedo...
Vou telefonar para ela, um último telefonema. Dizer que estou partindo, não posso mais ficar aqui. Vou não sei para onde, mas eu preciso fugir dela. Cada vez que a vejo, mesmo a distância, sinto uma pontada no coração, as nuvens escuras cobrem a minha alma e ameaça cair tempestade de lágrimas.
Tenho que ir para bem longe daqui, tenho que salvar o meu coração que sente a ameaça de ser afogado em tantas lágrimas...
Eu não reclamo porque ela não me ama, pois eu a amo e quero vê-la feliz, mesmo que seja ao lado de outra pessoa. Mas o meu coração, sem cérebro, não sabe pensar desse jeito, somente sentir do jeito dele. E ele sente a falta dela, dos carinhos e beijos que um dia sentiu, lembra tudo isso e quer que tudo se repita, para sempre!
Sei que mesmo levando meu corpo para muito distante, este meu teimoso coração vai sempre ficar junto dela, mas não terá mais a sua figura captada pelos meus olhos físicos, injetando dor e sofrimento em minha alma pela ausência do contato com o seu corpo. Terá apenas a figura eternizada na imaginação que espero que o tempo vá dissolvendo, diluindo e traga outras experiências com as quais eu possa preencher o vazio que ela deixou.
Mas o meu coração percebe minhas intenções de fugir para longe e grita dentro de minha alma: “Eu estarei com ela para sempre, a cada momento, em qualquer lugar pela vida toda!”
Meu coração não quer saber do que sei. Das mentiras que eu ouvia, que ela falava para iludir a minha alma, domesticar o meu coração e faze-lo bater como se fosse só para ela. E agora partiu de nossa casa, está distante e o teimoso coração dizendo que está com ela para sempre...
Fico pensando o que ela dirá aos nossos amigos quando não nos virem juntos como quantas vezes testemunharam. Vai inventar o que ela quiser, pois sabe muito bem usar as mentiras, encontrar motivos irreais que não estão sintonizados com meu coração. Sei que ela vai tentar justificar com as lembranças amáveis de ontem comigo o que hoje tenta repetir com outra pessoa, como destino, paixão, talvez ilusão...
Quero falar para ela nesse último telefonema, mas não sei o que... porque já estou chorando, as lágrimas afogando o meu raciocínio, o coração se debatendo nas ondas tempestuosas da emoção.
Quando ela atender e perceber minha voz embargada falando de despedida, talvez fique curiosa, nunca me viu ao seu lado assim tão fragilizado, sem saber o que dizer, sentindo as lágrimas que não pode ver a rolarem pelo meu rosto. Ela não pode imaginar o quanto de sofrimento a sua ausência deixou dentro de mim. Meu coração que nunca falou agora é quem quer explicar:
“Tudo isso é porque eu te amo! Este é o motivo, eu te amo! Como eu te amo!”
Reproduzirei aqui a 4ª. e última parte do texto, fragmentado em itens devido o tamanho, que circula nas redes sociais e que é de importância para a nossa reflexão.
Explicações institucionais
A explicação legalista liga o progressismo a várias leis americanas de direitos civis cuja vagueza e aplicação seletiva levou, por medo, as organizações a aceitarem um compliance (observância) com uma crescente série de proibições à liberdade de expressão e discordância política a fim de evitar processos.
A Lei de Direitos Civis de 1964 marca o começo dessa história. Seus banimentos de discriminações relativas a raça e gênero logo foram expandidas pela Suprema Corte para incluir qualquer coisa que tivesse um impacto díspar sobre grupos protegidos. Enquanto isso, programas de ações afirmativas se expandiram pelo governo e pelo ensino superior, na presunção de que as disparidades entre os grupos não existiriam sem a discriminação — uma alegação central nos dias de hoje. O que chamamos de "politicamente correto" é, na verdade, "um nome do efeito cultural da aplicação básica dos poderes da lei dos direitos civis", diz Christopher Caldwell, a qual permitiu a "censura governamental [...] por meio de um sistema de corte civil que tinha visto seu escopo e seu poder de punição fortalecidos pela lei dos direitos civis" e ameaçou com processos que, pelo medo, levaram os empregadores a "privatizarem a supressão do dissenso". Em Inventing Equal Opportunity, o sociólogo de Harvard Frank Dobbin escreve que a "contínua ambiguidade dos padrões de compliance levaram os autores que escreviam sobre gerência a recomendarem escritórios permanentes anti-discriminação para rastrear mudanças legais." Esse mecanismo de reforço legal explica muito do comportamento corporativo, como observa o cientista político Richard Hanania: desde os departamentos de RH que policiam opiniões no escritório, até as corporações que súbito declaram seu apoio às causas do momento quando se levanta a perspectiva de intervenção governamental.
Tese rigorosa com muito poder explicativo, a explicação legalista, não obstante, parece deixar algumas coisas sem solução. Primeira: poder-se-ia esperar que homens e organizações acuados por um aparato governamental intrusivo cooperassem com o programa só a contragosto, fazendo o mínimo para ficar na compliance. Mas um sem-número de exemplos mostra empresas lacradoras irem muito além do compulsório, fazendo e dizendo coisas que nem mesmo o regime dos direitos civis, vago e expansionista, requer. Segunda: as estruturas legais que seriam a matriz da lacração corporativa existem há décadas — ainda assim, a intensidade da guerra cultural só subiu vertiginosamente nos últimos anos.
Em socorro, vem uma modificação sociológica da explicação legalista. O conceito de isomorfismo institucional explica a tendência enlouquecedora de as organizações atualizarem suas operações segundo as novas normas da lacração, seja a expansão repentina do acrônimo LGBTQ+ ou a necessidade de publicar afirmações cada vez mais gritantes sobre o racismo ser endêmico na vida dos EUA. O sociólogo Gabriel Rossman descreve no City Journal como "as organizações vão além de suas competências básicas para imitar os líderes do mercado e alcançar as demandas dos seus parceiros de negócios, o estado regulatório e empregados-chave." As instituições viram militantes não só por coação, mas também porque instituições pares estão fazendo isso. Enquanto isso, como explica Charles Fain Lehman, o empenho do fim do século XX em permanecer na compliance com leis de direitos civis logo abriu caminho para um "business case" de que a diversidade, em si mesma, traria benefícios para toda a corporação. "A transição da compliance para a diversidade marca o momento em que uma política corporativa de consciência racial se desvinculou do propósito racional e se transformou num mito", escreve Lehman, notando que a evidência subjacente ao business case nunca foi forte. E uma vez que tais polícias de consciência racial se tornaram um mito, ficaram livres para acumular novos princípios, como soem os mitos.
Cada explicação para a ascensão da lacração tem lacunas que convidam correções ou modificações. Tendo à mão uma série de teorias que não parecem funcionar sozinhas, mas que se complementam bem, poder-se-ia abraçar uma síntese: a visão de uma tempestade perfeita, na qual todos esses fenômenos diferentes ocorrem de uma vez. Assim, um certo tipo de criação super-protetora fez uma geração de crianças suscetíveis, numa era de religiosidade declinante, a ideologias cheias de urgência moral. A academia, encharcada de teoria, ficou feliz em prover tal ideologia, a qual essas crianças sorveram com gosto ao chegarem aos campi, a despeito de suas falhas evidentes. Quando se graduaram e ingressaram na força de trabalho, as corporações avessas a processos — já experientes no ajuste do seu comportamento para cumprir as leis de direitos civis — de bom grado atenderam às demandas políticas dessa classe trabalhadora socialmente engajada. E, graças ao imenso poder cultural de norte-americanos bem instruídos e ao poder econômico de megacorporações, a ideologia se tornou cada vez mais visível, e, no fim das contas, inescapável.
Esta explicação multifatorial pode parecer excessiva ou extravagante. Mas uma explicação complexa, que envolve muitas causas diretas diferentes, é adequada a esse fenômeno tão nebuloso, e ainda assim caro, do atual progressismo. Os céticos quanto à sua existência tendem a apontar a dificuldade de definir e explicar suas causas, mas tal imprecisão seria de se esperar caso se trate de um número de fenômenos diferentes, mas relacionados, e cada qual com sua série de causas.
Finalmente, o texto mostra com parâmetros lógicos a progressão da revolução cultural que doutrina a mente de jovens, modifica a missão de instituições e sem perceber como, a nação passa de democrática a autocrática, mas sem a necessidade de mudar o rótulo “democrático”. O que importa é usar as falsas narrativas para o alcance revolucionário integral.
Reproduzirei aqui a 3ª. parte do texto, fragmentado em itens devido o tamanho, que circula nas redes sociais e que é de importância para a nossa reflexão.
Os incentivos
Nessa falha entram duas explicações materialistas, alegando que as políticas progressistas no ambiente corporativo servem aos incentivos de atores econômicos. Primeiro há a tese do "capitalismo lacrador", que defende que os executivos adotam uma postura lacradora — tirando operações dos estados republicanos, endossando a retórica bizarra de treinadores de diversidade — para ganhar dinheiro. Talvez o endosso de uma companhia à ideia de que os EUA estão fundados no saque dos corpos negros lhe permita atrair mais talentos, já que os contrata num círculo estreito de jovens com credenciais educacionais de elite cuja cosmovisão tende a ser progressista. Talvez uma declaração de compromisso solene com a responsabilidade social habilite uma companhia a explorar esse campo em crescimento, como na criação de fundos ESG por firmas financeiras. Ou talvez os executivos estejam neutralizando, de antemão, um levante anticapitalista da esquerda. Ross Douthat defendeu no New York Times que "o ativismo corporativo em questões sociais" serve para "justificar a ascendência dos CEOs à condição de lobistas culturais, de modo que os mesmos lobistas os abandonarão [...] nas questões que importam mais para as corporações no frigir dos ovos." O ex CEO de uma biotech, Vivek Ramaswamy, desenvolve o argumento em Woke, Inc., oferecendo uma história enlatada na qual as corporações, apreensivas quanto ao crescente sentimento redistributivista na esquerda após a crise financeira de 2008, fez um acordo com ativistas identitários, adotando suas alegações prediletas em troca de serem deixados em paz.
Isso também parece insuficiente. Como Josh Barro indica, empregados corporativos não são motivados só por lucro: eles podem introduzir políticas no local de trabalho por causa de suas próprias visões políticas. De fato, muitos exemplos de corporações se dobrando aos ativistas e reprimindo a dissidência interna na companhia se deram de baixo para cima, não do topo. A expulsão de Brendan Eich, CEO do Mozilla, por sua oposição ao casamento gay, a demissão de James Damore do Google por seu relatório sobre diferenças de gênero inatas, o New York Times se curvando a uma rebelião da equipe causada pelo artigo opinativo de um político republicano, a rede de restaurantes Bon Appetit dissolvendo seu departamento de vídeo por causa de alegações de pagamento desigual e o CEO da Disney atacando uma lei da Flórida sobre educação sexual em escolas primárias só depois de uma revolta dos funcionários: em todos esses casos, a pressão parecia vir de dentro da organização.
Outra explicação materialista, a tese da "força de trabalho progressista", promete explicar esses casos. Em resumo, um excedente de trabalhadores não-braçais bem instruídos, mas inseguros, usa seu controle sobre os recursos corporativos para empurrar uma agenda política com a qual eles não apenas concordam, mas da qual também dependem para ter estabilidade no emprego. No City Journal, Malcom Kyeyune escreve que a guerra cultural dos Estados Unidos pode ser entendida por meio do exame do interesse de classe dos gerentes de nível médio que não detêm o capital, mas retêm o controle sobre como ele é alocado. Os argumentos que parecem os mais sérios para uma companhia supostamente acossada por uma cultura tóxica se submeter a uma auditoria, ou escalar suas iniciativas em treinamento de diversidade, na verdade constituem chamados por uma "expansão massiva de intermediação gerencial em processos econômicos e sociais antes independentes." Tais gerentes simplesmente querem criar mais trabalho para si próprios (e outros membros da guilda). Portanto o cancelamento dos dissidentes funciona como disciplina do mercado de trabalho, forçando os não-progressistas a saírem do setor.
Mas como incentivos econômicos explicam a maioria dos cancelamentos, que têm pouco a ver com ganho material, como em grupos tão diletantes quanto um de tricô? Esses casos sugerem uma dimensão ideológica do movimento que as explicações materialistas não podem capturar. Exemplos explícitos de coordenação entre corporações e ativistas também tendem a ser escassos. E, no fim das contas, o palavrório lacrador tende a identificar o capitalismo como um dos muitos sistemas de opressão interligados que mantêm as minorias em opressão.
Sempre o capitalismo entra na mira dos lacradores que defendem um sistema autoritário, mas, mesmo ao assumir o poder em algum lugar, logo estarão utilizando os métodos capitalistas para assegurar os recursos que necessitam, mesmo que sejam por métodos ilícitos