Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
02/06/2022 00h01
DEUS, CRISTO E CARIDADE

            Ao fazer a oração deste mês, como sempre estou fazendo, coloquei o termo “Deus, Cristo e Caridade” no penúltimo parágrafo e fui pesquisar no Google se estava correto, me referindo ao estandarte feito por Ismael, o comandante do Exército do Cristo aqui no Brasil. Encontrei de forma isolada um Centro Espírita localizado na Zona Norte de Natal com esse título: Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade (CEDCC).



            Este Centro Espírita fica na Rua Vivaldo Cavalcante, 222, Parque dos Coqueiros, CEP 59.114-260, Natal-RN. Fone +55 84 98702-2240.



            Vi outra instituição: “Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade” que existiu no Rio de Janeiro, fundada em 03-10-1879. Devido as divergências entre cientificista e religiosos que marcou sua história e que culminou com a vitória dos cientificistas é que ela recebeu a denominação de “Acadêmica”. Isso foi criticado por Pedro Richard na Revista Reformador de 15-09-1901: “Como se Deus, Cristo e Caridade pudessem ser acadêmicos, colegas de pobres pecadores ignorantes”. Ao meu ver, eu acredito que sim, pois também sou acadêmico e procuro ser colega de pobres pecadores ignorantes, com base em Deus, Cristo e Caridade.



            Foi essa Sociedade que promoveu o primeiro Congresso Espírita no Brasil em 06-09-1881 e a primeira tentativa de unificação do movimento no país com a fundação do Centro da União Espírita no Brasil em outubro do mesmo ano.



            O Centro da União teve efêmera existência, em parte graças à incipiência do movimento espírita e em parte graças à luta ideológica que, naquela época, dividia os espíritas em “místicos” e “científicos”. Os primeiros enfatizavam o lado religioso d doutrina, ao passo que os segundos a entendiam como ciência, filosofia e moral. Como o Centro da União ficou sob a direção de um “científico”, os “místicos” podem ter boicotado o projeto unificador à época.



            Em 1882, a Sociedade Acadêmica, grupo majoritariamente “científico”, publicou a primeira edição de A Gênese, de Allan Kardec, em língua portuguesa. No prefácio dessa edição, lê-se: “...conquanto alguns condiscípulos mostrassem o desejo de que modificações fossem feitas em certos pontos deste volume, de acordo com as ideias manifestadas na obra Os Quatro Evangelhos (...). publicamos a presente tradução de A Gênese sem a mínima alteração e mesmo sem anotações (...). A Sociedade Acadêmica julga que não lhe assiste, como a ninguém, o direito de alterar o plano e, menos ainda, as bases fundamentais (...) das obras publicadas pelo nosso mestre (...).



            Em 1885, a Sociedade passou a abrigar também em sua Sede a Federação Espírita Brasileira (FEB), recém criada. A Sociedade Acadêmica abrigava em seu bojo todos os Grupos Espíritas existentes na Capital Federal de então, já que não podia funcionar livremente, não sendo contrária a Lei (O Catolicismo era na época a Religião Oficial do Império), visto que convencera D. Pedro II e as autoridades que Espiritismo não era Religião, mas sim uma Doutrina Filosófica de Consequências Morais.



            Estas circunstâncias que este meu trabalho levou, aponta para caminhos que podem ser trilhados no desdobramento de minhas ações.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 02/06/2022 às 00h01
 
01/06/2022 00h01
ORAÇÃO JUNHO 2022

            Pai, gratidão por minha existência, pela capacidade de Te reconhecer como Criador de tudo e que cuida de todos com harmonia e amor.



            Sei que tenho que ir pelos diversos caminhos que se abrem à minha escolha. Tenho o livre arbítrio para decidir, mesmo que faça coisas erradas por minha ignorância ou fraqueza. O Senhor, Pai, não impede, mas eu sei que pagarei centavo por centavo todas as consequências dos erros que cometer.



            Sei também da carga energética animalesca que habita o meu corpo, na figura emblemática de um monstro de sete cabeças, a maior fonte de erros que osso encontrar e de quem terei a maior dificuldade de vencer.



            Depois de tantos anos já vividos, quase setenta nesta atual encarnação, adquiri uma boa compreensão do que sou, de onde vim e para onde vou, reconheço Tu como Pai, e Tua vontade como missão. Reconheço que estou dentro de uma Guerra Espiritual que faz parte da natureza. As diversas batalhas que enfrento, perdidas ou ganhas, delas não posso escapar, mesmo que eu seja um agente passivo, sem consciência do que esteja acontecendo. Mas eu sei, Pai, que a Guerra acontece, que batalhas são travadas diuturnamente, em todos os ângulos da vida, individual ou coletivo, que eu estarei sempre operando de um lado, passivo ou ativamente. Só existem dois lados, o Bem e o Mal, o Saber e a Ignorância, a Verdade e a Mentira, o Amor e o Ódio.



Tu, Pai, sempre será o Bem, o Saber. a Verdade, o Amor... do outro lado Tu não estás, e sim o meu livre arbítrio equivocado junto aos meus irmãos com a mesma sintonia deletéria representando o Mal, a Ignorância, a Mentira e o Ódio. Estes são os dois exércitos que se digladiam pelas estepes da vida desde que a consciência humana afluiu e o livre arbítrio entrou sem qualquer crítica nos domínios energéticos do monstro criado por Ti, Pai, dentro de nós, seres vivos, para proteger a nossa frágil e temporária existência material. O Espírito sobrado por Ti neste corpo biológico que agora me representa nesta dimensão material, é quem deve assumir a responsabilidade de escolher o caminho correto, mesmo que tenha tanta dificuldade de compreensão, de escapar das malhas prisionais de Maya, dos budistas, a ilusão da realidade.



Sei que Tu compreende a nossa ignorância e dificuldade de superá-la por nossos próprios esforços, e por isso enviou um Mestre, Jesus, o Cristo, para nos ensinar o verdadeiro sentido do Caminho, Verdade e Vida.



Agradeço, Pai, a Ti e a Ele, por tanto esforço despendido em nossa vida, nossa salvação enquanto seres humanos perdidos em nossa condição animal.



Agora sei que devo me incorporar de corpo e alma no exército do Cristo, feito em Teu nome no mundo todo e conduzido por Ismael, sob o lema “Deus, Cristo e Caridade” aqui no Brasil, terra destinada a ser o “Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho”.



Obrigado, Pai, por tudo que alcancei, por tudo que alcançarei, pois em tudo vejo o Teu poder, graça e proteção.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 01/06/2022 às 00h01
 
31/05/2022 00h01
JESUS (02) – VISITA A ISABEL

            Trabalharei o filme “A vida de Jesus Cristo”, disponibilizado por “Cristo Edificando” em 04-05-2021 no Youtube em 3 partes, com 152 mil visualizações em 26-05-2022. Terá como base os versículos dos Evangelhos que estruturam a proposta do Reino de Deus, a Sociedade Ideal que todos nós, humanos, procuramos alcançar.

 

 

            LUCAS 1:39=55

 

 

 

 

            - Que a paz esteja contigo, prima. Sê forte e abençoada.

 

 

 

 

            - Bendita és tú entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. Donde mereço isso, que a mãe do meu Senhor venha a mim? Pois é que, ao chegar aos meus ouvidos a voz de tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.

 

 

 

 

            - A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador, porque atentou na baixeza de sua serva, pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão de bem-aventurada. Porque me fez grandes coisas o Poderoso e sagrado é Seu nome e a sua misericórdia de geração em geração sobre os que O temem. E com o Seu braço agiu valorosamente, dispersou os soberbos no pensamento e em seus corações. Destronou os poderosos e elevou os humildes, e encheu de bens os famintos, e despediu de mãos vazias os ricos. Auxiliou Israel, seu servo, recordando-se da sua misericórdia e como falou a nossos pais, Abraão e sua posteridade para sempre.

 

 

 

 

            Nesta narrativa, Maria se desloca sozinha, já grávida do Espírito Santo, para visitar sua prima, Isabel, que também estava grávida de forma miraculosa. É um contexto de total fé, pois esse comportamento extrapola os limites culturais de uma tão sintonizada na fé. Inclusive estando prometida ao futuro marido que ainda não tinha lhe conhecido como mulher, respeitando todos os princípios culturais.

 

 

 

 

            Também é realçado o aspecto nacionalista, tudo se passa na Judeia, é um Deus que tem preocupação prioritária com essa gente. Todos os demais povos são desconsiderados, esse Messias que há de nascer, com toda a pompa espiritual, sendo precedido por um profeta para lhe anunciar, João, o Batista.

 

 

 

 

            Deus é pintado com as cores da humildade e do poder, tem preferência pelos pobres no sentido de promover a justiça, uma vez que tais pobres geralmente sofrem de exploração pelos ricos e nobres para a manutenção de suas mordomias.

 

 

 

 

            A reação da criança que está sendo gestada no ventre de Isabel também se manifesta com alegria, ouvindo a voz de Maria que faz a gestação do seu futuro Senhor. Imaginamos certa mediunidade de Isabel para perceber a condição de grávida de Maria e que seu filho é o prometido Messias que todos os judeus esperam, segundo as diversas profecias registradas na Bíblia.

 

 

Publicado por Sióstio de Lapa
em 31/05/2022 às 00h01
 
30/05/2022 00h01
JESUS (01) – ANUNCIAÇÃO

            Trabalharei a partir de hoje o filme “A vida de Jesus Cristo”, disponibilizado por “Cristo Edificando” em 04-05-2021 no Youtube em 3 partes, com 152 mil visualizações em 26-05-2022. Terá como base os versículos dos Evangelhos que estruturam a proposta do Reino de Deus, a Sociedade Ideal que todos nós, humanos, procuramos alcançar.



            LUCAS 1:26-38



- Salve, salve, agraciada. O Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres. Maria, não temas, porque achastes graça diante de Deus, e eis que conceberás e darás à luz um filho e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo. E o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim.



            - Como se fará isso? Pois não conheço homem algum...



            - Descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra, pelo que também, o santo que de ti há de nascer será chamado filho de Deus. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice. E este é o sexto mês para aquela era chamada estéril, porque para Deus nada é impossível.



            - Eis aqui a serva do Senhor. Cumpra-se em mim segundo a tua palavra.



            Apesar dos valores éticos que surgiram na Terra antes da vinda do Cristo, nada existia como proposta para uma sociedade harmônica baseada na relação harmônica com Deus e com o próximo. Sempre existia o peso do egoísmo humano inerente à condição animal, distorcendo a harmonia e privilegiando indivíduos, grupos ou castas. Deus, que procura manter a harmonia em Sua criação, envia como Mestre uma das Suas criaturas mais evoluídas, para nos ensinar o melhor caminho para a construção dessa sociedade ideal, harmônica entre tudo e todos. Este mestre não deixou nada escrito, mas as 12 pessoas que ele escolheu, registrou de memória o que ele ensinou e fez. Certamente muitas informações foram perdidas, pelo esquecimento ou por não ter testemunhas. Outros fatos podem conter distorções, e tudo isso devemos ver com crítica do que está ou não coerente com a meta que o Mestre veio cumprir entre nós. Este é o trabalho que iremos desenvolver aqui, com espírito acadêmico e reconhecendo o valor transcendental dos ensinamentos que estão sendo propostos para conduzir nossa vida material.



            Observamos neste diálogo do anjo Gabriel com Maria, mãe do futuro filho, Jesus, uma setorização cultural para o povo judeu. Fala de Davi e de Jacó como continuação de linha ancestral, sem nenhum aspecto da universalidade. Talvez não fosse o momento de dizer sobre isso. Veremos no decorrer deste trabalho se realmente o conteúdo das lições de Jesus servem como base para a construção de uma sociedade ideal que envolva todos os habitantes do planeta.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 30/05/2022 às 00h01
 
29/05/2022 00h01
A SAMARITANA

            Em um trecho da vida de Jesus, ele saiu da Judéia e voltou para a Galileia. No caminho ele tinha que passar pela região de Samaria. Ele chegou a uma cidade da Samaria chamada Sicar que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José.



            Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio dia quando Jesus cansado da viagem, sentou perto do poço. Uma mulher samaritana veio tirar água. Jesus pediu água a ela. Os discípulos tinham ido até à cidade comprar comida.



            - O senhor é judeu e eu samaritana. Como é que o senhor me pede água?



            Ela disse isso porque os judeus não se relacionavam bem com os samaritanos.



            - Se soubesses o que Deus dá e quem está lhe pedindo água, você pediria e ele lhe daria água da vida.



            - O senhor não tem balde e o poço é fundo. Como vai conseguir essa água da vida? Nossos antepassados, de Jacó, nos deram este poço. Ele, os seus filhos e os seus animais beberam água daqui. O senhor é mais importante do que Jacó, é isso?



            - Quem beber desta água terá sede de novo, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará uma fonte que fornecerá nela água da vida eterna.



            - Por favor, me dê dessa água, assim eu nunca mais terei sede e não precisarei mais vir aqui buscar água.



            - Vá chamar seu marido e volte aqui.



            - Eu não tenho marido.



            - Está certa ao dizer que não tem marido, pois já teve cinco e esse que você tem agora não é de fato o seu marido. Você falou a verdade.



            - Eu sei que o senhor é um profeta. Os nossos antepassados adoravam a Deus até este momento, mas vocês judeus dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-Lo.



            - Creia no que eu digo. Chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus neste monte nem em Jerusalém. Vocês samaritanos não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos, pois é dos judeus que a salvação vem. Mas virá um tempo, e já chegou, o tempo em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em Espírito e em Verdade. São esses que o Pai quer que o adorem. Deus é Espírito e por isso os que O adoram, devem adorá-lo em Espírito e em Verdade.



            - Sei que o Messias tem de vir e quando ele vier vai nos explicar tudo.



            - Pois sou eu. Eu que falo com você.



            Naquele momento chegaram os seus discípulos e ficaram admirados, pois ele conversava com uma mulher, mas nenhum perguntou à mulher o que ela queria, e também não perguntaram a Jesus porque ele falava com ela.



            Em seguida a mulher deixou ali o seu pote e voltou até acidade para contar que viu um homem que parecia ser o Messias.



            Este trecho do Evangelho é importante para compreendermos a missão de Jesus não ser restrita ao lugar da Judeia e aos templos sacerdotais.



            Este Deus dos judeus, na missão de Jesus, deve ser incorporado ao mundo em qualquer parte geográfica e às pessoas que possuírem boa vontade, fé e disposição para praticar os seus ensinamentos, estarão fazendo a vontade de Deus, o Pai, Criador, assim como ele fez.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 29/05/2022 às 00h01
Página 178 de 938