Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
19/04/2012 18h33
PASSADO NÃO TÃO PASSADO

            Recebi hoje pela manhã uma visita do meu passado. Passado não tão passado, cerca de três anos. Minha ex-companheira que me expulsou de casa e até hoje não perdoou a causa pela qual agi. Permanece com a mesma quantidade de raiva da última vez que nos encontramos. Sei que ela tem suas razões, mesmo que eu não concorde com elas, mas as aceito e se isso nos deixa incapacitado de vivermos juntos como companheiros, que seja feita a separação. O que não consigo entender é como dois corações que um dia se descobriram apaixonados e desenvolveram o amor chega a esse nível. Sei que o meu coração não sofreu esse processo de tamanha raiva, mesmo tendo também os seus motivos para agir como ela. Sei toda a injustiça que sofri, mas a minha mente contemporiza, coloca as razões dela num patamar superior as minhas razões então nada de ruim chega ao coração com relação a ela. Continuo sem raiva e com todo o amor que aprendi a ter por ela. Sinto falta do seu contato, da sua voz, do seu sorriso, do jeito de cuidar de mim... Lembro tudo que ela fez de bom para mim, escrevo no mármore da minha memória. Procuro não ver os equívocos que ela comete com relação a mim e que chega até a atingir o nosso filho. A sua avaliação que eu sou o mal que deve ser evitado ficar perto dela e do nosso filho, é muito forte para mim, mas mesmo assim, respeitarei o seu pensamento e me afastarei o máximo possível com minha forma de amar, pois é isso que a faz pensar assim. Espero que nosso Pai consiga esclarecer a mim ou a ela, para que tão forte conflito seja corrigido na consciência de quem esteja errado. Enquanto isso, peço ao Pai que me nutra com o seu infinito amor, para que eu não deixe de o derramar por todos que me são significantes ou não.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 19/04/2012 às 18h33
 
18/04/2012 23h30
FREIO E ACELERADOR

            Nosso corpo pode ser equiparado a um automóvel onde o motorista é a alma e as diversas influências que tem ao nosso redor podem ser considerados como peças importantes do seu redor, principalmente as pessoas que nos são significativas e procuram fazer o nosso funcionamento perfeito e evitar acidentes.

            Analisando por esse ângulo posso considerar os tipos de influências que recebo de pessoas próximas que são preocupadas com meu desenvolvimento e evolução. De todos eles posso destacar duas pessoas que estão mais próximas e adquirem características diferentes. A primeira tem a facilidade de estimular o pensamento, de reconhecer de imediato a sua lógica e conveniência, o seu poder transformador, individual e coletivo. A segunda mostra os pontos exagerados do pensamento, os desvios que ele pode sofrer da meta principal, a conveniência ou não de caminhar por ele. A primeira tem o papel do acelerador e a segunda do freio. Assim como no veículo, aqui elas demonstram um papel importante no desenrolar da minha trajetória de vida. E da mesma forma também elas estão inseridas na minha vida, o nosso destino passa a ser um só, assim como as demais peças como lá fazem a propulsão, amortecimento, eletricidade, etc., aqui também as demais pessoas cumprem os diversos papeis de cultura, turismo, religião, lazer, etc. mas sempre é bom lembrar, para efeito de competência no desempenho das funções, o freio e o acelerador são por demais importantes.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 18/04/2012 às 23h30
 
17/04/2012 10h58
PRECE DA INTERCESSÃO

            Pai, quero pedir a vós em favor de todas as pessoas que de alguma forma levei sofrimento. Mesmo que tenha sido necessário, mas a dor sempre é sofrida e as boas intenções do causador muitas vezes não são reconhecidas.

            Levai, oh Pai, calma e serenidade aos corações amedrontados com os atos de amor que eu desenvolvo ao meu redor.

            Dissipai, oh Pai, os efeitos da intolerância que geram ódio, raiva, rancor em corações que deviam se amar.

            Protegei, oh Pai, a todas pessoas, passadas, presentes e futuras, que sofreram, sofrem e sofrerão pela minha forma de agir, que é o entendimento que tenho da Vossa vontade. Fortalecei o coração delas com o Vosso divino Amor Incondicional e assim entrar em sintonia com o Amor Incondicional que emerge cotidianamente do meu coração. Caso o Livre Arbítrio delas não permita isso, oh Pai, favorece a sorte de cada uma, que consigam encontrar um coração e uma mente que pensem como elas querem, que consigam encontrar a felicidade que tanto desejam.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 17/04/2012 às 10h58
 
16/04/2012 05h19
PRECE DE AGRADECIMENTO

            Pai divino, de amor e compaixão. Tu que és a inteligência suprema do universo, que estás presente em cada minúscula partícula da Vossa criação, que conhece a tudo e a todos, que permite a tudo e a todos funcionarem dentro da Lei. Agradeço, Pai, pela minha criação enquanto espírito simples e ignorante. Sei, Pai, que me fizestes assim para que eu procure construir o meu próprio caminho. Sei que não querias construir um universo de robôs que expressassem apenas Sua vontade, sem opinião. Por isso me destes o dom mais precioso dos seres vivos: o Livre Arbítrio! Com ele posso acionar os dons da inteligência e procurar o conhecimento disponível ao meu redor, inicialmente de forma instintiva e depois racional.

            Agradeço assim o ponto onde me encontro hoje. Conhecedor da minha herança filial tanto biológica, mas principalmente espiritual; conhecedor da Vossa Lei que disciplina o cosmo e que se aplicar o Amor Incondicional que nosso irmão mais evoluído, Jesus, nos ensinou, estaremos sempre evoluindo em vossa direção; conhecedor da lei das consequências, derivada da Lei maior, que se eu não a cumprir, sair do bem e provocar o mal, irei sofrer as consequências dos meus atos até compensar o mal praticado.

            Agradeço, Pai, pelas almas que colocastes ao meu lado, que me ensinaram e ensinam com o amor delas a expandir ainda mais a minha capacidade de amar; que me ensinaram as letras, o verbo; a solidão e a companhia; a saudade e o desejo; o encontro e a partida; o afago de uma carícia, o brilho de um sorriso; a lágrima de compaixão, de solidariedade, de medo, de confiança, de reconhecimento, de alegria, de esperança... são tantas lágrimas que lavam o meu espírito e me apresentam sempre limpo na Vossa presença.

            São tantas coisas para agradecer, oh Pai, que não tenho condições na memória de as evocar nem capacidade na inteligência de as reconhecer. Portanto, Pai, agradeço a Vossa paciência com minhas incapacidades, imperfeições e pelo imenso amor que colocas a cada dia à minha disposição e não pedes nada em troca, apenas que eu siga o meu caminho, que seja um filho querido que encontrou a felicidade!   

Publicado por Sióstio de Lapa
em 16/04/2012 às 05h19
 
15/04/2012 06h25
NOVO MESSIAS

            Jesus falou que os Messias nada mais são do que instrumentos nas mãos de Deus. Ele mesmo desenvolveu o sentido messiânico ao longo da sua vida, quando percebia que em prece o seu espírito se exaltava e cada vez mais reconhecia o caráter de uma missão e até o seu desenlace final. Sabia dos obstáculos para sua realização, era amparado pelo Espírito Santo de Deus e sofria os efeitos dos desejos da carne como toda pessoa humana. Chegou a pensar em desistir da tarefa, chegou a suar gotas de sangue, tamanha a apreensão pelo que iria passar. Mas resistiu a todas as tentações, conseguiu ir até o fim de sua missão messiânica e hoje todos nós temos o benefício de suas lições e de seus exemplos.

            Fico a pensar, no mundo conturbado em que vivemos, muita gente de posse dos ensinamentos de Jesus, procurando seguir com honestidade os seus passos pede em suas orações dirigidas ao Criador, para servir como instrumentos de Deus. Talvez façam isso até mesmo em ignorância do que está pedindo, como faço eu, confesso. Até hoje não tinha o conhecimento de que Messias é uma pessoa transformada por Deus em seu instrumento, que vai enfrentar tamanhos obstáculos que podem implicar o sacrifício, o martírio até do próprio corpo. Talvez o Pai tenha feito chegar em minhas mãos a leitura que levou à minha compreensão do que eu estava pedindo. Eu sei que Ele colocou em minha consciência a verdade das relações humanas, a incoerência da cultura quando defende o amor incondicional que Jesus nos ensinou e por lado aplica o amor condicional estruturado na família nuclear que tem como base o amor exclusivo. Ele colocou esse paradoxo com tanta clareza na minha cabeça que o meu senso de justiça não pode mais o omitir na minha prática na vida material e cultura. Sei que isso trouxe enormes benefícios à minha vida, sei que hoje estou muito sintonizado com Deus por saber que estou cumprindo sua Lei, mesmo que não obedeça a lei da minha cultura humana. Isto é bom, mas sinto que Deus quer que isso seja ampliado para a coletividade, que os benefícios que eu alcancei e que proporcionei ao meu redor, sejam ampliados ao máximo. Desenvolvi na consciência o conceito de Família Ampliada para materializar a relação interpessoal mais próxima do ideal divino e tenho ao meu lado diversas pessoas que sabem do meu comportamento, algumas entendem como funciona o meu pensamento e poucas tem conhecimento da missão que assumi. Pouquíssimas ainda, entende a missão com mais profundidade e aceitam participar dela como uma missão também de suas próprias vidas, sabendo que fazendo isso tem que matar a “pessoa velha” e deixar assumir apenas o interesse espiritual. Têm que assumir a batalha interna contra seus instintos animais, seus desejos carnais, seu egoísmo material... têm que vencer os monstros bestiais que residem dentro de cada um de nós, as fornalhas que alimentam o calor destrutivo do inferno.

            Sei que construi tudo isso ao meu redor, a custa de muito sofrimento, sei bem, mas sempre sintonizado com os propósitos do Criador que está instalado na consciência. Então, é um sofrimento que conduz à elevação de todos os envolvidos, nosso acredito também, mesmo que em alguns momentos o calor das emoções derretam os laços afetivos, mas que o tempo com a ajuda decisiva da verdade, corrigira atitudes incoerentes de quem quer que seja, inclusive as minhas.

            Sei agora do risco que sofro quando peço em orações para ser o instrumento do Pai para a transformação social, para ajudar aos meus irmãos saírem do campo da ignorância quanto ao conhecimento e aplicação da Lei Universal que disciplina o Amor Incondicional.

            Sei agora que irei ser submetido à provação, serei humilhado, acusado, condenado; sei que poderei sofrer até dor física, martírios de toda espécie. Serei uma espécie de Messias que não foi enunciado, mas convocado a aceitar voluntariamente a expansão da missão que já está na consciência. Já tenho todos os recursos ao alcance de Deus para o cumprimento da minha missão. Basta agora a aceitação do Livre Arbítrio.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 15/04/2012 às 06h25
Página 961 de 982