O mundo sempre está a nos ensinar alguma coisa. Tem até um ditado popular que diz mais ou menos assim: “Quando em casa não aprendemos, o mundo vai ensinar.” Vou reproduzir aqui um texto que circula nas redes sociais com relação a esse aprendizado que se torna disponível para todos que tem condições de apreender.
Eis as 20 maiores lições que aprendemos até agora em 2020.
1) Governos são totalmente capazes de fazerem o impensável, e de maneira repentina, sem nenhum plano de saída, nenhuma consideração para com custos econômicos e socais, e com total desconsideração pelos mais básicos direitos individuais.
2) Nenhuma constituição efetivamente protege os cidadãos e garante seus direitos básicos. Elas se tornam irrelevantes quando governos declaram uma emergência.
3) O lobby empresarial é bem menos poderoso do que se imaginava.
4) Vários políticos se importam muito mais com seu poder pessoal do que com a opinião pública.
5) As pessoas, em grande parte, são muito menos preocupadas com suas liberdades do que era de se imaginar.
6) A esquerda progressista nunca realmente esteve preocupada com os pobres, e nunca esteve comprometida com liberdades civis. Nem sequer se preocupa com a privacidade individual e com a educação infantil.
7) A compreensão de conceitos econômicos básicos é algo raro.
8) Não existe um "consenso científico". Cientistas da mesma área discordam entre si, e às vezes até radicalmente, e muitas vezes por motivos puramente políticos.
9) A estrutura da lei, do direito e do estado é perfeitamente capaz de sofrer alterações dramáticas e até mesmo repentinas. As cortes superiores protegem os políticos e não os cidadãos.
10) A mídia perdeu completamente o manto da imparcialidade e da informação. Ela agora reporta apenas a narrativa que lhe interessa, e suprime todos aqueles que tenham uma visão distinta.
11) Credenciais profissionais são úteis, mas deixaram de ser decisivas para qualquer debate. Pior: passaram a ser usadas como armas.
12) A maioria das pessoas não possui a mais mínima ideia de como ler estatísticas e de como analisar números; para muitas, dados são apenas abstrações.
13) Praticamente nenhum grupo político ou grupo de interesse está genuinamente preocupado com os pobres, com a classe trabalhadora e com os grupos marginalizados — ao menos, não o bastante ao ponto de colocar os interesses deles acima da mera politicagem.
14) Muito frequentemente, os "princípios" que as pessoas proclamam ter não passam de uma falsa sinalização de virtude, apenas para parecerem virtuosas e compassivas nas redes sociais.
15) A propagação da verdade está em desvantagem em relação à propagação de erros e mentiras.
16) A ciência já conhecida e estabelecida pode perfeitamente ser esquecida em uma geração.
17) Por mais que nossas instituições aparentem ser inteligentes e impressionantes, elas não foram criadas e nem muito menos são administradas por pessoas igualmente inteligentes.
18) O mercado é ainda mais impressionante do que eu jamais sonhei. A rapidez de empreendedores em se adaptar a condições exigentes e contrárias, ao ponto de nos manter vivos e com entretenimento, é algo que beira a ficção.
19) A saúde psicológica da maioria das pessoas está diretamente ligada aos seus direitos de posse e às suas liberdades. Tire uma, ou as duas, e as pessoas se desintegram emocionalmente.
20) A coragem moral individual é o tesouro mais precioso de uma sociedade. É tão rara quanto poderosa. No final, foram alguns poucos indivíduos quem se arriscaram para nos trazer informações relevantes sobre tudo e foram alguns poucos indivíduos que se arriscaram para nos manter alimentados e entretidos.
Uma boa síntese da aprendizagem que surge nesses tempos de pandemia, apesar de todas as narrativas falsas e verdadeiras que existem nesse campo.
No dia 01-10-2020, dia da pessoa idosa, foi publicada na net um texto de autoria de Gélson Pessoa, na forma de versos, que merece vermos para nossas reflexões.
10 mandamentos de amor à pessoa idosa
O primeiro mandamento
É deixar ela falar
Porque pessoa idosa
Tem muito a nos contar.
Fala coisas verdadeiras
Pra gente se aprimorar.
O segundo mandamento
É deixá-la elevada
Também deixar nos vencer
Na discussão arrumada
E nunca a gente lembrar
Que ela está superada.
No terceiro mandamento
É deixá-la visitar
Todos os velhos amigos
Para poder recordar
Os tempos áureos de glórias
Que estão no seu pensar.
Já no quarto mandamento
Precisa de sintonia
Pra ouvir histórias longas
Com paciência e alegria
Porque a pessoa idosa
Precisa de companhia.
Neste quinto mandamento
É bom deixá-la viver
Entre as coisas que amou
Pra ela então reviver
Os bons momentos passados
Que ajudaram seu crescer.
O sexto vem liberando
Pra deixá-la reclamar
Mesmo sem tá com razão
Nós devemos tolerar.
Idoso é que nem criança
Precisa do nosso olhar.
Sétimo mandamento chega
Com conselho salutar
Para que você a deixe
No seu carro viajar
Quando saíres de férias
A leve pra passear.
No oitavo mandamento
Diz deixá-la envelhecer
Com o mesmo paciente
Afeto do seu viver
Pois foi ele que assistiu
Cada filho seu crescer.
Este nono mandamento
Pede deixá-la rezar
Aonde e como queira
Pra ela se aproximar
De Deus que é onipresente
E está em todo lugar.
Décimo mandamento vem
E diz deixá-la morrer
Nos braços acolhedores
E amigos do seu viver
Porque será esta gente
Que irá a acolher.
Gélson Pessoa, 01 de outubro de 2020
São boas orientações que devemos aplicar aos nossos idosos, dentro de cada contexto. Claro, nem todos os mandamentos serão aplicáveis caso a caso dentro da realidade, mas outros até melhores poderão ser implementados. Basta manter nosso olhar amorável ao longo do tempo.
Frente a ameaça do Covid-19 que se abate sobre o mundo, uma perversa onda de narrativas catastrófica se espalha sobre o mundo causando males talvez maiores que os causados pelo vírus. Vejamos um texto de auto desconhecido que circula na rede, que tenta mostrar um pouco dessa verdade ou mentira.
ESCLARECIMENTO PARA QUE A POPULAÇÃO NÃO SEJA MAIS ENGANADA:
1. O VÍRUS EXISTE?
Sim, como muitos outros vírus.
2. TEM CURA?
Sim, se você usa os medicamentos adequados e não deixa sua saúde nas mãos de sistemas de saúde corruptos e mercantis.
3. EXISTEM BONS MÉDICOS?
Sim e muitos, uns estão agindo de forma discreta dando tratamentos adequados, outros têm sido mais corajosos e há muitos vídeos nas redes que falam desses tratamentos, e muitos já foram ameaçados, desclassificados ou silenciados.
4. OS CIENTISTAS ESTÃO INVESTIGANDO?
Sim e existe um sindicato mundial convocado e convocando mais médicos e cientistas chamados Médicos e Cientistas pela Verdade, para expor a falsidade do tratamento que têm dado à questão do bug.
5. É UMA PANDEMIA?
Não. A OMS mudou o termo que se referia à pandemia, antes que o bug fosse lançado para poder acabar com a pandemia.
6. É CONTAGIOSO?
Sim, como toda gripe.
7. SE EU PEGAR O VÍRUS, SIGNIFICA QUE EU VOU MORRER?
Não. Se tiver sintomas, basta tomar o remédio adequado desde o primeiro dia. Tratamento precoce com Hidroxicloroquina + Ivermectina + Azitromicina + Suplementos para fortalecer o sistema imunológico (Vitamina D +Vitamina C + Zinco) tem demonstrado excelente eficácia. Exija de seu médico.
8. PODE SER PREVENIDO?
Sim, estando limpo como sempre deveria estar, e mantendo um sistema imunológico elevado. E você também tem: Ozonoterapia, Dióxido de Cloro com o protocolo preventivo.
Tomar sol te proporciona Vitamina D que é uma aliada no fortalecimento do sistema imunológico.
Hidroxicloroquina 400 mg 1 x por semana
9. A CONTAGEM DE CONTAGIADOS E MORTOS PELO VÍRUS SÃO CERTAS?
Não. Nos EUA foi descoberto que qualquer dado, seria na verdade 10% daquele número, porque as causas de mortes foram outras doenças, e os testes não são confiáveis, eles dão falsos positivos.
10. ASSINTOMATICOS SÃO CASOS REAIS DE POSITIVOS?
O ser humano possui muitos microrganismos e vírus no corpo e isso não significa que você seja uma pessoa doente ou infectado, ou que tenha o vírus, porém, os vírus que são supostamente "tão agressivos" apresentam alguns sintomas nos pacientes porque o corpo libera alarmes de um intruso (febre, dor de cabeça, vômito, etc.) e de acordo com a teoria de Koch a resposta é NÃO.
11. O VÍRUS FOI CRIADO?
Sim, em um laboratório.
13. PARA QUE PROPÓSITO?
Para ser a desculpa para restringir as liberdades, mudar o sistema econômico atual para um mais opressor / escravizador, assustador, obediência de rebanho cego.
14. MUITOS PAÍSES FAZEM PARTE DESSE PLANO MALICIOSO?
Sim.
15. SAIREMOS DISTO?
Sim. E todos aqueles que contribuíram para as mortes e o plano cairão, e pagarão pelo que fizeram.
16. DEVO TER MEDO?
Não. O medo diminui seu sistema imunológico e o torna mentalmente controlável.
17. A MÍDIA FAZ PARTE DO PLANO?
Sim. Os donos da mídia são cumplices. Isso se chama controle da mente.
18. O QUE DEVO FAZER?
Você se protege, e se adoecer já sabe como se curar em casa, ou com seu médico de confiança que não se comprometa com o protocolo de abandono.
19. DEVO SER VACINADO?
Não. Você não precisa. Mais cedo ou mais tarde, todos nós teremos contato com o vírus (93% são assintomáticos). A imunidade acontecerá naturalmente, a chamada imunidade de rebanho.
É o seu corpo, e é seu direito decidir sobre ele, e sobre sua saúde física e mental. Você confiaria em uma vacina, depois que um vírus foi criado para exterminar a humanidade?
20. ISSO É UMA GUERRA?
Sim! E seremos vitoriosos!! Precisamos ficar juntos e acordar outras pessoas, dando muitas informações.
Copiado ... colado
Faça você também !!!"
"Forçado a usar máscara, mas não a calar a boca."
(Autor desconhecido)
Dentro da guerra de narrativas, é bom considerar a realidade desse texto, parece trazer muita coerência. A solução final é que nos mantenhamos atentos, sempre com o olhar crítico a tudo que nos queiram imputar como verdades, inclusive esse texto.
Depois que o presidente Bolsonaro foi eleito, de pensamento conservador, de direita, desbancando o longo domínio dos partidos de esquerdas e suas facilidades para grupos minoritários, observamos, além da recuperação da economia e do respeito pela administração pública, algumas reivindicações de grupos que se acham também no direito de terem algumas facilidades. Vejamos o que encontrei circulando nas redes sociais como um pedido coerente o que já foi concedido.
DESCENDENTES DE ALEMÃES EXIGEM COTA DE 5%
"Como minoria segregada no Brasil, nós, descendentes de alemães, solicitamos providências do governo federal para sermos igualados aos negros, perdão, afrodescendentes, no que tange aos direitos dos cidadãos.
Para tanto, pacificamente reivindicamos seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que contemple os seguintes pontos:
01 - Fica estabelecida a cota de 5% para alemães e seus descendentes nas universidades públicas brasileiras.
02 - Fica proibido chamar descendentes de alemães, ucranianos, holandeses e outros europeus de polaco.
03 - Fica proibido chamar um indivíduo de "alemão", pois o termo é pejorativo e denigre a imagem deste como ser humano.
04 - Fica estabelecido que os descendentes de alemães devem ser chamados de "germanodescendentes"; chamá-los de alemão passa a ser considerado crime de racismo inafiançável - a despeito do fato de a raça humana ser uma só.
05 - Igualmente deve ser considerado crime de racismo o uso das expressões "alemão", "alemãozinho", "alemoa", "alemoazinha", "bicho de goiaba", etc, para se referir aos germanodescendentes.
06 - Fica proibido o uso de expressões de cunho pejorativo associadas aos descendentes de alemães. Ex: "Coisa de alemão!", "Alemão porco....", "Só podia ser alemão", " alemão batata", " comedor de chucrute", "português que sabe matemática", etc.
07 - Fica estabelecido o dia 25 de julho o "Dia Nacional da Consciência Germânica", com feriado nacional.
08 - Fica estabelecido o dia 25 de novembro o "Dia Nacional do Orgulho Alemão, com feriado nacional, mesmo que não se possa chamar alemão de alemão.
09 - Fica criada a Subsecretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Alemã, subordinada à Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial.
10 - Fica estabelecido o prazo de 2 anos para a subsecretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Alemã virar Ministério dos Alemães, juntando-se aos outros 22 ministérios brasileiros, mesmo que não possa chamar alemão de alemão.
11 - Fica proibida qualquer atitude de segregação aos descendentes de alemães, as quais os caracterizem com inferiores a outros seres humanos.
12 - Fica restrita ao governo brasileiro a pressuposição de que os alemães são inferiores, estabelecendo as cotas, restrições associativas, nominativas e sanções para as mesmas.
13 - Passa a ser crime de "germanofobia" qualquer agressão deliberada contra um descendente de alemães, mesmo que não possa chamar alemão de alemão.
14 - Toda criança que usar a expressão "alemão batata come queijo com barata" estará cometendo bullying e deve ser encaminhada para tratamento psicológico.
15 - Em caso de um negão chamar um alemão de alemão, este adquire o direito de chamar o negão de negão sem aplicação das sanções já previstas em lei."
Se VC é descendente de ALEMÃES também copie e cole 🇧🇷M🇩🇪L🇧🇷G🇩
Apesar das tiradas irônicas, mas, considerando a prática de cotas existentes no país, se torna lógico o pedido quando da mesma forma que foram consideradas outras. Se formos atuar dentro dos princípios de justiça e equanimidade, esse e outros pedidos da mesma natureza serão aceitos. Aí, a própria sociedade se tornará a minoria. Será esse o objetivo final? Deixar o potencial da sociedade subjugado pelos grupos minoritários? 🇪
Desde que ela partiu o meu mundo desabou... perdi a motivação de procurar a felicidade em qualquer lugar. Volto sempre ao passado na minha mente, em busca das lembranças. Não tenho foco no presente, nem no futuro. Só o passado assume a dimensão de realidade, pois são nas lembranças que eu encontro ela.
Não sei porque ela foi embora, não deixou carta, não disse nada. Simplesmente pegou suas coisas, o mínimo possível e desapareceu. Nem seu perfume ela deixou que ficasse como rastros de sua passagem.
Não sei se vou procura-la... não sei aonde! Mas o que direi a ela quando a encontrar, se a encontrar? Que fiz de errado? Porque um dia lhe disse que a amava com todas as forças do meu coração, mas que entendia que o amor que extrapolasse da minha alma eu poderia dar a mais alguém? Será que até as migalhas que caiam do nosso amor ela queria também, tudo para si? Será que este foi o meu erro? Mas por que eu fico agora assim, vivendo sem sentido, como uma alma penada que não encontrou o seu jazigo?
Será que vale a pena viver assim, só remoendo as lembranças? Será que a minha vontade de fazer a vontade do Pai e distribuir o excesso de amor que eu recebia dEle era para deixar tudo com ela? Será que eu deveria aceitar ser assim tão reprimido por ela?
Dessa forma vou vivendo, trocando passos pelas ruas, sem sentido, sem destino, e na realidade caminhando por minhas lembranças junto dela. Dos abraços e beijos que trocávamos, parece que sinto o gosto com tanta realidade... do aconchego na cama, seu toque macio, e nossos desejos escorrendo por nossos corpos. Chego a sentir prazer com a força dessas lembranças.
Quero sentar em qualquer lugar dessa estrada que me leva para lugar nenhum. Quero colocar a cabeça entre meus joelhos e sonhar com tanta ventura, gozar de tanto prazer e depois chorar de tanta saudade.
Esta vida real que está ao meu lado, as flores, os pássaros, a brisa, o luar, o manto das estrelas... nada mais significam para mim. Somente as lembranças que se agigantam na minha mente, e fazem as lágrimas bloquearem a luz do sol, para que eu fique cada vez mais isolado da realidade e mergulhado no paraíso de minhas lembranças.
Quero aumentar o sentimento de realidade das lembranças dela. Volto para casa, vou ver as plantas que ela cultivava no jardim, a xicara que ela me trazia café, o lado da cama que ela costumava dormir ao meu lado.
Fujo das pessoas que sabem da minha desdita e querem me ajudar de qualquer forma, mas não da forma que eu quero, que eu preciso... ter ela de volta novamente ao meu lado. Por isso eu lembro, pois assim consigo ter ela de volta, mesmo sem ela saber ou mesmo querer... dentro das lembranças. Por isso eu quero viver dentro das minhas lembranças, pois são elas que me devolvem minha adorada. São dentro delas que eu posso voltar a acaricia-la, beija-la e fazer toda forma de amor que antes nós vivíamos.
Somente quem tem o poder de me fazer sair de dentro das minhas lembranças é a esperança. É a esperança que me faz olhar através da janela e ver se ela está de volta. Não perguntaria nada, não queria explicação... eu correria para os seus braços em busca dos seus beijos.
A noite chega e com a escuridão a solidão se faz mais forte, as lembranças mais vívidas, mistura meus pensamentos, fantasia com realidade... me aproximo da loucura! Quem me salva desse redemoinho que quer me levar ao abismo é o sono que apaga por momentos tanto desatino.
Quando penso no quanto ela pode está distante neste momento, há quase três meses de sua ausência, vejo que minhas carnes se atrofiaram e a minha esperança foi abatida, esperança de ter ela comigo novamente, de reviver tão grande amor. Parece que as lembranças sofrem um terremoto, os sonhos são destruídos, feitos em pedaços, irrecuperáveis.
Desesperado, peço a Deus que não me envie mais tanto amor quanto antes, pois agora não tenho a quem entregar, que posso me afogar em tanto amor represado. A solidão agora é minha constante companheira e má conselheira... pede para eu acabar com o corpo e deixar de sofrer. Mas não posso fazer isso, enquanto existir um resto de lembrança dela que me faça viver.
Não me incomodarei de viver assim, nas lembranças, sentindo a presença dela de qualquer jeito, mesmo que desse jeito eu morra de inanição.