Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
16/02/2024 00h01
PREPARAÇÃO PARA A BATALHA ESPIRITUAL

            O Apóstolo Paulo nos deu boas informações sobre a hierarquia no reino das Trevas. Principados são os chefes ou os líderes da maldade: os dominadores são espíritos malignos; as potestades são os que têm poder para governar. Todos promovem males na Terra (Ef 6:12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste mundo, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais).



            Estes principados, dominadores e potestades do mal procuram levar o homem à desobediência, à insubmissão. Tornam as pessoas irreverentes e insubordinadas quanto ao seu comportamento (Ef 2:2 – Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência).



            Estes espíritos malignos atuam também como agitadores da consciência humana, fazendo com que sentimentos de culpa sejam mais intensos (Zc 3:1-5 – E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade, e te vestirei de vestes finas. E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o anjo do Senhor estava em pé)



            Os seres invisíveis da maldade são acusadores. Vemos claro exemplo em Jó (1:1-12 – Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos do oriente. E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então disse o Senhor a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor. E disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor) quando o diabo fica questionando a respeito da integridade e justiça dele. A busca exagerada, detalhista e obcecada de “justiça” é também diabólica. Tenhamos cuidado com o exagero legalista.



            Devemos conhecer e tomar posse das armas celestiais (2Co 10:4-5 – As armas contra as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torna-lo obediente a Cristo).



            As armas do nosso exército do Cristo são ofensivas e defensivas (2Co 6:7 – Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda).



            Esta é uma boa explicação de como se opera o mal no mundo e de como devemos fazer a resistência ao lado do Cristo, usando a nossa principal arma, a Verdade, em contraste com a principal arma dos adversários, a Mentira.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 16/02/2024 às 00h01
 
15/02/2024 00h01
LUTA CONTRA AS POTESTADES DO MAL

            Existe um mundo espiritual que, embora não possamos ver, tem influência poderosa sobre o mundo físico. A bíblia faz referência a anjos e demônios, seres espirituais que agem na Terra. Antes da conversão, o homem é escravizado pelas forças do mal (Ef 2:2-3 – Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espirito que agora opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos de nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também), mas não tem consciência disso.



            A partir do momento em que se entrega a Cristo, a pessoa se envolve numa intensa batalha espiritual individual, contra as forcas do Behemoth que existe dentro dela e que está associado aos instintos egoístas geralmente sintonizados com o mal presente nas Trevas.



            O príncipe do império das Trevas, de onde queremos ser libertos, não se dá por vencido. É importante que reconheçamos esta verdade e enfrentar a batalha. A ignorância do que está acontecendo favorece o adversário de nossas almas.



            Segundo a Bíblia, nosso livro de referência cristã, existe uma intensa e contínua batalha entre a Luz e as Trevas, entre Cristo e Satanás, entre a Igreja e o Inferno (1Pe 5:8-9 – Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo).



            Há muitos textos bíblicos que falam sobre o assunto, mostrando como os espíritos das Trevas trouxeram intenso sofrimento as pessoas.



            Satanás transformou a vida de Jó (Jó 1:12-19 – O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele”. Então Satanás saiu da presença do Senhor. Certo dia, quando os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, um mensageiro veio dizer a Jó: “Os bois estavam arando e os jumentos estavam pastando por perto, quando os sabeus (do reino de Sabá, atual Iêmen) os atacaram e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar!” Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Fogo de Deus caiu do céu e queimou totalmente as ovelhas e os empregados, e eu fui o único que escapou para contar a você!” Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Vieram caldeus em três bandos, atacaram os camelos e os levaram embora. Mataram à espada os empregados e eu fui o único que escapou para contar a você!” Enquanto ele ainda estava falando, chegou ainda outro mensageiro e disse: “Seus filhos e suas filhas estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, quando, de repente, um vento forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou. Eles morreram, e eu fui o único que escapou para contar a você!”).



            Jesus foi tentado pelo Diabo no deserto (Mt 4:1-11 – Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e chegando-se a ele o tentador, disse: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: “Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: “Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que os seus anjos darão ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: “Também está escrito: não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam).



            Relato sobre o gadareno (morador de Gadara) possuído por demônios (Mc 5:1-20 – E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; o qual tinha sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia prender; porque tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras. E, quando viu Jesus, correu e adorou-o. e, clamando com grande voz, disse: “Que tenho eu contigo, Jesus, filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes (Porque lhe dizia; Sai deste homem, espírito imundo). E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que não os enviasse para fora daquela província. E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. E Jesus lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar. E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido. E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, e acerca dos porcos. E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos. E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: vai para a tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam).   



            Relato sobre o jovem que era jogado na água e no fogo (Mc 9:14-27 – E quando se aproximou dos discípulos, viu ao redor deles grande multidão, e alguns escribas que disputavam com eles. E logo toda a multidão, vendo-o, ficou espantada e, correndo para ele, o saudaram. E perguntou aos escribas: Que é que discutis com eles? E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; e este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo. E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se escumando. E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância. E muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai dele, e não entres mais nele. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou).



Maria Madalena liberta de sete demônios (Lc 8:2 – E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios).



            Relato de espíritos de enfermidade (Lc 13:11-13 – E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a, Jesus chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus).



            Influência de Satanás sobre Ananias e Safira (At 5:1-11 - Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E. vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendeste por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas).



            Satanás transformado em ministros da justiça (2Co 11:13-15 – Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça, o fim dos quais será conforme as suas obras).



            No contexto cultural e religioso dessas considerações está o Brasil. País indicado para ser a pátria do Evangelho e coração do mundo, e nós, brasileiros, não podemos ignorar esta batalha espiritual. Somos o maior país cristão do mundo, com milhares de espaços religiosos espalhados pelo território nacional, o Brasil profundo. Devemos ter este despertar espiritual para a batalha da qual já sentimos os efeitos, mesmo que muita gente não saiba o que está acontecendo e mesmo que, muitos daqueles que percebem o avanço do mal, não sabem de onde ele vem.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 15/02/2024 às 00h01
 
14/02/2024 00h01
PRIMEIROS MOMENTOS

            Em tempos atuais, de novas perseguições ao povo de Cristo, da Família Universal, que sofre como dantes no Império Romano, novos pastores devem surgir, para que as ovelhas não se dispersem ao som do barulho dos novos canhões da tecnologia.



            Estes novos pastores devem fazer tudo para a glória, respeito e obediência à vontade de Deus. Devemos nos esforçar para buscar o que seja vantajoso para o maior número de ovelhas, no sentido que elas permaneçam sintonizadas com a essência do redil divino e mantenham suas almas salvas, apesar do sofrimento e martírio do corpo que eventualmente venham a sofrer.



            Temos o exemplo daquelas ovelhas presas de forma coletiva com base em falsas acusações, construídas pela penetração no meio delas de lobos disfarçados de ovelhas, tudo orquestrado pelo poder do mal, dos principados e potestades do mundo transcendental, que conquistaram o poder imanente, temporal, burocrático, material e institucional.



            As ovelhas presas, tais qual o Cristo, por inverdades e falsas narrativas, sofrem empurrões, tapas, agressões físicas e verbais, definham na carne e morrem no corpo. A justiça, coitada, de olhos vendados, é conduzida no cabresto para onde os filhos das iniquidades a querem levar.



            As ovelhas do Pai precisam saber que estão sendo os novos cristãos dos dias atuais; que elas permaneçam firmes em sua fé, sempre clamando pela verdade, sem apostatar, pedindo para a justiça tirar a venda dos olhos. Essas ovelhas são a vitamina de nossas almas sintonizadas com Deus.



            Deus, com certeza tudo observa, tudo avalia, pondera e sabe que, de alguma forma a Sua vontade está sendo realizada através dos caminhos que Ele dispõe a cada momento e que as almas que querem fazer a Sua vontade sempre escolhem os caminhos estreitos, pois são estes que se aproximam d’Ele.



            Nós construiremos a Nova Ordem de Cristo e neste tempo litúrgico seguiremos a orientação quaresmal da oração, jejum e caridade. Na base de nossas açoes estará a caridade da misericórdia para com todos que se arrependam dos pecados cometidos contra os irmãos, e principalmente, por desobedecerem à vontade do Pai.



            Estaremos prontos a incluir cada um desses irmãos arrependidos e que desejam entrar no redil divino e ficar conosco, na Família Universal. Seus exemplos de conversão ao bem será uma digna recompensa aos nossos esforços de pastor, de membro da Nova Ordem de Cristo, e certamente nos céus a alegria será fantástica por mais uma ovelha perdida que encontrou o caminho de casa.



            Aquelas ovelhas contaminadas pela nova lepra do pecado, pelo vírus consciencial da corrupção e outras diferentes variantes de iniquidades, se sentirem o desejo de se purificarem, estaremos prontos a agir como o Cristo. Nos encheremos de compaixão e estenderemos sobre elas a mão da compreensão, as tocaremos e certamente o poder do Cristo imediatamente as purificarão.



            Onde quer que estejam essas ovelhas necessitadas de purificação, desde que elevem aos céus os seus pedidos, cheias de arrependimento e vontade de não voltar mais aos pecados, o poder de Deus, através de qualquer pastor verdadeiro, mesmo que esteja vestido com qualquer roupa ou farda, toga ou jaleco, com qualquer trabalho dentro da imanência do mundo material, este se elevará dentro da transcendência e fará o papel do Cristo, dando o exemplo para todo o Orbe do poder de Deus acima do poder do mal.



            Mesmo que o mal conquiste cargos, finanças e armas, que estejam prontos a colocar o Anticristo no poder temporal, mas, a Nova Ordem de Cristo, refletindo a Igreja Tradicional, que jamais será vencida pelas trevas, irá lentamente restaurando o poder de Deus sobre a Terra, por todos os rincões de nossa casa comum.



            Certamente iremos alcançar um tempo mais venturoso onde nossa família universal será mais numerosa, onde o Bem prevalecerá sobre o Mal e a Terra finalmente chegará a um nível mais evoluído, um campo de regeneração para as nossas almas.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 14/02/2024 às 00h01
 
13/02/2024 00h01
SONHOS PERDIDOS (poesia)

Onde caíram, se perderam os meus sonhos?



Eram tão belos, tão perfeitos, tão benditos



Como pode terem na vida se perdido



Se em todos existiam tanto amor?



 



Em cada sonho existia um só nome



Em cada nome, uma pessoa, uma paixão



Em cada perda, a dor da solidão



Que me deixava na alma estranha fome



 



Hoje não acho, como antes, outro nome



Que trouxesse alívio às minhas perdas



E que matasse dessa forma a minha fome



 



Devo sofrer por cada sonho um castigo



Com o meu corpo preso em várias cercas



E minha alma afogada em mar carpido


Publicado por Sióstio de Lapa
em 13/02/2024 às 00h01
 
12/02/2024 00h01
CINZAS D’EU (poesia)

O tempo vem queimando o meu corpo



No silêncio das horas me transformo



Naquilo que me chega sem acordo



Entre saudade e sofrer, não me conforto



 



Sei agora porque estou aflito



Sou um livro de cinzas do passado



Onde escrito está o que não dito



Do amor tão sonhado e não achado



 



Poeta, finjo saber o que não sei



De tanto amar e nunca ser amado



Do que senti e nunca ter falado



 



Agora cinzas do que fui eu me tornei



Penso e repenso a minha trajetória



Como voltar e refazer a minha história?


Publicado por Sióstio de Lapa
em 12/02/2024 às 00h01
Página 67 de 952