Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
26/07/2023 00h01
DEUS NÃO ESTÁ MORTO

            Abaixo coloco o diálogo retirado de um trecho do filme “Deus não está morto”, que traz boas reflexões sobre Sua existência e a nossa.



            Professor – Eu cometi um erro com você, deixando-o falar na frente da minha sala e vomitar sua propaganda. Mas hoje, vamos mudar um pouco as coisas. (Momento que o professor vai para a sala de aula onde há uma apresentação sobre esse assunto, defendido pela aluno, que defende que Deus não está morto, para no final os alunos decidirem. Trecho 1:20:20 do filme. Agora, eles estão na sala de aula, o aluno apresenta o assunto para seus colegas.).



            Aluno – O mal. Dizem que o mal é a arma mais poderosa dos ateus contra a fé cristã. E é mesmo. Afinal, a existência do mal requer a questão: se Deus é todo-bondoso e todo-poderoso, por que ele permite que o mal exista? A resposta a essa pergunta é bem simples. Livre arbítrio. Deus permite que o mal exista por causa do livre-arbítrio. Pelo ponto de vista cristão, Deus tolera o mal no mundo de forma temporária para que um dia aqueles que decidem amá-lo livremente residam com Ele no céu, livres da influência do mal, mas com seu livre-arbítrio intacto. Em outras palavras, a intenção de Deus com o mal é um dia destruí-lo.



            P – Mas que conveniente. “Um dia vou me livrar de todo o mal do mundo, mas até lá, vocês só tem de lidar com guerras, holocaustos, tsunamis, pobreza, fome e AIDS. Tenham uma boa vida”. Em seguida, ele discursará sobre morais absolutas.



            A – Por que não? O professor Radisson, que claramente é ateu, não acredita em morais absolutas, mas seu programa central diz que ele fará um teste durante as provas finais. Aposto que se eu conseguir um “A” no exame, trapaceando, ele vai começar a soar cristão, insistindo que é errado trapacear, que eu deveria saber. Que fundamentação ele tem para isso? Se minhas acoes são calculadas para me ajudar a ser bem-sucedido, por que eu não deveria realiza-las? Para os cristãos, o ponto fixo da moralidade, o que constitui o certo e o errado, é uma linha reta que leva diretamente a Deus.



            P – Então está dizendo que precisamos de Deus para sermos morais, que uma moral ateísta é impossível.



            A – Não, mas sem Deus, não há razão para ser moral. Não há sequer um padrão do que é um comportamento moral. Para os cristãos, mentir, trapacear, roubar... no meu exemplo, roubar uma nota que não tirei é proibido. É uma forma de roubo. Mas se Deus não existir, como apontou Dostoievsky: “Se Deus não existir, então tudo é permissível”. E não só permissível, mas sem sentido. Se o professor Radisson estiver certo, tudo isto, todo esforço, todo debate, o que decidimos aqui não tem sentido. Nossas vidas e nossas mortes não tem mais consequência do que a do peixinho dourado.



            P – Não seja ridículo. Depois de tudo que falou está dizendo que se trata de uma escolha, acreditar ou não acreditar.



            A – Exatamente. É tudo que existe e que sempre existiu. A única diferença entre sua posição e a minha posição é que você tira deles a escolha. Você ordena que escolham marcar o “eu não acredito”.



            P – Sim, porque quero libertá-los. Porque a religião é como um vírus mental que os pais passaram para as crianças e o Cristianismo é o pior de todos. Desliza pelas nossas vidas se estamos fracos ou doentes ou desamparados.



            A – Então a religião é como uma doença?



            P – Sim. Ela infecta tudo. É o inimigo da razão.



            A – Razão? O senhor deixou a razão de lado há muito tempo. O que ensina aqui não é filosofia. Nem mesmo é ateísmo. O que ensina aqui é antiteísmo. Não é o bastante que não acredite, você precisa que todos nós acreditemos com você.



            P – Por que não admite a verdade? Por que quer ludibria-los na sua superstição primitiva.



            A – Quero que façam suas escolhas. É o que Deus quer.



            P – Não tem ideia de como vou gostar de destruí-lo.



            A – É, mas quem vai realmente querer que falhe, professor? Eu ou Deus? Você odeia Deus?



            P – Isso nem é uma pergunta.



            A – Certo. Por que odeia Deus?



            P – Isto é ridículo.



            A – Por que o odeia? Responda a pergunta! Você viu a ciência e seus argumentos. A ciência apoia Sua existência. Você sabe a verdade. Então, por que O odeia? Por que? É uma pergunta muito fácil, professor. Por que odeia Deus?



            P – Por que Ele tirou tudo de mim! Sim, eu odeio Deus. Tudo que tenho por ele é ódio!



            A – Como pode odiar alguém que não existe?



            P – Você não provou nada.



            A – Talvez não. Eles vão escolher.



            A cena termina com todos os alunos se levantando, tímida mas firmemente em apoio ao aluno, dizendo: Deus não está morto.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 26/07/2023 às 00h01
 
25/07/2023 00h01
IDEOLOGIA NO JORNALISMO

            A ideologia é um atributo do ser humano. Todos devem desenvolver alguma ideia dos caminhos que o mundo deve tomar para melhorar a nossa convivência coletiva. Mas em nome disso não podemos ofuscar, anular ou desviar a verdade com falsas narrativas, para reforçar nossa ideologia em detrimento dos fatos da realidade. Vejamos este texto que está circulando nas redes sociais.



A Nigéria, país de 215 milhões de habitantes teve 3.400 mortes por Covid-19. Toda a população faz uso de Ivermectina



Esta semana comentário do âncora da Band Eduardo Oinegue que viralizou, sobre viagem do Ministro Alexandre de Moraes a Roma, onde foi vaiado e reagiu com violência, patrocinada pelo Grupo Unialfa de Goiânia que possui duas Faculdades de Direito e que sabe separar o que é a figura de Ministro, da de um especialista em direito, aproveitou para mostrar o nível deprimente do jornalismo nacional, salvo honrosas e raras exceções. Explico:



Ao mostrar que o ministro viajou com patrocínio do grupo Unialfa, a equipe da Band que possui em seus quadros de produtores militantes de esquerda contrários ao tratamento precoce contra Covid-19, procedimento que salvou milhões de vidas em todo mundo, atacou covardemente os Médicos pela Vida, associação que congrega mais de 15 mil médicos que lutaram bravamente durante a pandemia utilizando tratamentos off-label comprovadamente eficazes. Os mesmos que se desdobram hoje para minimizar o drama dos efeitos adversos das injeções experimentais.



Ao contrário de profissionais da saúde que seguiram cegamente protocolos duvidosos conhecidos como o “FICA EM CASA,” condenando gente inocente ao tubo orotraqueal e consequentemente à mortes, os Médicos pela Vida usaram a autonomia e o conhecimento para tratar pacientes antes que a infecção virótica evoluísse para o  quadro de Covid-19.



O Tratamento Precoce foi utilizado com sucesso em muitos países, mas só no Brasil o assunto foi politizado e virou disputa partidária, revelando o lado podre da imprensa. É uma espécie de arrogância orquestrada como se os especialistas deles fossem mais capazes do que os que defendem o tratamento imediato a exemplo do que acontece com qualquer doença. Se tivessem compromisso com a verdade, fariam comparações de currículos dos médicos que são a favor e daqueles que são contra, abrindo para o contraditório, sem tomar partido.



A medicina baseada em evidências é conhecida e consagrada, respeitada e não ironizada por jornalistas militantes, todos de esquerda. Existem estudos científicos robustos que comprovam a eficácia da Ivermectina, um deles e o maior do mundo realizado em Itajai – SC envolvendo toda a população da cidade, 223 mil habitantes, reconhecido pelo Senado Americano com elementos suficientes para mostrar que preventivamente, a droga é capaz de reduzir o contagio pelo vírus SarsCov-2 em 44%.



Uma das maiores especialistas em Ivermectina do Mundo, a Dra Lucy Kerr que pertence aos Médicos pela Vida, trata a droga pelo nome de “Molécula da Vida”, pois tem eficácia no combate de mais de 200 doenças. O problema é que a Ivermectina é barata e atrapalha os interesses da big pharma e dos produtores de experimentos gênicos que a imprensa insiste em chamar de vacinas, e que vem, sob o silêncio e cumplicidade deste mesmo jornalismo sindical (consórcio), matando milhares de pessoas pelos efeitos adversos da proteína Spike, as conhecidas vacinas de mRNA.



Fossem honestos e jornalistas de fato, a equipe da Band antes de falar pelos cotovelos tentando assassinar reputações de heróis da medicina que não cruzaram os braços, teriam praticado o básico do jornalismo que é ouvir o outro lado. O âncora que representa o grupo, cujo principal acionista é uma empresa de comunicação chinesa (China Média Group), cita que o Ministério Público condenou o fabricante da Ivermectina e o Médicos pela Vida por fake news a pagar multas de R$55 milhões.



A notícia sim é uma fake-news, isso porque o MPF não julga ninguém, quem julga é a justiça. O que faz o MPF é propor uma ação, que SERÁ julgada pela Justiça Federal do RS. A equipe da Band também se esqueceu de um pequeno detalhe, os dois procuradores que pediram condenação do grupo Alfa e do Médicos pela Vida, são dois militantes de esquerda, usando a instituição para fazer política partidária. Ou seja, jornalismo às avessas, sem apuração, maldoso e com fins também políticos de agradar a banda oriental da Band e cumprir suas metas junto ao consórcio da mentira.



Por fim, se o “Dr” jornalista Eduardo Oinegue fosse um pouco mais sensato e entendesse de lógica do pensamento científico, pediria desculpas para os mais de 15 mil médicos tratados como charlatões, pelo seu pedantismo e desconhecimento de ciência sem vieses partidários. Talvez a equipe da Band não saiba o que é medicina baseada em evidências, tampouco sabe exercitar a lógica mais simples que revela mais do que os biólogos sem diploma promovidos de última hora como Nathalia Pasternak, garota propaganda do consórcio, que não é médica e não está habilitada para falar de Covid-19 ou tratamentos médicos, mas indica o “FICA EM CASA”.



A Nigéria, país Africano cuja população é de 215 milhões pessoas teve ao longo de 3 anos de pandemia 3.400 mortes por Covid-19. Não precisamos falar das condições precárias de saúde e infraestrutura daquele país pobre da África, mas devemos perguntar por que os Nigerianos não foram dizimados pela Covid-19. A reposta deveria servir para silenciar jornalistas pernósticos como o Sr. Eduardo Oinegue que não sabe nada de medicina e critica quem estudou, dedica à vida e salva pessoas. O que a Nigéria tem, e que o Brasil não tem, é um programa de profilaxia para doenças viróticas face à sua infraestrutura sanitária inexistente, e cujo carro chefe é a Ivermectina que eles debocham. Bastava usar a lógica, se fossem do bem…



Na condição de jornalista independente sugiro aos ativistas da Band, incluindo o seu principal âncora, que estudem o assunto e tenham respeito por quem utilizou o tratamento precoce para salvar vidas durante e depois da pandemia. Milhares de médicos que optaram por uma conduta garantida pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, e por tratados internacionais, em especial o Tratado de Helsinki.



Não existem mais dúvidas científicas de que a Ivermectina associada a outras drogas consagradas e disponíveis de baixo custo no mercado, são eficazes sim se administradas nos três primeiros dias de contágio do vírus. É fácil notar que a matéria foi produzida com o fígado, para agradar patrocinadores, e não atender aos princípios éticos e deontológicos do jornalismo. Na verdade trata-se de um crime contra a honra de profissionais sérios que estudam e sabem o que estão fazendo.



Respeitem os Médicos pela Vida!



José Aparecido Ribeiro é jornalista – DRT.MG-17.076/12



Parabéns ao jornalista José Aparecido e fico agradecido por defender também a minha posição de acompanhar os colegas que usaram da lógica e do compromisso de salvar vidas para não embarcarem em ideologias contrárias as lições do Mestre Jesus, de fazer ao próximo aquilo que desejamos ser feito a nós.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 25/07/2023 às 00h01
 
24/07/2023 00h01
LABORATÓRIO DO CRISTO – MISSÃO DA AMA-PM

            A Associação Cristã de Moradores e Amigos da Praia do Meio (AMA-PM) foi construída para servir como um laboratório de aplicação às lições do Cristo, dentro da comunidade da Praia do Meio, zona leste de Natal-RN, mas com abertura para incluir os moradores de qualquer comunidade, principalmente aquelas do entorno.



            Reconhecemos a missão que o Cristo veio trazer para nós. Informar que nós possuímos um Criador, portanto um Pai espiritual, justamente aquele que O enviou com toda a autoridade que Ele possui e demonstrou. Dessa informação decorre que todos somos os filhos desse Pai espiritual, inclusive o próprio Jesus.



            Ao saber que todos somos irmãos e que possuímos este Pai espiritual que está sempre ao nosso lado, esperando que cumpramos a Sua vontade, é importante sabermos que vontade é esta.



            Jesus explica que a vontade de Deus é que todos nos comportemos com fraternidade uns com os outros, fazer ao próximo sempre aquilo que desejamos que seja feita a nós. E Jesus explica ainda com mais ênfase: que amemos ao próximo assim como Ele nos amou.



            Com base nestes ensinamentos sabemos na teoria o que fazer. Mas a nossa prática dentro da coletividade é muito diferente dessa teoria cristã. Sempre estamos mais interessados com nossos próprios interesses e muitas vezes fazemos ao próximo aquilo que não queremos para nós. Como mudar esse foco, da prática materialista, egoísta, para a prática espiritual, fraterna?



            Foi este o objetivo da criação da AMA-PM. Fazer um trabalho dentro da comunidade, de servir ao próximo como Jesus ensinou. Lembrando que o maior de todos entre nós é aquele que mais está servindo ao próximo sem esperar recompensas materiais. Atuar com todo nosso talento para ajudar o próximo, assim como queríamos ser ajudados se estivéssemos na condição dele. Também deveremos ter a humildade de reconhecer que não podemos resolver todos os problemas que surgem e que toda a ajuda que venha de quem queira colaborar, seja bem-vinda, desde que adquirida de forma lícita, sem envolvimento com qualquer tipo de iniquidade. O colaborador ou voluntário que venha participar deste laboratório cristão, deve ser conscientizado que não pode cobrar de nenhum dos seus integrantes, quer sejam administradores ou beneficiados, qualquer tipo de recompensa material.  



            Todos devem ter consciência de que o pagamento deste trabalho que fazemos aqui no mundo material será integralmente recompensado no mundo espiritual, a cargo do próprio Deus com o aval do Cristo.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 24/07/2023 às 00h01
 
23/07/2023 03h52
NECESSIDADE DA ORAÇÃO

            Em nossa vida é bom observarmos as necessidades que temos para evoluirmos saudáveis, tanto do ponto de vista material quanto do espiritual. As necessidades materiais, quer sejam aquelas fundamentais à vida quanto aquelas que não são, mas que construímos com nossos hábitos, como a dependência química, por exemplo, são mais fáceis de identificar. Por outro lado, as necessidades espirituais não são tão bem identificáveis, mesmo que tenhamos notícias delas. É o que acontece com a oração. Eu tenho consciência da importância da oração para a evolução do meu espírito em direção à Deus, como ensinou o mestre Jesus, mas até hoje não consegui adquirir o hábito de sua prática, a não ser aquela que faço a cada início de mês. Mas não é suficiente, sei que devo fazer diariamente e mais de uma vez por dia, como uma necessidade essencial a minha alma. Mas como não tem o apelo da carne, esta lembrança ou necessidade não surge no meu campo mental, somente algumas vezes e em momento que eu não posso parar para fazer a oração como se deve. Este texto que reproduzo agora, recebido das redes sociais, é importante para reacender em nossa consciência a importância da oração.



O desafio do dia 18/07/2023, por 24 h é:



ORAR POR NÓS E POR QUEM A GENTE AMA



Você tem orado ultimamente?



Você tem o hábito de orar ou só o faz quando a situação é bastante complicada?



Talvez, em momentos de aflição, você tenha descoberto a importância da prece, mas já conseguiu torná-la um hábito em sua vida?



Não desses hábitos que beiram o automatismo, mas desses que praticamos com a consciência de que nos fazem bem e são indispensáveis.



Vale a pena refletir sobre esse grande recurso que temos, conforme as palavras de um Espírito amigo:



A prece é uma aspiração sublime, à qual Deus concedeu um poder tão mágico, que os Espíritos a pedem constantemente.



Orvalho suave, é como um refrigério para o pobre exilado na Terra, e uma disposição fecunda para a alma em prova.



A prece age diretamente sobre o Espírito para o qual é dirigida.



Ela não transforma seus espinhos em rosas, mas modifica sua vida de sofrimentos (nada podendo sobre a vontade imutável de Deus), imprimindo-lhe esse impulso de vontade que levanta a sua coragem, dando-lhe força para lutar contra as provas e dominá-las.



Por esse meio é abreviado o caminho que conduz a Deus e, como efeito maravilhoso, nada pode ser comparado à prece.



Aquele que blasfema contra a prece não passa de Espírito inferior, de tal modo terreno e atrasado que nem mesmo compreende que deve apegar-se a essa tábua de salvação.



Ore, pois a prece é uma palavra descida do céu; é a gota de orvalho no cálice de uma flor; é o sustentáculo do caniço durante a borrasca; é a tábua do pobre náufrago na tempestade; é o abrigo do mendigo e do órfão; é o berço para a criança dormir.



A prece nos liga a Deus pela linguagem, chamando sua atenção para nós.



Orar por nós é amá-lO. Suplicar-Lhe por um irmão é um ato de amor dos mais meritórios.



A prece que vem do coração é a chave dos tesouros das bênçãos.  É o administrador que oferece benefícios em nome da misericórdia infinita.



A alma que se eleva para Deus por um desses impulsos sublimes da prece, desprendida de seu envoltório grosseiro, apresenta-se cheia de confiança perante Ele, certa de obter o que pede com humildade.



Reflita em sua natureza. Conte as suas decepções e seus riscos. Sonde o abismo profundo para onde podem arrastá-lo as paixões.



Olhe os que caem em torno de você e sentirá a necessidade imperiosa de recorrer à prece. É âncora de salvação que impedirá o esfacelamento do seu navio, tão sacudido pelas tormentas do mundo.



A alma necessita da prece, assim como o corpo necessita de pão.



A oração é o alimento da alma, é o que lhe dá o sustento para o enfrentamento dos desafios inevitáveis dos dias.



A oração é exercício de altruísmo, quando em seus versos estão as súplicas pelas dores alheias.



Tornemos a prece um hábito de higiene espiritual.



Criemos esse momento de diálogo íntimo com nosso Criador.



Nossos dias serão muito mais agradáveis, nossa vida terá mais harmonia, quando mergulharmos realmente nas benesses da oração. 



(Momento Espírita)



Muito boa essas informações vindas do informativo “Momento Espírita”. Chama a nossa atenção para uma necessidade tão importante para a nossa vida imortal e que tanto negligenciamos. Aproveito e faço um pequeno intervalo neste momento para fazer minha oração antes que mais uma vez eu esqueça...



Ave Cristo!


Publicado por Sióstio de Lapa
em 23/07/2023 às 03h52
 
22/07/2023 00h01
PROMESSAS DE SALVAÇÃO

            Continuando em sequencia a leitura do capítulo 3 do livro de Sofonias, na Bíblia, encontramos a promessa de salvação para o Brasil, conforme a comparação que estamos fazendo com a Jerusalém do texto.  



PROMESSAS DE SALVAÇÃO



            Então darei aos povos lábios puros, para que invoquem todos o nome do Senhor, e O sirvam num mesmo espírito de zelo.



            De além dos rios da Etiópia virão os meus adoradores, meus filhos dispersos, trazer-me a sua oferta.



            Naquele dia, não serás mais confundido por causa de todos os pecados que cometeste contra mim, porque então tirarei do meio de ti teus fanfarrões arrogantes; não te orgulharás mais no meu santo monte.



            Deixarei subsistir no meio de ti um povo humilde e modesto, que porá sua confiança no nome do Senhor.



            Os que restarem do Brasil se absterão do mal, e não proferirão a mentira; não se achará mais em sua boca língua enganosa, porque serão apascentados e repousarão, sem haver quem os inquiete.



            Solta gritos de alegria, puros de coração! Solta gritos de júbilo, ó brasileiros! Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha do Brasil.



            O Senhor revogou a sentença pronunciada contra ti, e afastou o teu inimigo. O governador do planeta, que é o Senhor, está no meio de ti; não conhecerás mais a desgraça.



            Naquele dia, dir-se-á no Brasil: “Não temas, puros de coração! Não se enfraqueçam os teus braços!



            O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito como num dia de festa”.



            Suprimirei os que te feriram, tirarei a vergonha que pesa sobre ti.



            Exterminarei, naquele dia, todos os teus opressores. Salvarei os coxos, recolherei os dispersos, farei deles um objeto de louvor, e de sua vergonha uma glória para toda a terra, no tempo em que eu vos reconduzir, no tempo em que vos recolher, porque farei de vós um objeto de glória e de louvor entre todos os povos da Terra, quando eu tiver realizado a vossa restauração sob os vossos olhos, diz o Senhor.



            Teremos um lábio puro, longe da mentira, capaz de invocar o nome do Senhor e fazer a Sua vontade. Quando assim estivermos, virão de todas as partes do mundo os filhos dispersos do pai, prontos a agirmos com fraternidade, com uma nova ideologia, o Fraternidismo.



            Não mais seremos confundidos pelos pecados dos iníquos, dos corruptos, mentirosos, agentes das trevas. Serão tirados do nosso meio os fanfarrões arrogantes e progredirá entre nós o povo humilde e modesto.



            Se havia uma sentença pronunciada contra nós, o Pai a revogará e fará de nós, os puros de coração, objeto de glória e de louvor entre todos os povos da Terra.



            Assim, voltaremos a nossa profecia, de sermos a pátria do Evangelho e o coração do mundo.



            Ave Cristo!


Publicado por Sióstio de Lapa
em 22/07/2023 às 00h01
Página 99 de 943