Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
11/09/2024 00h01
HITLER E O NAZISMO 01 INTRODUÇÃO

            A Netflix apresenta uma série “Hitler e o Nazismo” que nos oferece uma visão realista da influencia do mal sobre pessoas que se tornam carrascos perversos dos próprios irmãos. Vejamos a primeira parte do episódio 1, “Origem do mal”.



            A cena inicia com Hitler e sua companheira Eva cometendo suicídio, em 30-04-1945 com o relato do comentarista.



            A resistência alemã está desmoronando, estamos numa situação em que tudo pode acontecer. Vamos leva-los a São Francisco, com William L. Shirer.



            Então Hitler está morto. E destruído, como o próprio país, que ele queria que dominasse o mundo, mas acabou sendo destruído. Devo dizer que, de certo modo, lá no fundo, claro... hã, este é um dia que eu esperava há muitos anos. De repente soubemos dos termos de rendição das Nações Unidas. Este, senhoras e senhores, é o fim da Segunda Guerra Mundial. É a notícia que recebemos da Casa Branca, em Washington. Eu não esperava ouvir a comemoração na nossa redação em Nova York. Mas vocês podem ouvir o barulho aqui no fundo.



            Há uma estimativa de 60 milhoes de vidas perdidas durante essa Segunda Guerra Mundial, o conflito mais destrutivo da história humana.



            Berlim se rendeu. Os generais alemães saíram dos buracos onde se escondiam, como animais afugentados das tocas. Göring se entregou, Goebbels preferiu se matar. Agora os principais criminosos de guerra estão nas mãos da justiça. Foi decidido que eles seriam julgados em Nuremberg, que era dominada pelos nazistas. Nuremberg, de onde o insano Hitler lançou suas ameaças contra o mundo. Agora Nuremberg é apenas ruínas e cinzas. Eles foram trazidos para responder pelos crimes. Esses beligerantes e conspiradores contra nações. Esses carniceiros de povos e saqueadores de países. Esses assassinos de crianças e escravagistas. Esses hunos do século vinte. Eles vão responder por tudo isso. A hora do acerto de contas chegou. Não esconda o rosto, Göring. O mundo todo te conhece, e o mundo todo te amaldiçoa.



A ASCENSÃO E A QUEDA DE UM DOS REGIMES MAIS SANGRENTOS DA HISTÓRIA, CONTADA POR TESTEMUNHAS E HISTORIADORES.



            Vamos ouvir o homem que melhor conhece a Alemanha, cujas transmissões de Berlim e outras cidades nos primeiros dias da invasão alemã eram ouvidas por todo o país. Senhoras e senhores, o autor de “Diário de Berlim”, William L. Shirer.



            Tudo acabou após 2.319 dias, quase seis anos. Após se renderem, os líderes alemães não apenas não se responsabilizaram, como também não expressaram uma única palavra de remorso pelos crimes. Não expressaram a menor noção de responsabilidade por terem tentado destruir o nosso mundo. Para mim, era o último capítulo de uma história que tinha começado onze anos antes, nesta mesma cidade, no meu primeiro trabalho na Alemanha de Hitler. Eu fui mandado para lá no começo de setembro de 1934 para cobrir o comício anual do Partido Nazista.



            Resolvi colocar esta série com a história de Hitler e o Nazismo, de forma aparentemente repetitiva, pois já tínhamos abordados aqui outra série com o mesmo teor, porque considero importante nós refletirmos sobre a origem do mal entre nós e como ele pode se fortalecer entre pessoas que na intimidade querem seguir as lições de fraternidade, de amor divino ensinados pelo Cristo. São lições importantes para compararmos com o que acontece hoje no Brasil e no mundo, uma nova escalada do mal, apesar de toda ideologia cristã que temos ao nosso alcance. Esta nova versão do que aconteceu na Alemanha, como o ovo da serpente, pode estar sendo gestacionado novamente no mundo todo, principalmente no Brasil, considerado pelo mundo espiritual que seremos a Pátria do Evangelho e o Coração do Mundo.



 


Publicado por Sióstio de Lapa
em 11/09/2024 às 00h01
 
10/09/2024 00h01
PSICOTERAPIA DE JESUS – O CLIENTE

            Depois que Jesus conversou com Bartolomeu, dissipando suas dúvidas como um perfeito terapeuta, redirecionando a forma de pensar para um agir melhor, o cliente se dirigiu para casa, meditando gravemente nas lições recebidas. A noite pareceu-lhe formosa como nunca. No alto, as estrelas pareciam luzes gloriosas do palácio de Deus à espera de suas criaturas, com hinos de alegria. As águas de Genesaré, aos seus olhos, estavam mais plácidas e felizes. Os ventos brandos lhe sussurravam ao entendimento cariciosas inspirações, como um correio delicado que chegasse ao Céu.



            Bartolomeu comecou a recordar as razões de suas tristezas intraduzíveis, mas, com surpresa, não mais as encontrou no coração. Lembrava-se de haver perdido a afetuosa genitora; refletiu, porém, com mais amplitude, quanto aos desígnios da Providência Divina. Deus não lhe era pai e mãe nos céus? Recordou os contratempos da vida e ponderou que seus irmãos pelo sangue o aborreciam e caluniavam. Entretanto, Jesus não lhe era um irmão generoso e sincero? Passou em revista os insucessos materiais. Contudo, que eram as suas pescarias ou a avareza dos negociantes de Betsaida e de Cafarnaum, comparados à luz do reino de Deus, que ele trabalhava por edificar no coração?



Chegou a casa pela madrugada. Ao longe, os primeiros clarões do Sol lhe pareciam mensageiros do conforto celestial. O canto das aves ecoava em seu espírito como notas harmoniosas de profunda alegria. O próprio mugido dos bois apresentava nova tonalidade aos seus ouvidos. Sua alma estava agora clara, o coração aliviado e feliz.



Ao ranger os gonzos da porta, seus irmãos dirigiram-lhe impropérios, acusando-o de mau filho, de vagabundo e traidor da lei. Bartolomeu, porém, recordou o Evangelho e sentiu que só ele tinha bastante alegria para dar a seus irmãos. Em vez de reagir asperamente, como de outras vezes, sorriu-lhes com a bondade das explicações amigas.



 Seu velho pai o acusou, igualmente, escorraçando-o. O apóstolo, no entanto, achou natural. Seu pai não conhecia a Jesus e ele o conhecia. Não conseguindo esclarecê-los, guardou os bens do silêncio e achou-se na posse de uma alegria nova. Depois de repousar alguns momentos, tomou as suas redes velhas e demandou sua barca. Teve para todos os companheiros de serviço uma frase consoladora e amiga. O lago como que estava mais acolhedor e mais belo; seus camaradas de trabalho, mais delicados e acessíveis. De tarde, não questionou com os comerciantes, enchendo-lhes, aliás, o espírito de boas palavras e de atitudes cativantes e educativas.



Bartolomeu havia convertido todos os desalentos num cântico de alegria, ao sopro regenerador dos ensinamentos do Cristo; todos o observaram com admiração, exceto Jesus, que conhecia, com júbilo, a nova atitude mental de seu discípulo.



No sábado seguinte, o Mestre demandou as margens do lago, cercado de seus numerosos seguidores. Ali, aglomeravam-se homens e mulheres do povo, judeus e funcionários de Antipas, a par de brande número de soldados romanos.



Jesus começou a pregar a Boa-Nova e, a certa altura, contou, conforme a narrativa de Mateus, que – “o reino dos céus é semelhante a um tesouro que, oculto num campo, foi achado e escondido por um homem que, movido de gozo, vendeu tudo o que possuía e comprou aquele campo”.



Nesse instante, o olhar do Mestre pousou sobre Bartolomeu que o contemplava, embevecido; a luz branda de seus olhos generosos penetrou fundo no íntimo do apóstolo, pela ternura que evidenciava, e o pescador humilde compreendeu a delicada alusão do ensinamento, experimentando a alma leve e satisfeita, depois de haver despojado todas as vaidades de que ainda se não desfizera, para adquirir o tesouro divino, no campo infinito da vida.



Enviando a Jesus um olhar de amor e reconhecimento, Bartolomeu limpou uma lágrima. Era a primeira vez que chorava de alegria. O pescador de Dalmanuta aderira, para sempre, aos eternos júbilos do Evangelho do Reino.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 10/09/2024 às 00h01
 
09/09/2024 00h01
PSICOTERAPIA DE JESUS – O MESTRE

            Nesta data que comemoramos a Independência do Brasil, irei colocar um texto adaptado do livro Boa Nova, do espírito Humberto de Campos, pela psicografia de Chico Xavier, que implica na independência de nossa alma das correntes do egoísmo.



            Bartolomeu, apóstolo de Jesus, andava meio abatido. Procurou o Mestre para falar do que sentia.



            - Mestre, não sei explicar o porquê de minhas tristezas amarguradas. Só sei dizer que o vosso Evangelho me enche de esperanças para o Reino de Luz que nos espera os corações. Quando esclarecestes que o vosso Reino não é deste mundo, experimentei nova coragem para atravessar as misérias do caminho da Terra, pois, aqui, o selo do mal parece obscurecer as coisas mais puras!... Por toda parte, é a vitória do crime, o jogo das ambições, a colheita dos desenganos!... 



            - A nossa doutrina é a do Evangelho, a Boa Nova, e já viste, Bartolomeu, uma boa notícia não produzir alegria? Não quero senão acender o bom ânimo no espírito dos meus discípulos. Se já tive ocasião de ensinar que o meu Reino ainda não é deste mundo, isso não quer dizer que eu desdenhe o trabalho de estendê-lo, um dia, aos corações que mourejam na Terra. Achas, então, que eu teria vindo a este mundo, sem essa certeza consoladora? O Evangelho terá de florescer, primeiramente, na alma das criaturas, antes de frutificar para o espírito dos povos. Mas, venho de meu Pai, cheio de fortaleza e confiança, e a minha mensagem há de proporcionar grande júbilo a quantos receberem de coração. A vida terrestre é uma estrada pedregosa, que conduz aos braços amorosos de Deus. O trabalho é a marcha. A luta comum é a caminhada de cada dia. Os instantes deliciosos da manhã e as horas noturnas de serenidade são os pontos de repouso. Mas ouve-me bem: na atividade ou no descanso físico, a oportunidade de uma hora, de uma leve ação, de uma palavra humilde, é o convite de nosso Pai para que semeemos as suas bênçãos sacrossantas. Em geral, os homens abusam desse ensejo precioso para anteporem a sua vontade imperfeita aos desígnios superiores, perturbando a própria marcha. Daí resultam as mais ásperas jornadas obrigatórias para retificação das faltas cometidas e muitas vezes infrutíferos labores. Em vista destas razões, observamos que os viajores da Terra estão sempre desalentados. Na obcecação de sua vontade própria, ferem a fronte nas pedras da estrada, cerram os ouvidos à realidade espiritual, vendam os olhos com a sombra da rebeldia e passam em lágrimas, em desesperadas imprecações e amargurados gemidos, sem enxergarem a fonte cristalina, a estrela cariciosa do céu, o perfume da flor, a palavra de um amigo, a claridade das experiências que Deus espalhou, para a sua jornada, em todos os aspectos do caminho.



            - Mestre, os vossos esclarecimentos dissipam os meus pesares, mas o Evangelho exige de nós a fortaleza permanente?



            - A Verdade não exige: transforma. O Evangelho não poderia reclamar estados especiais de seus discípulos; porém, é preciso considerar que a alegria, a coragem e a esperança devem ser traços constantes de suas atividades em cada dia. Por que nos firmamos no pesadelo de uma hora, se conhecemos a realidade gloriosa da eternidade com o nosso Pai?



            - E quando os negócios do mundo nos sãos adversos? E quando tudo parece em luta contra nós?



            - Qual o melhor negócio do mundo, Bartolomeu? Será a aventura que se efetua a peso de ouro, muitas vezes amordaçando-se o coração e a consciência, para aumentar as preocupações da vida material, ou a iluminação definitiva da alma para Deus, que se realiza tão-só pela vontade do homem, que deseje marchar para o seu amor, por entre as urzes do caminho? Não será a adversidade nos negócios do mundo um convite amigo para a criatura semear com mais amor, um apelo indireto que a arranque às ilusões da Terra para as verdades do Reino de Deus?



            - Mestre, não será justificável a tristeza quando perdemos um ente amado?



            - Mas quem estará perdido, se Deus é o Pai de todos nós?... Se os que estão sepultados no lodo dos crimes hão de vislumbrar, um dia, a alvorada da redenção, por que lamentarmos, em desespero, o amigo que partiu ao chamado do Todo-Poderoso? A morte do corpo abre as portas de um mundo novo para a alma. Ninguém fica verdadeiramente órfão sobre a Terra, como nenhum ser está abandonado, porque tudo é de Deus e todos somos seus filhos. Eis porque todo discípulo do Evangelho tem de ser um semeador de paz e alegria!...


Publicado por Sióstio de Lapa
em 09/09/2024 às 00h01
 
08/09/2024 00h01
ILUMINISMO POR MARCELO E LUCAS (06) NOVA RELIGIÃO

            A Brasil Paralelo levou para a entrevista no programa Conversa Paralela, conduzida por Arthur Morrison (AM) e Lara Brenner (LB), os professores Lucas Lancaster (LL) e Marcelo Andrade (MA). Como é um tema de grande importância para compreendermos o mundo em que estamos, onde estávamos e para onde estamos indo, resolvi colocar aqui de forma resumida. Sexta parte.



            AM – Então existe de fato um mundo antes e depois do Iluminismo, que mudou completamente. Como é que isso influencia na cultura hoje? Por exemplo, no Brasil. Ah! Esse negócio aconteceu lá na França. Em que isso influencia no Brasil de hoje, na cultura, na educação, se é que de fato influencia professores.



            MA – O Iluminismo foi o pai do Cientificismo. Então, o que o Iluminismo e a Revolução Francesa fizeram com o mundo? Trocaram o catolicismo pelo cientificismo, colocaram o Estado no lugar da Igreja e tiraram os padres e colocaram cientistas no lugar. Esse foi um trabalho tipicamente iluminista. Trocaram de religião, o catolicismo pelo cientificismo, que é a nova religião. Os cientistas são os novos sacerdotes, e o Estado é a nova Igreja, substituindo a igreja católica. O Iluminismo é muito associado aos filósofos franceses, pois os iluministas se autodenominavam de filósofos. Tem um traço do iluminista que é justamente cientificista, que às vezes é esquecido quando se fala da França. Um ponto importante é o Montesquieu que também era maçom e ele ficou muito impressionado com o Mecanicismo da Inglaterra. Quando o Newton publicou os trabalhos dele, gerou um impacto não só no mundo científico, mas nas ciências humanas também. Muitos quiseram aplicar o Mecanicismo de Newton para todas as esferas da sociedade. Dentro desse foco, vemos o trabalho de Montesquieu, que analisa que as leis do ponto de vista geográfico do lugar, da realidade sociológica do ponto de vista mecanicista, eram negadas a tradição do direito, o jus naturalismo. Dizia expressamente que as leis tinham que ser feitas numa conjuntura geográfica e numa realidade política determinada. Ele influenciou o Constitucionalismo. Os Estados Unidos é fruto do Iluminismo. Benjamim Franklin, Adams, Madison... o Benjamim foi amigo do Voltaire e frequentavam a mesma loja maçônica. Rousseau falava contra o obscurantismo, mas todo mundo queria tocar nas roupas do Voltaire, porque Voltaire era o grandioso e tal. O Montesquieu tão elogiado com a teoria dos Três Poderes, que muitos dizem ser baseado em Newton, na Teoria dos Três Corpos, o Mecanicismo de novo,  que é um absurdo, pois na realidade o poder é uno com três funções, e não existem três poderes. É um poder com três funções: função legislativa, função administrativa e função judicial. É assim que deveria funcionar, caso contrário vai gerar problemas em toda a sociedade como observamos no Brasil.



            Esta observação da troca de religião é importante, pois os críticos querem destruir a religião católica em nome do Iluminismo, do Cientificismo, e deslocar o Cristianismo do centro das atividades administrativas como estava sendo construído pelos reis católicos. No entanto, esses críticos passam a adotar os mesmos rituais religiosos para difundir sua fé, colocando o raciocínio como ferramenta exclusiva desses novos sacerdotes da deusa Razão. Querem levar à falsa conclusão que os cristãos, por terem a fé centrada no Pai universal, no mundo transcendental, não estão usando a razão. Eles não percebem, com a razão privilegiada que dizem possuir, que a nossa cosmologia cristã é muito mais coerente que a deles, que acreditam na força do acaso criando tudo do nada, ao invés da força de uma sabedoria superior que a tudo criou e que a tudo permeia até hoje com Suas leis naturais incorruptíveis.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 08/09/2024 às 00h01
 
07/09/2024 00h01
LUMINISMO POR MARCELO E LUCAS (05) IDEÓLOGOS

            A Brasil Paralelo levou para a entrevista no programa Conversa Paralela, conduzida por Arthur Morrison (AM) e Lara Brenner (LB), os professores Lucas Lancaster (LL) e Marcelo Andrade (MA). Como é um tema de grande importância para compreendermos o mundo em que estamos, onde estávamos e para onde estamos indo, resolvi colocar aqui de forma resumida. Quinta parte.



            AM – Falando de Voltaire e de Rousseau, podemos dizer que eles são os principais ideólogos do Iluminismo?



            MA – Na Inglaterra teve Hume que foi em quem o Kant se baseou muito. Quando Kant leu Hume falou que despertou do sonho dogmático. O pensamento de Hume era muito radical. Primeiro teve uma corrente forte que ajudou destruir a Escolástica, foi o Nominalismo cujo principal nome é o Guilherme de Ockham. O Empirismo na realidade é um desdobramento do Nominalismo e o Hume vai dizer que a relação de causa e efeito é meramente empírica, que a natureza poderia mudar, ou seja, se a gente está vendo que para aquecer o café a gente tem uma ralação de causa efeito: fogo e água fervendo. Isso seria do momento da nossa experiência empírica. Isso não significa que daqui alguns anos pode ser diferente, eu coloco o fogo e o café vai esfriar. Olha que absurdo, ele defendeu isso e o Kant falou que estava certo, e tem muito filósofo hoje defendendo que Hume está certo, tem que ser abandonada essas visões metafísicas em relação causa e efeito.



            LB – Maravilhosa essa negação...



            MA – Destrói o princípio da indução por completo, destrói o princípio de você conseguir analisar a essência, a natureza das coisas. Esse é o autor que o Kant elogiou.



            LB – Por falar em Rousseau, quem fe alguma faculdade relacionada com educação sabe que ele é muito citado como um grande expoente da educação e tudo mais. Só que na prática, na hora do testemunho de vida, não foi bem assim?



            LL – Isso não importa. A realidade não importa. A cosmovisão que eles construíram era desenraizada da realidade.



            LB – Colocou cinco filhos no orfanato...



            LL – Essa constatação sua é absolutamente irrelevante para a forma de pensar como foi construída por eles. Não se trata de como as coisas são, mas como queremos que as coisas sejam. Essa mentalidade ideológica que nós criticamos tanto na Esquerda, identitária e até marxista mais recente, ela já está presente expressamente no Iluminismo. Pode parecer que estamos falando mal do Iluminismo e que ele pode ter trazido coisas benéficas. O Iluminismo alicerçou o mundo de forma diferente, baseado em quimeras, um mundo que já estava alicerçado. Colocaram coisas desprovidas de substâncias, coisas irreais, em mentiras, em falsidades. O mundo que nós conhecemos que é o mundo nascido da Revolução Francesa, é um mundo absolutamente iluminista. A forma como nós pensamos, como enxergamos a vida, e como os Estados, nações, as sociedades se estruturam são todas a partir de ideias iluministas. Todos os nossos padrões, políticos, jurídicos, constitucionais, todos são padrões iluministas. Tudo surgiu da mente daqueles ideólogos do século XVIII. A ideia de tripartição de poderes, de uma constituição escrita totalmente iluminista. As constituições anteriores eram no sentido tradicional, como a sociedade se organiza, se rege, em vista do bem comum. A partir do Iluminismo, não. Agora a constituição será algo que nós, iluminados, iremos codificar a partir do que nós achamos que será bom para a sociedade, como o Estado deve ser. Na Faculdade se ensina um monte de falsidades, coisas que não se sustentam na realidade. Vemos pessoas com uma visão mais alicerçada na realidade, mais tradicional, defendendo esses padrões que na verdade são quimeras que foram forjadas por homens que não sabiam regular as suas próprias vidas, mas tinham a solução para o problema do mundo.



            Este é o efeito que a fama trás a determinada pessoa, a influência que ela passa a ter na sociedade. Pessoas más intencionadas ou equivocadas podem trazer sérios prejuízos, uma vez que na sociedade não existem pessoas em número considerável que possam fazer um discernimento correto das ideias que estão sendo propostas. Como poderíamos imaginar que pessoas católicas, convertidas ao Cristianismo, uma ideologia que procura levar a sociedade a um nível de excelência em padrões de fraternidade universal, se deixam levar por outras ideologias, usando como arma a própria racionalidade, que, se deveras tivesse sendo usada, essas novas ideias não se sustentariam para deslocar a cosmovisão cristã do lugar que ela alcançou.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 07/09/2024 às 00h01
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