Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
20/08/2016 00h01
AUTODESCOBRIMENTO (21) – PLENITUDE! – A META

            A Reforma Íntima enquanto processo contínuo de aperfeiçoamento do nosso ser real, é uma atividade que não devemos esquecer devido a labuta diária, dos estresses do cotidiano. Procurar resgatar os erros admitidos pela consciência, corrigir o mal que causamos a alguém, ter a ajuda da ciência e do mundo espiritual nessa jornada, tudo se reveste da maior importância para o alcance da meta final, a plenitude.

            Nesse processo de renovação é importante que sejam identificadas as metas de realizações, desenvolvendo a consciência das responsabilidades, a conquista do necessário pouco a pouco, fazendo acontecer o processo da evolução.

            É preciso a compreensão que nesta escalada ascensional existem os diversos patamares, degraus que se deve galgar um a um, certo que irá encontrar no em cada um estímulos atraentes e desafiadores que estimulas as potencialidades adormecidas.

            A evolução espiritual implica na conquista de diversas áreas, por exemplo: educacionais, familiares, sociais, econômicas, artísticas e espirituais. O requisito para se obter essa ascensão é o esforço e a perseverança, na ampliação, renovação ou mudança de paradigmas.

            Essa mudança de paradigma tem o efeito de uma entrada numa área desconhecida, mas que foi informada, avaliada e aceita. Daí se desenvolve o cultivo de novos valores, que levam a reações de acomodação ao que antes era estabelecido como correto ou aceito como inevitável. Esse esforço de renovação implica em alterar o emocional e o cultural, que teimam em permanecer no psiquismo.

            Mas a força evolutiva está acontecendo em todas as áreas, e pode ser utilizada principalmente do campo do conhecimento, na ciência, tecnologia e cultura. Esta força mostra que existia em 1995 uma duplicação a cada quatro anos dos recursos obtidos pela evolução, e em 2020 está sendo avaliado que isso pode acontecer a cada 20 meses. Ninguém pode ficar de fora dessa onda evolutiva, tanto material quanto psicológica e espiritual, pois senão a vida de quem ficar parado perderá o sentido.

            Devemos ter a coragem para enfrentar esse desafio constante que a evolução nos apresenta, fazendo reciclagens periódicas e reconhecendo com humildade os momentos que somos ultrapassados, até por pessoas mais jovens e menos experientes.

            As metas humanas colocadas no campo de nossa evolução, devem ser multifacetadas, dentro das realizações morais, evitando o risco da desumanização ou robotização. Os implementos psicológicos que devemos priorizar diz respeito a adequação ao espiritual, à ultrapassagem dos limites corporais, até atingir a consciência transcendental.

            O alcance da plenitude só será possível quando tivermos a consciência da escalada evolutiva, evitando a desmotivação causada pelos problemas surgidos a cada novo patamar alcançado; quando tivermos renovado os valores para a estruturação do ser real no campo da consciência; identificar-se com a consciência cósmica para adquirir a força propulsora necessária para a ascensão; e atingir o nível máximo da liberdade e do amor, o alcance da plenitude.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 20/08/2016 às 00h01
 
19/08/2016 08h12
DEUS CONVERSA COMIGO

            Escuta, Francisco, os mandamentos da vida. Meditas a fim de que aprendas a prudência. Donde vens, Francisco, donde vens que te encontra em terra inimiga, cheia de crimes, e abandono da minha vontade? Aprende onde se acha a prudência, a força e a inteligência, a fim de que saibas, ao mesmo tempo, onde se encontram a vida longa e a felicidade, o fulgor dos olhos e a paz.

            Quem jamais encontrou sua mora e penetrou em seus domínios? Onde estão os chefes das nações que domavam os animais da terra, e brincavam com as aves do céu, que entesouravam prata e ouro, em quem os homens confiavam, e cujos bens eram inesgotáveis? Nada resta de suas obras. Desapareceram, desceram à habitação dos mortos, e outros subiram ao lugar deles; os mais jovens viram o dia e habitaram a terra; não descobriram, porém, o caminho da sabedoria, nem conheceram a senda que a ela conduz. Também seus filhos não a alcançaram e longe permaneceram de seu caminho.

            Deles não se ouviu falar do Reino de Deus, nem seguiram as lições do “meu Filho”. Mesmo os membros do Templo, à procura de prudência terrestre, e os negociantes do ferro e da fala, os amigos de provérbios e os desejosos de prudência, não puderam conhecer o caminho da sabedoria, nem dela obter informações sobre sua pista.

            Ó Francisco! Quão imensa é a minha Casa; como é vasta a extensão dos meus domínios! Sim, é vasta, imensa, ampla, ilimitada. Aqui nasceram os famosos gigantes antigos, de estatura imensa e alma de guerreiros. Não os escolhi, nem lhes mostrei o caminho da sabedoria. E por falta de sagacidade pereceram, vítimas da própria estultícia.

            Quem escalou o céu, a fim de procurar a sabedoria, e a trouxe para baixo das nuvens? Quem atravessou o mar para encontrá-la, e a adquiriu, ao preço do ouro mais puro?  Ninguém conhece o caminho que a ela conduz, nem sabe a pista que lá o possa levar. Somente aquele que tudo sabe a conhece, e por efeito de Sua prudência à descobre; aquele que criou a Terra para tempos que não findam; aquele que de animais a povoou; aquele que lança o relâmpago e o faz brilhar, que o chama e ele, bramindo, obedece.

            Brilham as estrelas em seus postos e se alegram; Eu as chamo, e respondem: “aqui estamos”. E jubilosas refulgem para o seu Criador. Eu sou o vosso Deus e comigo nenhum outro se compara. Conheço a fundo os caminhos que conduzem à sabedoria, galardoei com ela Salomão, Jesus e seus discípulos. Foi então que ela apareceu sobre a Terra, onde permanece entre os homens.

            Ela é o livro dos mandamentos divinos e a Lei que subsiste para todo o sempre. Todos aqueles que a seguem adquirirão a vida, e os que a abandonam ou não a alcançam, morrerão. Vem para ela, abraça-a. caminha ao seu encontro, ao esplendor da sua luz. Participes com outros desta glória, e estendes esta salvação à nação inteira.

            Ditosos são todos, Francisco, que dentro da consciência percebem o que foi revelado e que agrada a Mim!

            Este relato, tirado de Baruc, 3:9-38; e 4:1-4, com algumas adaptações, das minhas leituras diárias e sequenciais, foi sentido por mim que era a transmissão das intuições divinas passadas aos profetas do passado e registradas na Bíblia, como a resposta material do Pai aos meus constantes pedidos de sabedoria. Esse é o procedimento que o Pai usa, com a sua inesgotável sabedoria, de se comunicar com toda a sua criação inteligente, através de recursos que podem seguir um roteiro de séculos até atingir os seus objetivos, de clarear o discernimento de Seus filhos que procuram fazer Sua vontade e que permanecem mergulhados em dúvidas, vícios e defeitos.  

            Fiquei satisfeito com a resposta, pois apesar de não me considerar portador da sabedoria que Salomão e o próprio Jesus apresentavam, sinto que estou bem orientado na trilha que estou seguindo e que foi ensinada pelo Mestre, de aplicar o Amor Incondicional em todas as circunstâncias da vida, mesmo que para isso eu aparente ser a causa de sofrimentos individuais, pois o objetivo está no coletivo que é o interesse maior do Pai. Esta sabedoria de um dia alcançar a harmonia geral num amplo relacionamento que leva à família universal, é um objetivo que está colocado à frente do caminho.

 

Publicado por Sióstio de Lapa
em 19/08/2016 às 08h12
 
18/08/2016 00h01
FOCO DE LUZ (114) – VISITANTES

            No dia 17-08-16, as 19h, na Escola Estadual Padre Monte, teve início mais uma reunião da AMA-PM e Projeto Foco de Luz, com a presença das seguintes pessoas: 01. Francisco; 02. Paulo; 03. Edinólia; 04. Rusa; 05. Mano; 06. Ana Paula; 07. Douglas; 08. Junior; 09. Davi; 10. Washington; 11. Neta; 12. Joanilson (vereador); 13. Igo (Assessor); 14. Daniele (militante); 15. Gleidise (militante); 16. Sales (Escola S&A); 17. Jailton (assessor); 18. Joyce (Assessor); 19. Damião (Mórmons); e 20. João Maria. Após os 30 minutos de conversa livre, foi lido o preâmbulo espiritual com o título “O mundo e o mal” uma frase de Jesus escrita por João em 17:15. Em seguida foi lida a ata da reunião anterior que foi aprovada com a observação de que Luzivam justificou a sua ausência e os pedidos de lixeiras e policiais foi dirigido ao vereador Ubaldo, presente à reunião. Paulo deixou dois livros na Biblioteca Virtual, ficando “A mentira do sistema religioso” com Edinólia e “O dízimo” com Francisco; Francisco deixou um Filme sobre a vida de Jesus-menino, que ficou com Paulo. Como havia vários convidados de primeira vez na reunião, foi colocada a proposta de trabalho comunitário desenvolvida pela AMA-PM, de natureza evangélica, sem partidarismo ou filiação religiosa. Porém todos os cidadãos que queiram colaborar com a comunidade, principalmente os vereadores eleitos e candidatos, serão bem vindos em nossa reunião, sem compromisso de atrelamento a qualquer candidatura. O nosso líder maior é Jesus, e sabemos que Ele considera a todos como irmãos, independentemente de partido ou de igreja. Em seguida foi dada a palavra ao vereador Joanilson para falar sobre sua plataforma política e que está apresentando um projeto de um diálogo inter-religioso. Informa que também pode ajudar no reconhecimento de utilidade pública para a AMA-PM e que estão abertas as inscrições na Câmara para estágios dirigidos para estudantes. Orienta que a AMA-PM pode credenciar uma pessoa junto à Câmara Municipal, para acompanhar os projetos de interesse da comunidade. Deixa o telefone do seu gabinete, 3232-3860 para qualquer necessidade da comunidade, falar com Alexandre ou Wober. O senhor Sales falou da Escola “SA Soluções em Informática & Cursos, que prepara para o mercado de trabalho nas áreas Tecnológicas, Humanas, Idiomas e Saúde, além de preparação para o ENEM e Concursos. Tem mensalidade a partir de 50,00 reais, mas com a possibilidade de bolsas, de 10 a 20. A condição de matrícula é que a pessoa tenha acima de 14 anos e seja alfabetizado. As 20h30m foi encerrada a reunião, o pastor Damião da Igreja Mórmons conduziu a oração ao Pai, posamos para a foto coletiva e degustamos o lanche fornecido por Francisco.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 18/08/2016 às 00h01
 
17/08/2016 13h55
VIDA EM FAMÍLIA UNIVERSAL

            A vida em família universal continua sofrendo muito obstáculo da família nuclear. A família nuclear desenvolvida a partir do amor romântico, que tem a meta da reprodução e portanto da transmissão dos gens dos amantes envolvidos, vai ser facilmente envolvida pelos mecanismos egoístas que preservam a individualidade, a melhor oportunidade de preservar e reproduzir os próprios gens. Este é um mecanismo atávico, associado a sobrevivência biológica e que gera energias representadas na mente como desejos e repulsas. Desejo pelas pessoas que podem possibilitar a melhor condição de reproduzir e preservar os seus gens; repulsa pelas pessoas adversárias que podem ser obstáculos, que podem desviar as pessoas companheiras que facilitariam o seu desempenho biológico. Este é o jogo que prevalece na cultura, na vida social, em todos os segmentos. Isso gera um clima de hostilidades, de conflitos, de prepotência, orgulho de vaidade, que tende a se disseminar no espaço e no tempo, que gera ódios e guerras.

            Por outro lado, a família universal, formada pela aplicação do amor incondicional, tem como meta a harmonização da sociedade, com solidariedade e justiça social. Essa energia mental do amor incondicional carregado da inclusividade, deve ser forte o suficiente para suplantar a energia do amor romântico com sua carga de exclusividade. Os desejos e repulsas que chegam em nossa mente, não conseguimos evitar, pois tem origem no atavismo formado ao longo dos milênios de nossa formação e evolução biológica e espiritual. No começo a evolução espiritual esta à reboque da evolução biológica, e por esse motivo na herança atávica só iremos observar a força do amor condicionado a algum benefício para a sobrevivência individual. Mas, no momento que nossa consciência atinge o estágio de entender e desenvolver os conceitos morais, iremos perceber que o egoísmo tende a destruir a evolução harmônica em direção à perfeição de uma coletividade divina, o Reino de Deus.

            O amor incondicional deverá dirigir as ações do indivíduo para a vida se processar dentro da família universal. A fidelidade entre os casais que pretendem desenvolver um companheirismo não pode ser na base do exclusivismo, e sim da inclusividade. Em qualquer momento o companheiro ou companheira pode desviar sua atenção para outro setor espacial, para outra pessoa compatível no sentido de reforçar a ampliação dos sentimentos que é um dos pré-requisitos para se conceituar a família universal. As forças dos desejos e repulsões podem estar presente no psiquismo do amante incondicional, mas ele não deixará que elas prevaleçam sobre o comportamento de inclusão, solidariedade, fraternidade e justiça social.

            A fidelidade nesse contexto não quer dizer: “jamais se envolver intimamente com outra pessoa”, e sim, que as forças egóicas do atavismo animal não irá impedir o comportamento do companheiro(a) no relacionamento pertinente ao amor incondicional com outras pessoas, mesmo que na aparência exista o formato do amor romântico, mas o compromisso de fidelidade é com o amor incondicional.

            Somente dessa forma a vida familiar universal pode ser realizada, mesmo que nos estágios iniciais exista grande sofrimento, pelo não vencimento ou convencimento do amor condicional, romântico e exclusivo.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 17/08/2016 às 13h55
 
16/08/2016 23h59
FOCO DE LUZ (113) – PADRINHOS

            No dia 10-08-16, as 19h, na Escola Padre Monte, foi realizada mais uma reunião da AMA-PM e Projeto Foco de Luz, com a presença das seguintes pessoas: 01. Paulo; 02. Edinólia; 03. Ana Paula; 04. Rusa; 05. Juliano; 06. Washington; 07. Francisco Firmino; 08. Francisco Rodrigues; 09. Ubaldo; 10. Carlos; 11. Galego – Deusimar (comunidade da Ribeira). Mano justificou a ausência. Após os 30 minutos iniciais de conversa livre, foi lido o preâmbulo espiritual com o título “Contentar-se” um escrito de Paulo em Filipenses, 4:11. Em seguida foi lida a ata da reunião anterior que foi aprovada sem correções. COMUNICADOS: Francisco comunica que foi apresentado o projeto de apadrinhamento na plenária do Departamento de Medicina Clínica e foram listados oito padrinhos. Neste item o vereador Ubaldo se comprometeu a ser mais um padrinho, elevando o número para nove. Isso atende as necessidades urgentes da Escola de Capoeira que assinalou nove dos seus alunos como extremamente carentes. A projeto da EMATER não pode ser discutido devido a falta de Luzivan. Foi informado que os documentos da AMA-PM já foram entregues ao cartório e que dentro de 15 a 20 dias teremos o retorno. O vereador Ubaldo mais uma vez se coloca à disposição para apresentar a Associação na Câmara Municipal com objetivo de ser colocada como de utilidade pública. Washington solicita a substituição do nome dele pelo de Francisco Firmino, comerciante ambulante na praia, para compor o grupo de empréstimo junto ao Banco do Nordeste. Como Nivaldo não teve condições de fazer o contato com o Banco na semana passada, Washington aceitou ficar com essa responsabilidade junto ao novo grupo de empréstimo. Paulo informa que foi realizada a construção da calçada em frente ao colégio, que irá ser solicitado o reforço da iluminação no entorno do colégio, e que já acertou com a direção do Pâmpano para a nossa última reunião do mês ser realizada naquele clube de pescadores. Rusa informa da necessidade de solicitar lixeira para o bairro e policiais colocados em locais difíceis. As 20h30m a reunião foi encerrada, Deusimar conduziu a oração com o Pai, posamos para foto coletiva e degustamos o café oferecido pela escola.   

Publicado por Sióstio de Lapa
em 16/08/2016 às 23h59
Página 613 de 950