Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
10/01/2025 00h01
IGREJA CATÓLICA 3-XEQUE

            Continuando e acompanhando o pensamento do Padre David Francisquini (Revista Catolicismo dez/2024) sobre a Igreja.



            Depois de Santo Agostinho – o qual, em sua controvérsia com os donatistas, que existiam apenas num reduto geográfico, insistiu no caráter territorial do conceito de universalidade da Igreja – considera-se ordinariamente a “catolicidade” no sentido de difusão exterior. Mas o melhor é unir a explicação de Santo Agostinho à de São Cirilo e insistir a respeito da catolicidade qualitativa (comunhão de fé, de culto etc.) com primazia sobre a catolicidade quantitativa, ou seja, a universalidade territorial. Porque é nisso que a “catolicidade” e a “unidade” da Igreja aparecem como dois aspectos de uma mesma realidade.



            Aqui o Padre Francisquini associa o aspecto da unicidade a catolicidade, e não deixa de ter razão. De que adianta a universalização da Igreja se não leva consigo os mesmos princípios tradicionais para onde for?



            Esta consideração da unicidade e catolicidade da Igreja é muito importante, porque, sob o pretexto da “sinolidade” – ou seja, de “caminhar juntos” à escuta de todos, especialmente dos “marginalizados” – está se promovendo um conceito de “universalidade” que põe em xeque  a unidade da Igreja. A catolicidade da Igreja consistiria em Ela ser inclusiva, isto é, capaz de uma abrangência ilimitada, disposta a acolher e assimilar benignamente todas as opiniões, desde que sejam defendidas com sinceridade, por mais contraditórias que sejam entre si e com o seu ensino tradicional. É o que está nas entrelinhas da frase do Pe. Costa, segundo o qual “na diversidade é possível ser-se unido na fé”.



            Assim, por exemplo, em matéria de reconhecimento de uniões homossexuais, poderia haver uma prática diferenciada entre as igrejas da África – supostamente influenciadas pelos condicionamentos da cultura local – e as igrejas da Alemanha e da Bélgica, liberadas dos preconceitos “rigoristas” do passado e abertas a abençoar e a integrar nas comunidades paroquiais os pseudo-casais do mesmo sexo.



            Esse novo conceito de “catolicidade” é absolutamente estranho aos escritos dos Padres e aos ensinamentos dos catecismos e do magistério. Não se pode colher um termo consagrado por séculos de uso e atribuir-lhe um significativo totalmente novo, o que resulta extremamente enganoso.



            Porém, já nos idos de 1970, Leonardo Boff o reivindicava no seu livro Igreja: carisma e poder, afirmando que “o catolicismo, como se mostrou historicamente até hoje, implica coragem para a encarnação, para assunção de elementos heterogêneos e sua refundição dentro dos critérios de seu ethos católico específico. A catolicidade como sinônimo de universalidade só é possível e realizável sob a condição de não fugir ao sincretismo, mas, antes, pelo contrário, de fazê-lo o processo da produção da própria catolicidade”.     



            Segundo o ex-frade franciscano a “lei de encarnação” faz aparecer o que ele chama de “sincretismo de refundição” como algo positivo e “como processo normal da constituição do catolicismo”. Uma religião como o cristianismo, afirma ele, “conserva e enriquece sua universalidade na medida em que é capaz de falar todas as línguas e de encarnar-se, refundindo-se, em todas as culturas humanas”.



            Essa ideia investe na universalidade desconectada com a pureza material do que se deseja entregar, que são os ensinamentos do Cristo. Ele pretende enriquecer a universalidade refundindo-se com todas as culturas humanas. Sim, ele pode ter sucesso agindo dessa forma e é o que está acontecendo com a Santa Igreja Católica. Deixou de ser impermeável a atos e culturas que não sintoniza com a verdade do Cristo e agora o que resta não é mais o Cristianismo, e sim um amálgama de todas essas culturas.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 10/01/2025 às 00h01
 
09/01/2025 00h01
IGREJA CATÓLICA 2-INTEGRAL

            Continuando o acompanhando o pensamento do Padre David Francisquini (Revista Catolicismo dez/2024) sobre a Igreja.



            Para medir a gravidade das mudanças que querem implementar na Igreja, é preciso compreender todo o alcance da “catolicidade” da Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo.



            Como é sabido, a catolicidade é uma das quatro notas da Igreja, conforme rezamos no Credo: unam, Sanctam, catholicam et apostolicam Ecclesiam. As quatro “notas” são propriedades intrínsecas da Igreja, que lhe foram concedidas por Nosso Senhor e que constituem a sua essência. Elas têm de característico que, além de serem propriedades internas (sem as quais Ela deixaria de ser a Igreja), elas são visíveis, tornando-A reconhecível por aqueles chamados a pertencer a Ela.



            Se a unidade é a nota mais essencial e a santidade a mais preciosa das propriedades da Igreja, a catolicidade é a que mais A distingue das falsas igrejas heréticas e/ou cismáticas. Ela designa uma extensão temporal, cobrindo a universalidade das eras, mas sobretudo uma extensão territorial, porque, ao contrário do Povo Eleito do Antigo Testamento, a Igreja está chamada a estender-se ao mundo inteiro, conforme o derradeiro mandato de Jesus aos Apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).



            Essa extensão territorial não precisa dar-se de fato (não existia nas primeiras comunidades cristãs, que eram uma gota d’água no globo), mas ela sempre existiu de direito, posto que a Igreja tinha a vocação e o direito de estender-se ao mundo inteiro (e esperamos que o fará no Reino de Maria).



            Também não precisa ser uma universalidade física, bastando que seja moral, isto é, que Ela tenha uma tal extensão no mundo que a torne visível e que sua força, grandeza e capacidade de expansão sejam perceptíveis por boa parte da humanidade.



            Santo Inácio de Antioquia foi o primeiro a dar à Igreja o título de “católica”, dizendo que “onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja católica”. Outros padres da Igreja lhe deram esse nome, mas o que o fez de maneira mais notável e excludente foi São Cirilo de Jerusalém: “Se algum dia peregrinares pelas cidades, não indagues simplesmente onde está a casa do Senhor, porque também as seitas dos ímpios e as heresias querem coonestar com o nome de ‘casa do Senhor’ as suas espeluncas; nem perguntes simplesmente onde está a igreja, mas onde está a Igreja Católica; este é o nome desta santa Mãe de todos nós, que é também a Esposa de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Instrução Catequética c. 18; nº 26).



            O próprio São Cirilo explica as catecúmenos o sentido dessa expressão:  “A Igreja é chamada ‘católica’ porque existe em toda a superfície da Terra, de um extremo ao outro; porque ensina integralmente e sem omissão todos os dogmas que devem ser levados ao conhecimento dos homens, tanto nas coisas visíveis quanto nas invisíveis, nas coisas celestes e nas coisas terrenas; porque leva ao mesmo culto todas as categorias de pessoas, governantes e súditos, instruídos e ignorantes; por fim, porque ela cuida e cura integralmente todos os tipos de pecados, tantos carnais quanto da alma; e mais, porque ela possui todos os tipos de virtudes, em atos, em palavras, em dons espirituais de toda sorte”.



            Define uma potência da Igreja que só é explicada pela força moral que o Cristo passou para os apóstolos e seus convertidos.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 09/01/2025 às 00h01
 
08/01/2025 00h01
IGREJA CATÓLICA 1-MUDANÇA

            Acompanhando o pensamento do Padre David Francisquini (Revista Catolicismo dez/2024) vou colocar a pergunta feita antes e tecer algumas considerações:



            Acompanho o site português de notícias religiosas 7 Margens e fiquei chocado com o artigo “Acabou o sínodo, acabou a Igreja Universal... e o papel das mulheres permanece em aberto”, sobre a conferência de imprensa de apresentação do documento final do Sínodo sobre a sinolidade. Interrogado sobre a passagem a respeito do diaconato feminino, o Padre Giacomo Costa, um dos secretários especiais da assembleia sinodal, respondeu que uma grande “novidade deste documento” é que “não se fala mais de uma Igreja Universal” e não se encara a Igreja “como uma multinacional com suas filiais”. A Igreja é vista como “uma comunhão de igrejas que, juntas, caminham”, dando um testemunho de que “na diversidade é possível ser-se unido na fé e um único corpo em Cristo”. Pergunto se a Igreja deixasse de ser “universal”, poderia continuar a se chamar “católica”?



            Minha primeira impressão sobre essa pergunta é que a proposta é interessante. Privilegia a diversidade do pensamento dentro das igrejas que se unem na fé em Cristo.



            Não vejo como isso destrói o catolicismo da Igreja, parece até que fortalece, abrangendo mais igrejas com mais diversidades. A pergunta me parece sem sentido: “se a Igreja deixasse de ser universal, poderia continuar a se chamar católica?” Não me parece que a Igreja deixaria de ser universal apesar de um dos secretários da Assembleia Sinodal ter dito que “não se trata mais de uma Igreja Universal” uma “multinacional com suas filiais”, mas uma comunhão de igrejas que juntas caminham. Mas não é dentro do critério universalista?



            Mas, o Padre Francisquini tem outra opinião.



            A pergunta do missivista tem todo cabimento. Na verdade, o adjetivo “católico”, tradução do grego katholikós (por sua vez derivado de kathá – através, completamente – e holos – inteiro, tudo), quer dizer precisamente “geral”, “universal”. Logo, ao menos semanticamente, a nova Igreja não-universal do Pe. Costa não seria mais a Igreja Católica.



             Esta resposta se aplica ao comentário do Pe. Costa de que a Igreja deixou de ser universal, e se a opinião do secretário da Assembleia Sinodal procede, então a Igreja deixaria de ser católica.



            Mas vejamos o conteúdo mais profundo do pensamento do Pe. Francisquini.



            A Santa Igreja tampouco seria “católica” do ponto de vista teológico, pois o que está implícito nas suas palavras é que diferentes igrejas particulares poderiam ter respostas diversas a respeito de muitas questões, por exemplo, na questão do diaconato das mulheres. A primazia da igreja de Roma – Sé de Pedro – ficaria, assim, reduzida a um primado de honra, já que as demais igrejas não são meras filiais dela e podem, portanto, dar soluções doutrinariamente diferenciadas em temas nos quais existem várias opiniões. Era, pelo menos, a autonomia das igrejas locais em matéria doutrinária que reclamavam, no imediato pós-Concílio, teólogos progressistas como Hans Küng, Leonardo Boff e um longo “etcétera”.  



            Essa resposta parece estar relacionada com a unicidade da Igreja, e não com a catolicidade, a universalidade.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 08/01/2025 às 00h01
 
07/01/2025 00h01
O ESPÍRITO HERODIANO

            A Guerra Espiritual recrudesce a cada batalha. Há 2.000 anos observamos uma tentativa de evitar a vinda do Messias que tinha a missão divina de implantar o Reino de Deus no coração dos homens.



            Lúcifer, o comandante das hostes malignas, influenciou o orgulho e vaidade do rei Herodes para que ele desse a ordem aos seus soldados para matar aquele que apesar de toda truculência assassina conseguiu sobreviver.



            Herodes não foi bem-sucedido nos seus propósitos, pois a força do Bem também tem os seus aliados, prontos para fazerem a vontade de Deus.



            Cristo sobreviveu, cresceu, foi tentado diretamente no deserto pelo Demônio, conseguiu ensinar particularmente a 12 pessoas, apóstolos, que conseguiram dobrar a violência e ignorância dos rudes pagãos, criando a Cristandade em boa parte do mundo ocidental.



            Apesar de Lúcifer ter sido derrotado nessas batalhas frontais que protagonizou contra o Cristo, ele jamais abandonou a arena terrestre, mantendo o jogo diabólico de sua sanha destruidora contra a humanidade.



            Percebeu Lúcifer que o confronto direto não lhe levaria à vitória, pois o sangue dos mártires cristãos servia de adubo para novos cristãos surgirem. Assim, resolveu assumir outra estratégia, a infiltração de pessoas com a aparência do Bem, mas, contaminadas mentalmente, consciente ou inconscientemente, com os propósitos do Mal.



            Com essa estratégia da infiltração maligna, pessoas usando termos cristãos foram se infiltrando nas instituições e até mesmo na Igreja Católica, herdeira dos ensinamentos basilares do Cristo.



            Chegamos agora no século XXI e estamos no Brasil, terra civilizada pelos portugueses, com a orientação e recursos da Ordem de Cristo, originada dos Templários, para ser catequizada e ser transformada numa grande civilização cristã, e que fosse capaz de se tornar a pátria do Evangelho e o coração do mundo.



            Porém, o Demônio, com sua milenar estratégia do uso da mentira e criação de falsas narrativas, conseguiu se infiltrar em nossas instituições que se tornaram amaldiçoadas a ponto de colocar um criminoso, condenado pela justiça, com o aval de diversas cortes, e coloca-lo contra todas as evidências, ética e moral no centro do poder.



            A partir deste ponto que nos encontramos, a perseguição institucionalizada aos cristãos, àqueles que falam a verdade e defendem a verdadeira justiça, é uma realidade que extrapola os limites de nação.



            O ponto crítico da ofensiva luciferina, nesta data de 25 de dezembro de 2024, onde festejamos a vinda do Cristo, nosso divino mestre entre nós, os amaldiçoados no poder aprovam legislação para permitir o aborto até os nove meses de gestação. Isso significa, simbolicamente, que o Cristo previsto para nascer hoje pode ser abortado. O espirito herodiano do passado volta a se manifestar. Naquela época Herodes, o principal amaldiçoado da época conseguiu matar dezenas de crianças já nascidas; hoje, os amaldiçoados modernos tentam conseguir a morte de milhares de crianças antes que elas saiam do útero, tentando assim abortar o nosso Mestre.



            Mas, mais uma vez Lúcifer não terá sucesso em seu empreendimento junto com os amaldiçoados que ele arregimentou, pois, o Cristo está nascendo no coração de cada abençoado que atende à vontade do Pai.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 07/01/2025 às 00h01
 
06/01/2025 00h01
ALCOOLISMO E EGOÍSMO (07) – EXPANSÃO

Bill W. estava precisamente orgulhoso de sua correspondência com o Dr. CG Jung, o psiquiatra suíço, a quem agradeceu em 1961 por dizer a Rowland H. que a única esperança de superar seu alcoolismo era uma experiência espiritual transformadora. Bill lamentou não ter expressado gratidão a Frank Buchman por fornecer a Rowland a experiência que Jung indicou. Um mês após a morte de Frank em 1961, Bill escreveu a um amigo: “Agora que Frank Buchman se foi percebo mais do que nunca o que devemos a ele, gostaria de tê-lo procurado nos últimos anos para lhe dizer do nosso apreço.”



A influência na parcela de ajuda mútua de AA e seu conceito de Poder Superior – tudo isso veio do Grupo Oxford e da inspiração inicial de Frank Buchman. Isso é importante? Muitos AA diriam que tudo foi determinado e conduzido por Deus, casualmente, então, quem se importa se todos são devidamente creditados por um papel no desenvolvimento de nossa irmandade?



Um membro de AA que se importava era Al L., um engenheiro pneumático aposentado de Akron que morava na Praia de Pompano, Flórida, até sua morte. Ele assistiu sua primeira reunião em 1937 na casa dos Williams e finalmente estabeleceu a sobriedade contínua em 1941. O Dr. Bob foi seu padrinho.



Al carregava um pequeno acervo de fotos do tamanho de uma carteira que seria um relato da história ilustrada de AA. Havia fotos de T. Henry e Clarence Williams, Dr. Bob e Anne S., Ebby T., Bill e Lois W. e outros.



Mas a primeira foto do acervo era um retrato de Frank Buchman. Al tinha uma resposta padrão para qualquer pessoa que perguntasse: "Por que você mantém a foto de Frank no topo?"



Se referiu a isto: “Porque foi aí que tudo começou. Nada disso aconteceu sem Frank.”



Essa não é toda a história, é claro. Muitos membros de AA reconhecem que Deus usou centenas de canais e pessoas diferentes para trazer AA à existência. Mas ele aparentemente escolheu Frank Buchman e o Grupo Oxford. Se isso o incomoda, console-se com o fato de que incomodou Bill W. quando a mensagem do Grupo foi apresentada a ele pela primeira vez por Ebby. Mas nem tudo funcionou de uma forma maravilhosa!



Agradeço aos trabalhos da Silkworth.net na divulgação desse histórico que serve para no motivar a participar do esforço de Redenção da humanidade, que certamente está dentro da vontade de Deus e que usa diversas pessoas e instituições com esse propósito.



Eu, desde que fui formado médico e trabalhando na psiquiatria, me deparei com a frustração de tratar de alcoólicos com os métodos que aprendi na Universidade. Ficava deprimido e impotente frente o grande número de pacientes que recaiam, mesmo usando os melhores medicamentos, as melhores psicoterapias e as melhores instituições. Foi com a descoberta dos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA) e seus congêneres (Al-Anon, Al-tenn, NA, etc.), que percebi a existência de uma forma de conter a doença com mais sucesso, usando a técnica dos 12 passos e na cobertura do Poder Superior.



Hoje, depois de tantos anos de trabalho junto com os grupos de mútua ajuda criados e incentivados por AA, percebo que mais progresso poderemos ter na ajuda coordenada para a progresso da humanidade, com a criação dos grupos de Egoístas Anônimos (EA). Com o pouco tempo disponível, incluindo o tempo de vida que me resta, irei dar os primeiros passos nessa direção e como aconteceu em outras situações, o Poder Superior atuará.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 06/01/2025 às 00h01
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