Sióstio de Lapa
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28/01/2024 00h01
DISCURSO DE MILEI (01) ANALISANDO DADOS

            Discurso histórico do Milei, presidente recém-eleito da Argentina, no 54o Fórum Econômico Mundial em Davos. Muito esclarecedor. Vejamos cortado em quadros para a nossa reflexão...



            Boa tarde.



            Muito obrigado por sua gentileza, a todos vocês.



            Hoje estou aqui para comunicar que o Ocidente está enfrentando um perigo iminente. Está em perigo porque os defensores dos valores do Ocidente estão sendo cooptados por uma visão de mundo que leva ao socialismo e consequentemente à pobreza.



            Infelizmente, nas últimas décadas, motivados por alguns desejos bem-intencionados de querer ajudar ao próximo e outros pelo desejo de pertencer a uma casta privilegiada.



            Os principais líderes do mundo ocidental abandonaram o modelo de liberdade por diferentes versões do que chamamos de coletivismo. Nós dizemos que experimentos coletivistas não são solução, mas sim causa dos problemas dos cidadãos do mundo. Estamos aqui para dizer isso.



            Acreditem em mim, ninguém melhor que os argentinos para dar testemunhos destas duas questões. Quando adotamos o modelo de liberdade, lá pelo ano de 1860, em trinta e cinco anos nos tornamos a primeira potência mundial. Enquanto adotamos o coletivismo nos últimos cem anos, testemunhamos a queda sistemática da riqueza de nossos cidadãos, chegando a posição 140, globalmente.



            Antes de discutirmos, é crucial analisar os dados que comprovam que o capitalismo de livre empresa é um sistema viável para erradicar a pobreza global e também é o único sistema moralmente preferível para alcançar esse objetivo.



            Ao analisarmos a história econômica, o PIB per capita mundial se manteve constante do ano zero até cerca de 1800, mostrando um progresso econômico estável ao longo desse período.



            Se alguém observar um gráfico do crescimento econômico ao longo da história, verá um gráfico em formato de taco de roquei, uma função exponencial constante por 90% do tempo e que aumenta exponencialmente a partir do século 19. A única exceção foi a descoberta da América no final do século 15. Exceto por essa exceção, de 0 a 1800, o PIB per capita global permaneceu estagnado nesse período de tempo.



            Agora, não apenas o capitalismo gerou uma explosão de riqueza desde o momento em que foi adotado como sistema econômico, mas se analisarmos os dados, o que se observa é que o crescimento vem acelerando ao longo de todo o período. De 0 a 1800 a taxa de crescimento do PIB per capita foi estável em torno de 0,02% ao ano, ou seja, praticamente não houve crescimento econômico. Século 19 com a revolução industrial o crescimento foi 0,66% a partir daí. A esse ritmo, para duplicar o PIB per capita, seriam necessários crescer durante 107 anos. Entre 1900 e 1950 a taxa de crescimento acelera para 1,66%, enquanto a taxa de crescimento acelera 1,36% ao ano. Já não precisamos de 107 anos para duplicar o PIB per capita, mas sim 66. Se considerarmos o período entre 1950 e o ano 2000 a taxa de crescimento foi de 2,1% ao ano, resultando em apenas 33 anos para duplicar o PIB per capita do mundo.



            Essa tendência, longe de cessar, persiste até hoje. Entre 2000 e 2023 a taxa de crescimento acelerou novamente em 3% ao ano, o que implica em uma possível duplicação do PIB per capita global em apenas 23 anos.



            Ao estudar o PIB per capita desde 1800, observa-se que após a revolução industrial o PIB per capita mundial se multiplicou mais de 15 vezes, retirando 90% da população mundial da pobreza e gerando uma explosão de riqueza significativa.



            Não devemos esquecer nunca que em 1800 cerca de 95% da população mundial vivia na extrema pobreza, enquanto esse número caiu para 5% em 2020, antes da pandemia.



            A conclusão é clara. Longe de ser a causa dos nossos problemas, o capitalismo de livre empresa como sistema econômico é a única ferramenta para acabar com a fome, a pobreza e a indigência globalmente.



            Foi encontrado algumas incoerências no discurso que reporto à tradução da inteligência artificial, mas que não prejudica o conteúdo do que se quer afirmar. Ficou bem claro o poder global que o capitalismo sendo operado dentro de limites éticos é a melhor solução para o crescimento individual e coletivo da humanidade.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 28/01/2024 às 00h01
 
27/01/2024 00h01
O JUÍZO FINAL

            No Evangelho de Mateus (25:31-46) Jesus ensina sobre a parábola que remete ao Juízo Final, onde seremos julgados definitivamente pela justiça divina, onde seremos cobrados e obrigados a pagar até o último centavo de novas dívidas contraídas e que não foram pagas aqui no mundo material. Vejamos...



As ovelhas e as cabras



31"Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, ele se assentará em seu trono na glória celestial. 32Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. 34"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. 35Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; 



36necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. 37"Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? 39Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' 40"O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'. 41"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. 42Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; 43fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram'. 44"Eles também responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?' 45"Ele responderá: 'Digo a verdade: O que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo'. 46"E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".



            Percebo porque os movimentos de esquerda, socialistas e comunistas, têm tanta raiva do cristianismo, da Bíblia. Esta parábola coloca de forma clara o comportamento de quem está à direita e de quem está à esquerda nos movimentos sociais. Mostra o comportamento de cada uma dessas facções, e não se deixa enganar pelos esquerdistas, que aqui no mundo material engana a tanta gente, usando os temas caros ao cristianismo como se eles fossem os legítimos defensores. Basta ver o que aconteceu na Revolução Francesa, onde os revolucionários, esquerdistas, usaram o lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade para provocar um banho de sangue que envolveu a todos e nada se via da bandeira que eles empunhavam.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 27/01/2024 às 00h01
 
26/01/2024 00h01
PARÁBOLA DOS TALENTOS

            No Evangelho de Mateus (25:14-30) podemos observar uma importante lição de Jesus sobre o Reino de Deus para os dias atuais. Vejamos...



A parábola do dinheiro investido



14 "E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. 16 O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. 17 Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. 18 Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 "Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles. 20 O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: 'O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco'. 21 "O senhor respondeu: 'Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!' 22 "Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: 'O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois'. 23 "O senhor respondeu: 'Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!' 24 "Por fim, veio o que tinha recebido um talento e disse: 'Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. 25 Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que pertence ao senhor'. 



26 "O senhor respondeu: 'Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? 27Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. 28 " 'Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. 29 Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes'.



            Esta parábola mostra a aceitação do Mestre pelo sistema capitalista, de fazer render nossos recursos, gerar lucros e aumentar o nosso capital. Desde que este trabalho seja feito dentro da fraternidade, ele estará enquadrado na lei de Deus.


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em 26/01/2024 às 00h01
 
25/01/2024 00h01
ESPIRITUALIDADE – INTRODUÇÃO

            Inicio com este texto as respostas que minha amiga ML faz a respeito de considerações sobre a vida. Este primeiro texto aborda a espiritualidade, que é um tema bastante deficiente em sua atual vivência.



21-01-24 ESPIRITUALIDADE - INTRODUÇÃO



Querida amiga



            Desde que nascemos somos bombardeados por narrativas que tentam explicar o mundo em que vivemos. À medida que vamos aceitando tais narrativas como Verdade, iremos construir nossos paradigmas de vida. É importante que compreendamos que tais paradigmas que criamos não representam a verdade absoluta, podem haver falsas interpretações ou mesmo falsas narrativas com interesses maléficos, de conduzir a nossa opinião por caminhos distorcidos.



            Quando chegamos no ponto de confusão cognitiva, onde nossos interesses vitais não coincidem com a vitalidade volitiva, é importante fazermos uma retrospectiva filosófica procurando encontrar as respostas para o básico de nossa existência: quem sou, de onde venho e para onde vou.



            Para responder a primeira pergunta irei apresentar uma aula que responde a primeira pergunta: quem sou.



            É importante saber que isto que vou apresentar corresponde a mais uma narrativa entre tantas que você já ouviu, acatou algumas e rejeitou outras.



            A ideia é que você inicie o estudo com a prerrogativa que esta narrativa é verdadeira. O que pode trazer dúvidas são incoerências com o que você já ouviu e aceitou como verdade. 



            Nessa aula, o grande choque de realidade é a apresentação do nosso corpo como formado por energias vibracionais em sete níveis, de acordo com estudos orientais (Rosa Cruz e Ioga), referendado aqui no Ocidente pela Doutrina Espírita, cujos espíritos responderam na mesma base lógica.



            O mais grosseiro desses corpos é o corpo físico, considerado como tal pelas três Escolas como correto. Os outros corpos, sutis, não são perceptíveis por nossos órgãos dos sentidos, a não ser que a pessoa tenha uma sensibilidade especial. Essa pessoa passa a ser conhecida como médium.



            Passamos a conhecer a função de cada um desses sete corpos, ficando bem marcado em nossa consciência, com boa sintonia com a verdade do que acontece ao nosso redor, com a realidade, esses três corpos: físico, perispírito e espírito.



            Seu primeiro texto focou na espiritualidade. Também considero de grande importância conhecer um pouco mais da dimensão espiritual, pois lá é onde se processa a vida real, sendo a dimensão material, a vida virtual, onde tudo é efêmero, com exclusão do aprendizado.



Já estou contatando pessoas da terceira idade, pacientes e amigos, para formar nossa reunião grupal de frequência semanal ou quinzenal.



Vou enviar pelo zap o vídeo 2 vídeos relacionados com a espiritualidade.



O primeiro é um filme “O Pacto” sobre as promessas feitas por Deus ao povo escolhido.



O segundo é a primeira aula sobre “Catequese Tradicional” que fala sobre Religião Natural e Religião Sobrenatural.



A ideia com esses dois vídeos é começar a compreender a espiritualidade dentro de uma visão religiosa e procurar captar a verdade no meio de fatos e fantasias. É importante manter a mente sempre livre de conceitos pré-estabelecidos e deixar o racional encontrar a lógica das coerências, mesmo que isso ultrapasse os limites da ciência materialista.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 25/01/2024 às 00h01
 
24/01/2024 00h01
TESTE DE ABRAÃO

            Observamos que as promessas de Deus eram dependentes da obediência constante de Abraão. Mas aconteceu um evento que elevou a aliança de Deus com Abraão a um novo nível, mais elevado, e por uma boa causa... veremos.



            Deus disse a Abraão para trazer Isaque, o filho da promessa, e sacrificá-lo como uma oferta queimada no Monte Muriá (Genesis 22:2). O principal teste de fé de Abraão havia chegado.



            Nessa altura de sua vida Abraão tinha aprendido a confiar em Deus implicitamente. Ele tinha experimentado a sabedoria, a verdade e a fidelidade de Deus. Ele continuou fazendo conforme era instruído, até ser milagrosamente interrompido no exato momento em que mataria seu filho (versículos 9-11).



            Podemos aprender diversas e profundas lições deste incidente.



Primeiro, Deus, seja no passado ou hoje em dia, nunca admitiu que O adorassem com sacrifícios humanos.



            Segundo, Deus proibiu a Israel de seguir a prática pagã de oferecer os filhos primogênitos como sacrifícios a ídolos. O sacrifício humano fazia parte da cultura da sociedade mesopotâmica de onde Abraão foi chamado, assim como também das nações ao seu redor. Mas Deus certificou-se de que seu servo fiel não iria realmente imolar seu filho, embora Abraão não soubesse de antemão o que Deus tinha em mente.



            No versículo seguinte, as palavras de Deus revelam o que realmente Ele queria descobrir sobre Abraão: “Agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único” (versículo 12).



            Por estar disposto a obedecer a Deus, Abraão provou que renunciaria àquilo que era mais precioso para ele, seu único herdeiro (versículo 16). Deus não queria o filho de Abraão como sacrifício, mas queria realmente saber se Abraão confiava nEle o bastante para fazer a escolha mais difícil que Ele colocaria diante dele. Abraão passou no teste.



            Aqui é outro ponto que o meu racional aponta uma incoerência. Deus não tem capacidade de sondar nossos corações, nossas intenções? Por que exigir uma prova de tal natureza, mesmo que se Abraão cumprisse ele não estaria seguindo a cultura do seu povo do sacrifício humano, principalmente dos primogênitos? Mas colocarei mais este trecho da narrativa no baú das dúvidas e seguir acreditando na narrativa.



            O comportamento de Abraão demonstrou para Deus que ele era um homem qualificado para o papel de “pai de todos os que creem” (Romanos 4:11-22; Gálatas 3:9; Hebreus 11: 17-19), e que era um fundador adequado da família de descendentes incontáveis que poderia se tornar o povo de Deus (Gênesis 18:19).



            Contudo, Deus não podia completar o plano que iniciara através de Abraão sem tocar no problema do pecado humano, e este problema iria, mais tarde, requerer o sacrifício do Redentor da humanidade, Jesus, o Messias, o Cordeiro de Deus (João 1:29).



            Como forma de diminuir o tamanho da minha crítica frente a exigência de Deus sobre a fé de Abraão, elaboro o seguinte raciocínio. Tem um setor da existência humana que Deus não pode intervir: o livre arbítrio. Não porque Ele não possa efetivamente, pois Ele pode tudo. Acontece que Deus nos criou enquanto espirito, simples e ignorante, capaz de evoluir em ciência e sabedoria com nossos próprios recursos. Para isso realmente acontecer, devemos possuir o livre arbítrio, uma ferramenta da nossa individualidade, onde ninguém poderia intervir, nem mesmo Deus. Isso dá para a humanidade o potencial de evoluir por nossos próprios esforços, respondendo pelos erros e acertos de nossas decisões e comportamento.   



            Dessa forma pode ser explicado porque Deus fez o teste com Abraão, mesmo sondando o seu coração e sabendo de suas intenções. Ele precisava saber se Abraão iria usar seu livre arbítrio, uma área que Ele não podia prever, para se comportar conforme Ele pedira.



            Assim justifica Deus exigir a aprovação nesse teste que envolvia o livre arbítrio.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 24/01/2024 às 00h01
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