O Pai, criador de tudo o que existe, inclusive nós, tem as Suas regras e espera que todos nós as cumpramos, sem tergiversações ou murmurações. Mas como Ele nos criou simples e ignorantes, dentro de uma estrutura biológica regida por instintos de sobrevivência, termina por nós atendermos os desejos biológicos da carne, representados pela figura mitológica do Behemoth, como um monstro energético de sete cabeças que reside dentro de nós e nos influencia constantemente.
Acredito que o Pai fica observando e avaliando até que ponto o nosso livre arbítrio apoiado na racionalidade que ele nos proporcionou ao longo de milhares de anos, no processo evolutivo biológico que criou uma sofisticada rede neural dentro da caixa craniana, pode se associar a fagulha divina que Ele deixou em nós, quando assoprou a vida em nossas narinas. Até que ponto a nossa racionalidade, expressa na arena mental onde se enfrentam os instintos biológicos portados pelo corpo e a fagulha divina portada pelo Espírito, consegue perceber a Lei Divina e a prioridade do seu cumprimento.
Após milênios de observação, o Pai percebe que a humanidade consegue evoluir mais rapidamente nos aspectos científicos e tecnológicos associados aos seus instintos do que nos aspectos éticos e morais associados à sua fagulha divina. Considera a necessidade de intervir nesse processo de aprendizagem, favorecendo um ensinamento mais rápido, mais direto, do Caminho a ser percorrido para que cheguemos mais rápido perto dEle.
Dessa forma, Ele escolhe um dos Seus filhos mais evoluídos, Jesus que foi gerado miraculosamente, nasceu em Belém e se desenvolveu em Nazaré onde foi gerado. Jesus, quando assumiu a consciência da Sua missão, nos seus três últimos anos de vida, escolheu 12 pessoas para ficarem mais próximas dele e passou a ensinar por onde andava, amparado pelo poder que o Pai lhe proporcionava para que as pessoas respeitassem a autoridade do Cristo como o Filho do Pai universal que ele declarava ser, associado ao Filho do Homem pelo qual ele se apresentava a todos como ser encarnado na matéria.
Apesar das expectativas que existiam nesta vinda do Cristo como o Messias que iria resgatar o povo judeu da escravidão, para este mesmo povo assumir o totalitarismo religioso no império romano e em seguida, por todo o mundo.
Esta não era a missão que o Filho recebeu do Pai. Jesus veio para informar que a principal e mais importante de todas as leis, era reconhecer, amar e obedecer ao Pai criador de tudo; amar com todas as nossas forças, inteligência e dedicação. Para fazer isso na prática, era importante agir com pura fraternidade com todos os seres humanos desta grande família universal, cuja bússola comportamental seria “amar ao próximo como a si mesmo, não fazendo nada ao outro que não desejássemos para nós mesmos”. Esta lição facilitou a nossa compreensão de seguirmos o Caminho reto da Verdade em direção à Vida eterna próximo ao Pai.
Após 2 mil anos desta lição, continuamos com dificuldade de a compreender e muito menos coloca-la em prática. Mas o Espírito Santo do Pai, do Filho e de tantos outros que compreenderam, praticaram a Lei, continuam nos ajudando, tanto aqui na dimensão espiritual, como principalmente, da dimensão espiritual.
Agora temos bastante vozes que replicam as lições do Cristo, sobre o Caminho, a Verdade e a Vida eterna. Se não estamos aprendendo ou praticando, este é outro problema que reside basicamente na nossa capacidade racional e nas intenções dos nossos corações.
Aprendamos a orar, a nos comunicar com estes Espíritos Santos que estão ao nosso redor, para que tenhamos a sabedoria para reconhecer a Verdade, coragem para seguir o Caminho apontado e inteligência rápida para não nos envolver nas tentações do mal, da ignorância, que querem nos desviar da Vida eterna.
Este texto de Caio Coppola me fez lembrar do que sempre peço a Deus em minhas orações: ter uma inteligência rápida. Vejamos o texto e identifique por que fiz tal comparação com a minha oração e pedido a Deus.
Texto Caio Coppola
NÃO DESPERDICE NENHUMA PALAVRA, POIS QUANDO TERMINAR DE LER, VOCÊ VAI ENTENDER E REPASSAR...
SERÁ QUE AGORA, COM 35 ANOS DE ATRASO, OS BRASILEIROS, ENTENDERAM, O QUE ACONTECEU EM SEU PRÓPRIO PAÍS?
Entenderam porque Médici dissolveu o STF?
Entenderam porque o DOPS metia porrada em alguns "jornalistas"?
Entenderam porque a FAB combateu os guerrilheiros do Araguaia?
Entenderam porque foi necessário o AI-5?
Entenderam porque o General Olímpio Mourão Filho chutou o João Goulart?
Entenderam porque MÉDICI alertou FIGUEIREDO sobre os esquerdistas no poder? ("Em 10 anos eles vão roubar até as prensas da Casa da Moeda...”).
Entenderam porque FIGUEIREDO disse que iríamos nos arrepender do fim do governo militar? e iríamos sentir saudades dele?
Entenderam porque a PF prendia os "professorezinhos comunistas", que na faculdade idolatravam CHE GUEVARA?
Entenderam porque a imprensa e a esquerda MENTIRAM por anos a fio, martelando nas nossas cabeças que o regime militar foi uma DITADURA? (A única ditadura no Brasil foi a de GETÚLIO VARGAS, mas eles corrompem até a história, para servir a seus propósitos).
Entenderam porque TODOS OS PAÍSES EM QUE A ESQUERDA TOMA O PODER viram um lugar de fome, desgraça, miséria e genocídio?
Entenderam porque pessoas normais e instruídas têm tanto nojo de esquerdistas?
Entenderam porque não se deve ser "isentão"?
Entenderam porque não se negocia com a esquerda? (A esquerda se combate com toda a FORÇA!).
Entenderam porque nos países mais prósperos e desenvolvidos do mundo a esquerda é ridicularizada?
Entenderam porque durante 60 anos os EUA gastaram tanto dinheiro fazendo guerras do outro lado do mundo, para barrar a tentativa da esquerda de dominar a humanidade?
Entenderam porque em 100 anos de governos de esquerda, mais de 150 milhões de pessoas foram assassinadas por esses fanáticos?
Entenderam porque as pessoas FOGEM de países de esquerda, arriscando suas vidas e deixando tudo para trás?
Entenderam porque a Alemanha Oriental teve que construir um muro para seus habitantes não fugirem de lá? (Assim como ocorre agora na Coreia do Norte).
Entenderam porque os cubanos enfrentam os tubarões para fugir daquele inferno?
Entenderam por que pilotos soviéticos roubavam seus caças MIG para cair fora daquele inferno?
Entenderam porque toda a África sujeita a regimes de esquerda vive numa horrível e permanente desgraça?
Entenderam porque, no Camboja, POL POT, líder comunista do KHMER VERMELHO, matou 100% da população instruída do país?
Entenderam porque na China a "REVOLUÇÃO CULTURAL" de MAO TSE TUNG também matou TODA a população instruída?
Entenderam porque o comunismo é o maior mal da história da humanidade?
Entenderam porque quem não estiver contra a esquerda, estará ajudando seu pior inimigo?
Entenderam porque o "isentão", o diplomático, o low profile, o moderado, acabam, sem perceber, dando força para o inimigo?
Entenderam porque o esquerdismo, em suas inúmeras e disfarçadas vertentes (progressismo, integralismo, comunismo, socialismo, social democracia, bolivarianismo, globalismo, multiculturalismo, etc) é o pior mal da História?
Entenderam porque não podemos medir esforços para EXTIRPAR essa desgraça?
Ou então essa desgraça acaba com a família, o país, a soberania, a cultura, o patriotismo, a liberdade e a dignidade humana.
Entendam de uma vez por todas que o esquerdismo do século XXI é mascarado de democracia... quanto mais comunistas, mais eles usam a palavra democracia... basta ver como se intitula a “República Popular DEMOCRÁTICA da Coreia do Norte”....
É PRECISO ACORDAR, BRASIL!!! OU VAMOS SER DOMINADOS PELO COMUNISMO DE VEZ
Obs.: VOCÊ NÃO É OBRIGADO A COMPARTILHAR MAS SE VOCÊ ENTENDEU O TEXTO, COMPARTILHE!
A minha inteligência lenta também justifica o porquê de eu ter ficado por tanto tempo como militante de partido de Esquerda, o PDT. Cheguei a votar em Lula em sua primeira eleição vitoriosa. Felizmente quando notei que ele mentia descaradamente no escândalo do mensalão, onde ele pagava propina a parlamentares para ver seus projetos aprovados, vi que esse candidato não representava os meus ideais. Arrependi-me do voto que havia dado e passei a fazer uma melhor avaliação dos partidos de esquerda que continuaram a apoia=lo, inclusive o meu. Foi quando minha inteligência despertou para o erro que estava fazendo e que fizera durante tantos anos, lutando por uma eleição em diversos cargos pelo PDT, mas nunca sem comprometer a dignidade humana do meu eleitor, fazendo-o trocar o seu voto por qualquer benefício que eu pudesse lhe dar. Sai do partido e desencantado com a política me inscrevi no Fraternidismo do Cristo, o único líder que pela história, vejo que jamais irá me decepcionar.
Vejamos um vídeo que circula nas redes sociais, produzido por Albari Dias, o Patriota, (41-999-688129) que se mostra muito importante para nós no momento atual.
Minha continência a todo povo brasileiro que luta pelo Brasil.
A verdade é que o povo brasileiro ainda não entendeu a gravidade do que está acontecendo. Infelizmente, muita gente, inclusive a Direita, fica dizendo: faz o L. Mas o povo votou em Bolsonaro. O que nós tivemos no Brasil foi um golpe de Estado.
Eu vejo algumas pessoas a partir do grupo da Direita falando em eleições de 2024 como se nada tivesse acontecido no Brasil. As pessoas estão deixando de lado uma realidade e passando a acreditar no Sistema. O que estamos vivendo é algo muito grave. Como nós vamos falar de futuras eleições se nós estamos vivendo sob golpe de Estado? É muito simples. Bolsonaro ganhou essas eleições. Eu repito e vou repetir pela bilionésima vez que Bolsonaro teve praticamente 73% dos votos enquanto Lula teve 26%. E nós sabemos que todo Sistema está aparelhado. Então, como você vai falar em futuras eleições, se todo o Sistema está aparelhado?
Há, mas em 2018 Bolsonaro ganhou no primeiro turno, o próprio Bolsonaro falou. No entanto Bolsonaro entrou, so que tem um detalhe: o Sistema ainda não havia sido totalmente aparelhado como está agora. Do jeito que está, se nós tivermos eleição sem voto impresso, sem contagem pública dos votos, com o comunismo comandando todo o sistema eleitoral... isto é motivo para todo o povo está nas ruas, parando totalmente o Brasil. Uma intervenção popular no Brasil.
É muito simples, agora, dia 7 de setembro, que nós vamos ter o desfile militar, aqui em Curitiba, estou movimentando os grupos para que possamos fazer uma manifestação mostrando a nossa indignação para o exército. Porque infelizmente o exército brasileiro se acovardou, traiu o Brasil. Fez parte de todo o esquema.
Para que existe o exército se não é para defender a soberania do Brasil e dos poderes constitucionais? Executivo, legislativo e judiciário. Uma vez que um desses três poderes usurpa para si o poder e faça a execução, legisle e faça a interpretação das leis, está usurpando o poder para si. É o que aconteceu com o STF que rasgou a constituição, desde o momento que criou o inquérito das fake news, que não existe, não está tipificado na lei. Então não é crime. Não tem como criminalizar uma coisa que não está tipificado no código penal. Quando foi feito isso, simplesmente prendeu deputados, prendeu o povo em geral... isso é inconstitucional.
Quando nós falamos em soberania do Brasil, nessas eleições que tivemos em 2022, o código fonte não foi entregue para as Forças Armadas.
O Brasil hoje depende muito de grupos que têm o poder de alavancar uma manifestação para paralisar o Brasil: os empresários, os caminhoneiros, o agro e os patriotas em geral. Mas por que os empresários? O empregado, o funcionário, o balconista, o frentista, ele não vai deixar o seu emprego para fazer uma manifestação e paralisar o Brasil, pois pode perder o seu emprego. Mas o empresário não. Se o empresário parar, o funcionário automaticamente está parado. Então entra os caminhoneiros, fechando rodovias, portos e aeroportos, entra o agro deixando de produzir, cruzamos os braços com os patriotas nas ruas em geral por todo o Brasil, parando totalmente o Brasil.
Ninguém sozinho pode alcançar milhões de pessoas a ponte de paralisar o Brasil. Eu, dentro de minhas possibilidades, faço o que posso. E o que está dentro do meu alcance? É usar as datas comemorativas, como o 7 de setembro, para juntar o máximo de pessoas, para colocar faixas, cartazes, dizendo que nós vivemos em um golpe de Estado, em falsas eleições, que não aceitamos melancias no Brasil, pois infelizmente o alto escalão do exército traiu o Brasil, pois a soberania já não existe mais. Países de fora interferiram nas eleições do Brasil como foi comprovado que o Biden (EUA) que é de Esquerda, impedindo que os nossos militares agissem.
Então houve um atentado à soberania do Brasil. E nós não podemos pensar em futuras eleições ou eleições em 2024 com esse sistema eleitoral que está aí. Mesmo que tenham voto impresso, quem vai fazer a contagem pública? O STF/STE, os ministros que se reúnem com o pessoal do PT fazendo campanha, impedindo que Bolsonaro governasse o Brasil? Dentro do STF tem comunistas de carteirinha. Mesmo com o voto impresso, precisamos que os ministros do STF sejam presos. Precisamos reformular o sistema eleitoral para daí termos o voto impresso.
Hoje a Esquerda vomita muito a palavra Democracia. Mas o que é Democracia? É vontade popular. O povo escolhe aquela pessoa, mas na prática não acontece. É muito simples ver isso. O Bolsonaro arrasta multidões nas ruas, em motociatas, por onde vai, enquanto o Luladrão não consegue sair nas ruas. O Bolsonaro faz uma live e tem mais de 1 milhão e 700 visualizações, enquanto o Lula faz uma live e tem cem pessoas; aqueles artistas comunistas que para lacrar nos palcos, tentando atacar Bolsonaro e recebem vaias. Se ele recebeu mais de 50 milhoes de votos onde estão esses eleitores? É muito simples. Nós vivemos sob golpe de Estado. Alguns hackers falaram que realmente Bolsonaro ganhou com mais de 70% dos votos, mas não precisa ninguém falar, é o óbvio. Aí somos perseguidos porque falamos sobre urnas fraudadas, sobre o TSE e etc, mesmo que até a própria Esquerda há pouco tempo falava das urnas fraudadas. Quando eles falavam estava tudo bem, agora que nós falamos, não pode. A perseguição é muito grande.
A Esquerda, o comunismo no Brasil está vindo com tudo e nós não podemos ter medo de falar a Verdade, de expor a realidade. O que percebo é que a Direita é muito política. Não é ruim, mas antes de ser político, devemos ser patriotas. Precisamos amar o nosso país, o nosso Brasil. Patriotismo vem na frente. Não adiante pensar em se eleger, em eleições municipais, se continuamos vivendo neste sistema.
Algumas pessoas dizem esperar de um sinal de Bolsonaro, mas devemos esquecer do Bolsonaro neste momento. A perseguição é tão grande em cima do Bolsonaro que se ele falar qualquer coisa ele é preso. O Bolsonaro já fez a parte dele e muito bem. Ele expôs o comunismo para o Brasil e para o mundo. Agora é a nossa vez de entender que é o próprio povo que vai salvar a sua nação.
Não adiante esperar um anjo cair do céu achando que vai resolver o problema do Brasil. Isso que estamos vivendo, você já imaginou os países comunistas fazendo suas ações desde 1917 até 2017, cem anos de comunismo e continua até hoje... quantas pessoas da Venezuela, da Argentina acharam que um anjo ia descer do céu, ia resolver o problema nos seus países, e o que aconteceu? Tivemos mais de 250 milhoes de pessoas que morreram nesses 10 anos de comunismo. Continuam matando, miséria, tortura... Não adianta o povo querer delegar a Deus o que é sua parte de fazer. Levantemos, façamos a nossa parte. Se não fizermos a nossa parte, pereceremos dentro desta realidade. Não é uma questão de sermos pessimistas, derrotistas. É que devemos entender e diferenciar o que é a realidade dos fatos. Neste momento precisamos lutar pelo Brasil. Precisamos de alguma forma nos organizar, pois sem organização não funciona.
O próprio Lenin dizia que uma minoria organizada sempre vencerá uma maioria desorganizada. Nós temos no Brasil não uma maioria de Esquerda. Temos cerca de 15% a 20% que é de Esquerda/comunista, que foi a votação que o Luladrão teve. Ele teve 15% da militância comunista no Brasil, que é fato, existe, professores esquerdistas, várias instituições, sindicatos, etc. e outros 10 % é do povo que por ignorância não entendeu o que é o comunismo ainda. É aquele povo simples, muitas vezes é um parente que é esquerdista/comunista que não entendeu. Mas se nós juntarmos a militância e o povo ignorante, vamos ter aí 26%, no máximo 30%. Então o povo é na maioria de Direita/conservadora, que não votou no Luladrão. É por isso que não cabe dar a bronca nos eleitores mandando fazer o L, como se o povo tivesse votado errado. Foi fraude eleitoral e golpe de Estado. O problema não é o voto em Bolsonaro, pois aconteceu. O problema é que teve golpe de Estado. E como está a reação popular? O povo está aceitando tudo. Mas o que assusta não é o povo. O que assusta são os políticos, grupos de Direita, conservadores, falando em eleições municipais, futuras eleições, como se nada tivesse acontecido, como se não tivesse golpe de estado. É preciso que nos organizemos e juntos procurar mudar a situação que estamos.
Sim, concordo com o autor dessa fala, pois tudo que aconteceu conosco justifica um golpe de Estado. Então, estamos vivendo num regime de exceção que a maioria da população não percebe nem compreende, justificado pelo seu baixo nível de escolaridade como a esquerda sempre desejou: povo ignorante e desarmado, pronto para receber as migalhas do poder com o preço da própria liberdade. Mas discordo quando coloca de escanteio a importância espiritual para a resolução do problema. Sabemos que o Cristo, o nosso líder nesta Guerra, é quem vai nos comandar nesta batalha atual, usando os talentos que cada um de nós possuímos. Podemos até pensar que não estamos sendo instrumentos de Deus quando começarmos a agir, mas veremos o brilho da luz divina a iluminar os caminhos da libertação.
Ave Cristo!
Em Deuteronômio, último livro da Torá (Pentateuco), escrito por Moisés, de onde Jesus tira a resposta para a pergunta que lhes fazem sobre qual a maior lei que devemos obedecer, que é amar a Deus acima de todas as coisas, existe um trecho que não foi citado pelo Mestre e que pode nos interessar nos dias atuais.
O texto está presente no Apêndice Histórico, final do livro, capítulo 32. Nos versículos 28 a 33 está escrito: “É uma gente sem conselho e sem prudência. Oxalá que eles tivessem sabedoria e inteligência, e previssem os fins. Como pode ser que um persiga a mil e dois façam fugir a dez mil? Não é isto, por que o seu Deus os vendeu, e o Senhor os fechou? Porque o nosso Deus não é como os deuses deles; e os nossos mesmos inimigos são os juízes. A sua vinha é da vinha de Sodoma, e dos subúrbios de Gomorra; as suas uvas são uvas de fel, e os seus cachos amaríssimos. O seu vinho é fel de dragões, e veneno de áspides, incurável.”
Fico a refletir que esse texto se aplica perfeitamente a nós, brasileiros e também na maior parte do mundo. Deixamos que atitudes sorrateiras como aquelas difundidas pelo comunista Antônio Gramsci se espalhasse por nossa sociedade, sem que ninguém percebesse, prudentemente, que estávamos sofrendo um ataque cultural como principal arma na guerra espiritual. Os princípios cristãos que Jesus com tanto esforço trouxe para nós, lentamente foram se perdendo, revertidos por falsas narrativas que atingiu até o próprio clero, como podemos ver na famigerada Teologia da Libertação que contaminou a combativa Igreja Católica. Não tivemos sabedoria nem inteligência para prever o fim no qual estamos entrando. Estamos vendo literalmente, um perseguindo mil e dois fazendo fugir a dez mil. Observamos que os nossos inimigos são os próprios juízes, que os frutos que eles produzem são tais como aqueles produzidos por Sodoma e Gomorra: prostituição, assassinatos, roubos, drogas e todo tipo de iniquidades, promovidas e justificadas. Nós, pessoas ainda não contaminadas e procurando se manter sintonizadas com o bem, sentimos quanto esses frutos são amargos e venenosos. E parece que aqueles que se deixam contaminar, se envolver com os prazeres fúteis que eles trazem, se apresentam como doentes incuráveis, incapazes de discernir o bem do mal, a verdade da mentira. Nossos filhos são intoxicados pela fumaça trevosa que entrou nas universidades, nas igrejas, nos quarteis, nos tribunais, nos parlamentos e agora quer destruir a integridade da família, interferindo na própria natureza, revertendo a condição de gênero ou mesmo impedindo o nascimento de novos seres, sem nenhum respeito pela vida humana.
Nós cristãos, que ainda somos maioria neste país, mesmo que estejamos amedrontados, hipnotizados ou cooptados, ainda temos como nosso comandante nesta guerra o governador planetário, o Cristo de Deus. Estamos arrependidos e prontos para corrigir a nossa falta de prudência, inteligência e sabedoria. Estamos prontos a seguir as pessoas que o Mestre possa levantar, como aconteceu com Bolsonaro, que chegou à presidência por ação miraculosa, sem envolvimento com rede de corrupção e sempre mantendo o lema da verdade como instrumento da liberdade e de Deus acima de tudo. Rogamos ao Pai que nos dê sabedoria, coragem e inteligência rápida para seguir os caminhos que o Mestre apontar para cada um de nós, de acordo com nossos talentos.
Ave Cristo!
Consideramos a Bíblia o nosso principal livro sagrado, sem desrespeitar os livros sagrados de diversos povos na face da Terra. Considero Jesus como o Cristo planetário, criador do universo onde estamos inseridos e no planeta onde Ele veio à cerca de dois mil anos, para nos ensinar, conforme a vontade do Pai, Criador Universal, sobre o Caminho e a Verdade para alcançarmos a Vida eterna e nos aproximar dEle nas diversas existências que teremos oportunidade de nos aperfeiçoar moralmente.
A Bíblia inicia com os cinco primeiros livros (Torá, Pentateuco) escritos pelo principal profeta do Antigo Testamento, Moisés. Essa autoria foi tradicionalmente atribuída pela tradição judaico-cristã. Também devemos considerar esta informação dentro de uma permissão educacional, para fixar melhor o aprendizado. Se formos aprofundar o estudo iremos constatar que partes desses livros foram escritos a mais de 500 anos depois da morte de Moisés e inclusive a sua morte é narrada em um desses livros, em Deuteronômio, cap. 34. Evidentemente, Moisés não seria capaz de contar a sua própria morte.
O primeiro livro é chamado de Gênesis, que significa Começo, e cobre aproximadamente 25.000 anos de história, mais do que todo o restante da Bíblia, inclusive o Novo Testamento. Neste livro, Gênesis, Moisés desejava ensinar aos filhos de Israel sobre os convênios que o Senhor fez com seus antepassados, por meio do qual Israel se uniria a Ele na obra de abençoar todas as nações e famílias da Terra (Cap. 12, 2-3: E eu te farei pai de um grande povo, e te abençoarei; eu farei célebre o teu nome, e tu serás bendito. Eu abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei aos que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as nações.) Gênesis descreve o começo de todas as coisas tais como a população da Terra cresceu, e como Deus começou a agir através da família de um homem, o patriarca Abraão. É uma narração seguindo um esquema de histórias de famílias. Dá início ao precioso conhecimento de Deus, o qual não se pode apreender de qualquer outra fonte. Não contém todo o conhecimento, mas representa o fundamental espiritual indispensável básico para se entender todo o restante da Bíblia. Revela que fomos criados à imagem de Deus, e que Adão e Eva escolheram o caminho que os levaria e também aos seus descendentes, que é cada um de nós, para longe do relacionamento com Deus.
O segundo livro é chamado Êxodo, que registra a saída do Egito do povo hebreu, onde viviam escravizados. Liderados por Moisés e pela sua fé em Yah (Javé, Jeová) foram escolhidos como seu povo. Foram pelo deserto até o monte Sinai onde Javé lhes promete a terra de Canaã (Terra Prometida) como recompensa por sua fidelidade. É formada uma aliança e são fornecidas as instruções para a construção do Tabernáculo, que seria a habitação terrestre de Javé. Então Ele desceu do céu e habitou com eles, liderando o povo na guerra santa para conquistar a terra e conseguir a paz.
O terceiro livro é chamado Levítico que fala da tribo escolhida para o sacerdócio, os levitas, a tribo de Aarão, irmão de Moisés, o primeiro sacerdote judaico. É endereçado a todo o povo de Israel e contém passagens específicas para os sacerdotes. Enfatizam práticas rituais, legais e morais ao invés de crenças. Os rituais, especialmente os relativos ao pecado e as oferendas decorrentes, são formas de se obter o perdão e a purificação das impurezas para que Javé possa continuar a viver no Tabernáculo.
O quarto livro é chamado Números, por se tratar do recenseamento das tribos israelitas. Para tomar posse da Terra Prometida a população é contada e preparativos são realizados para a marcha até lá. Durante a jornada aparece rumor sobre as dificuldades da viagem e questionamentos sobre a autoridade de Moisés e Aarão. Por causa disto, Javé destrói aproximadamente 15.000 deles través de formas variadas. Eles chegam até a fronteira de Canaã e enviam espiões para reconhecer o terreno. Ao ouvir o temeroso relato deles sobre as condições encontradas, os israelitas se apavoram e desistem de se apoderar do território. Javé condena-os todos à morte no deserto até que nova geração possa crescer e assumir a tarefa, o livro termina com a nova geração na planície de Moab pronta para cruzar o rio Jordão.
O quinto livro é chamado Deuteronômio (Segunda Lei), dividido em três sermões ou homilias proferidas aos israelitas por Moisés na planície de Moabe pouco antes da entrada na Terra Prometida. O primeiro recapitula os 40 anos vagando pelo deserto que culminaram naquele momento e termina com uma exortação para que se observe a lei, mais tarde conhecida como Lei Mosaica. O segundo relembra aos israelitas da necessidade do monoteísmo e da observância das leis que Deus lhes entregou no monte Sinai, da qual depende a posse da terra que irão conquistar. O terceiro oferece o consolo de que, mesmo que Israel se mostre infiel, e que por isso perca a terra, com o arrependimento tudo pode ser restaurado. Este livro se tornou com o tempo a afirmação definitiva da identidade judaica: “Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” Dt, 6:5-6. Esta exortação foi dita por Jesus reforçando a ponte entre o Antigo e o Novo Testamento: “Chegou um dos escribas e, tendo ouvido a discussão e vendo que Jesus lhes havia respondido bem, fez-lhe esta pergunta: qual é o primeiro de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: o primeiro é: Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um só; e amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Disse-lhe o escriba: Na verdade, Mestre, disseste bem que Ele é um; e não há outro senão Ele; e que o amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e o amar ao próximo como a si mesmo, excede todos os holocaustos e sacrifícios. Vendo Jesus que ele havia falado sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. Ninguém ousava mais interroga-lo.” Mc,12:28-34.
Dessa forma, foi providencial que Deus, nosso Pai universal, tenha enviado Jesus para nos ensinar e ajustar as leis apresentadas por Moisés. Não podemos considerar Moisés acima do Cristo, observando a história e a missão de ambos. Perdemos a liderança de uma nação, a israelita, por não ter acreditado, sintonizado com a Boa Nova (Evangelho) trazido por Jesus, mas isso abriu a oportunidade de cada pessoa sintonizada com o Reino de Deus conforme Jesus ensinou, possa trazer a paz na Terra como está previsto. É importante que haja a união de várias pessoas com este mesmo propósito, e o Brasil considerado um grande país cristão tem a proposta espiritual de se tornar a pátria do Evangelho e o coração do mundo. Estamos atualmente atacados pelas trevas, como acontece em todo o mundo, mas temos no Brasil uma forte resistência cristã capaz de levantar o Reino de Deus após a derrocada do Anticristo.
Ave Cristo!