Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
04/06/2021 00h03
CPI DA PANDEMIA

            Na condição de médico e de cidadão brasileiro, indignado com a atuação da CPI convocada para investigar a pandemia, com forte truculência e intimidação dos depoentes convidados, venho aqui me associar e reproduzir ao pensamento muito honrado da minha entidade representativa a nível nacional e local.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), legítimo representante de mais de 530 mil médicos com registros ativos no País, publicou moção de repúdio em virtude de atitudes adotadas por alguns senadores na condução dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia.

MOÇÃO DE REPÚDIO

Em defesa do médico, ao respeito e à civilidade na CPI da Pandemia

            O Conselho Federal de Medicina (CFM), em nome dos mais de 530 mil médicos brasileiros, vem publicamente manifestar sua indignação quanto a manifestações que revelam ausência de civilidade e respeito no trato de senadores com relação a depoentes e convidados médicos no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

Os médicos brasileiros têm se desdobrado na Linha de Frente contra a covid-19. Graças a eles e às equipes de saúde, milhões de pessoas conseguiram recuperar sua saúde e hoje estão em casa, com suas famílias e amigos. Essa atuação tem ocorrido com dedicação, empenho e, muitas vezes, sem condições de trabalho. Por isso, merece ser reconhecida de forma individual e coletiva.

São esses mesmos médicos, que estão na Linha de Frente, que buscaram o CFM para manifestar sua insatisfação com a postura de membros da CPI nas oitivas em que profissionais da medicina participam como convidados ou testemunhas. É com eles que o CFM se solidariza nessas críticas.

A classe lamenta que esses médicos chamados a depor estejam sendo submetidos a situações de constrangimento e humilhação. Ao comparecer na CPI da Pandemia, qualquer depoente ou testemunha tem garantidos seus direitos constitucionais, não sendo admissíveis ataques à sua honra e dignidade, por meio de afirmações vexatórias.

No entendimento do CFM, e da classe médica, o que tem sido exibido em rede nacional configura situação inaceitável e incoerente com o clima esperado em um ambiente onde as discussões devem se pautar pela transparência e idoneidade. Em lugar disso, testemunha-se situações que desmoralizam os médicos e as médicas.

Reitere-se que os comentários dessa nota se referem aos médicos e médicas depoentes enquanto indivíduos, não significando apoio aos seus posicionamentos técnicos, éticos, políticos, partidários e ideológicos. Na CPI, eles responderão por suas ações e omissões, as quais, se forem consideradas indevidas, serão alvo de providências por parte do Ministério Público e de outros órgãos competentes.

Assim, o CFM e os 530 mil médicos repudiam veementemente os excessos e abusos no trato de parlamentares em relação aos depoentes e convidados, em especial médicos e médicas, e clama ao Senado Federal que os trabalhos sejam conduzidos com sobriedade para que o País tenha acesso às informações, dados e percepções que permitirão à CPI concluir seus trabalhos de modo efetivo.

Neste sentido, encaminha esse documento ao presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, para que, ciente destes fatos, tome as providências que considerar necessárias.

 Brasília, 2 de junho de 2021.

Conselho Federal de Medicina (CFM)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC)

Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas (CREMAL)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CREMAM)

Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Distrito Federal (CRM-DF)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Espírito Santo (CRM-ES)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Goiás (CREMEGO)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Maranhão (CRM-MA)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso (CRM-MT)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso do Sul (CRM-MS)

Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (CRM-PA)

Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR)

Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (CREMERN)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS)

Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (CREMERO)

Conselho Regional de Medicina do Estado de Roraima (CRM-RR)

Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CRM-SC)

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP)

Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (CREMESE)

Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins (CRM-TO)

            Assino o conteúdo integral desta moção de repudio, e como cidadão livre e com direito a opinião crítica, digo que a Comissão Parlamentar de Inquérito deve ser constituída por parlamentares que não estejam sendo acusados de ilícitos, que não tem sua situação resolvida pela justiça. Como pode pessoas acusadas de crimes está sentado na posição de juiz para julgar os cidadãos que não tem crimes a responder? Nós, cidadãos, podemos estar calados, mas não somos coniventes com tais absurdos e esperamos a sinalização dos Céus para que nossa voz e ação se faça instrumento da justiça divina. 

Publicado por Sióstio de Lapa
em 04/06/2021 às 00h03
 
03/06/2021 00h02
VINHA DE LUZ (35) – QUE PEDES

            Que peço a vida? Fazer a vontade do Pai. Tornar-me o Seu instrumento aqui no mundo material. Parece um pensamento insano. Por que? Vivendo dentro de um mundo materialista por natureza, onde tudo se encaixa dentro dele, principalmente meu corpo e meus desejos. Adquiri condições de atender ambos, e desloco meu pensamento para outras dimensões que não posso comprovar com as exigências da ciência, o método aceito por excelência dentro da academia materialista. Vejo tantos exemplos ao redor...

            Os ambiciosos reclamam reservas próprias de milhões, não se contentam com seus recursos legais e assumem a corrupção, as falsas narrativas, e desviam o quanto podem para os bolsos dos parentes e amigos, que se tornam cumplices e artífices nas mentiras engendradas que querem com elas destruir a verdade e quem a defenda.

            Os egoístas exigem todas as satisfações para si somente, são cegos as necessidades de tantos que estão ao redor, pelo contrário, se podem retiram desses miseráveis o pouco que eles possuem na forma de impostos que são desviados.

            Os arbitrários exigem atenção exclusiva aos caprichos de suas vis intenções, querendo defender as iniquidades de quem os colocaram no poder, poder para fazer o correto, mas agora desavergonhadamente assinam maus decretos enxovalhando a ética e a moral que o Cristo nos ensinou.  

            Os vaidosos exigem compensações que não lhes cabem por direito, querem no grito e na proteção da matilha, serem vistos como benevolentes, caridosos, competentes e salvadores de uma pátria que todos percebem ter sido sucateada por eles.

            Os despeitados solicitam e querem exigir na força considerações que não merecem, que pretendem sair na rua e receber flores, sem sentir o fedor de ovos podres que aqueles que não tem rabo preso e despertou a consciência, sabem quem é o real vilão de suas miseráveis vidas. 

            Os ociosos que pedem prosperidade sem o esforço necessário para tal acontecer, exigem dos corruptos todos os tipos de bolsas e esmolas, a custo do suor dos que trabalham, esperando pela troca de votos se manterem no poder e assim perpetuar tal ações criminosas que não sendo corrigidas aqui, fica a cargo da divina justiça.

            Os tolos que ignorantes na sua miséria biológica gerada pela miséria moral de quem manipula o poder, ou aqueles formados na academia, mas não conseguem diferenciar uma ação nociva de uma ação positiva, e ficam repetindo as falsas narrativas que imaginam ser a verdade, atacando amigos e parentes que já estão despertos e não são mais vítimas dessas mentiras.

            Os revoltados que gritam nas ruas e nas tribunas, as doses de propinas que não mais recebem, que querem destruir moral e fisicamente quem impede tais iniquidades, acusando-os do que eles são ou pretendem ser.

            Os extravagantes que não medem palavras ou ação para atacar quem tenta evitar suas iniquidades, mesmo que provoquem ações incoerentes percebidas por toda a nação de perfil inteligente e não manipulável pelo poder da corrupção. 

            Os impacientes, que não querem esperar pelo calendário onde se escolhe os novos detentores do poder, e querem tirar a todo custo, fora do tempo e fora na legalidade, o presidente que agindo com honestidade e coragem, bloqueia em todos os níveis a ganância dos corruptos e seus corruptores.

            Os insaciáveis que pedem e exigem todos os bens, esquecendo as necessidades dos outros. Entes que tanto mamaram nas tetas do governo por onde sai o nosso suor na condição de impostos, e berram como crianças esfaimadas, principalmente na forma de jornalistas comprados, na frente da mãe que não lhe oferece o peito.

            Considerando tudo isso, vejo como loucura dentro do meu paradigma espiritual, onde a dimensão material onde estamos agora, não é a definitiva. A dimensão espiritual é onde se encontra a vida real, e tal comportamento aqui no mundo material é a verdadeira loucura, pois esta noite mesmo o Pai pode exigir nossa alma.

            E o que acontecerá se vivermos da forma acima?

            Por isso Jesus falou: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma.” (Lucas, 12:20)

Publicado por Sióstio de Lapa
em 03/06/2021 às 00h02
 
02/06/2021 00h01
O JARDIM DAS AFLIÇÕES (3) – POLÍTICA E RELIGIÃO

            Documentário feito em 2017 com 83 minutos, sobre o pensamento de Olavo de Carvalho. Personificado pela sua presença, rotina de trabalho e convívio familiar na Virgínia (EUA), onde mora atualmente. O filme parte dos temas do livro homônimo que ele publicou em 1995, tais como simbolismo dos jardins na tradição filosófica, liberdade individual e opressão do coletivo, o pensamento aristotélico. Exibido pela Amazon em 14-03-21, data que assisti e comecei a fazer estas reflexões.

            Napoleão diz uma frase inesquecível. Ele diz: “A política é o destino concreto de nosso tempo”. Ou seja, a religião, o mundo espiritual não está mais no centro, quem está no centro é o Estado, portanto, a política. Então, o Estado vai ser o modelador de toda a cultura, de toda a discussão humana, e, portanto, ele também é a autoridade moral, autoridade espiritual, a única que existe. As igrejas todas – católica, protestante – vão gradativamente se adaptando a isso, e aceitando os termos com que a política está colocando a coisa. Então, no fim das contas, as igrejas é que acabam seguindo as correntes políticas. E personificando essas correntes, e falando em nome delas. Mas acontece que para correntes políticas não existe o mundo espiritual. Não existem anjos, demônios, Paraíso, Inferno. Não existe nem Deus, nem o Diabo. Existe só esse mundo aqui. Tudo se mundanizou, se fechou dentro do círculo terrestre, e só o que existe é isso. Como se diz, fechou a porta do Céu. Até do Inferno. É claro que tudo mediocrizou formidavelmente, porque você perde a medida real das coisas. 

            A navalha racional de Olavo é afiada. Consegue perceber minúcias do comportamento social a aponta para onde está indo. Desde que o Cristo chegou entre nós, ensinando sobre o Reino de Deus e a vontade do Pai que foi formada uma religião dentro da fé, mas com uma base racional.  Existe o Deus, criador de tudo e não criado por nada, e por isso é nosso Pai, e por isso somos irmãos. Possuímos uma natureza animal, egoísta, competitiva e depredante onde se pode dizer que o homem é o lobo do homem. Com a inteligência que adquiriu, o homem pode acumular poder e ser capaz de destruir o próprio planeta. Seria um caminho deletério, de destruição aquilo que Deus criou, o que não se observa em nenhum reino da natureza. Deve se ter um caminho sintonizado com a vontade de Deus que é capaz de se aproximar dEle e não se afastar. Sozinho, o homem não aparentava capacidade de encontrar esse caminho, e, portanto, foi necessário que Deus enviasse um dos seus filhos mais evoluídos para nos ensinar, da mesma forma que precisamos de um professor para aprender o alfabeto, senão passaríamos nossa existência na ignorância.

            Jesus foi enviado com a missão de nos ensinar sobre o amor, na condição de Cristo planetário. Reconhecemos a importância de suas lições e formamos uma religião compatível com o que Ele ensinava, o cristianismo. Essa religião tem como objetivo se espalhar pelo mundo e ensinar cada pessoa, capacitando individualmente pela transformação do coração, de animal egoísta em espiritual fraterno, entendo que a carne que forma o animal tem existência passageira e que o espírito é quem sustenta a vida eterna. Sendo capacitado desta maneira, a pessoa pode ser considerada um cidadão do Reino dos céus, do mundo espiritual capaz de se incluir numa família de características espirituais e não materiais, capaz de trazer o Reino de Deus do mundo espiritual para o mundo material. 

            As pessoas com essa responsabilidade eclesiástica devem saber evitar o canto de sereia do mundo material, ao invés de ser cooptado pelos interesses materiais, elas têm obrigação de converter o pensamento focado na matéria efêmera para a espiritualidade eterna. O que Olavo coloca é que os religiosos se renderam aos interesses mundanos e a humanidade volta a se integrar aos interesses seculares, sem consideração pelos princípios espirituais. Isso explica a apostasia que se verifica na Igreja Católica, a principal Instituição que conduzia esse processo espiritual e hoje capitula na formação de uma Nova Ordem Mundial.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 02/06/2021 às 00h01
 
01/06/2021 00h27
ORAÇÃO JUNHO 2021

            Que tu queres Francisco? Por que me pedes com tanta constância, Sabedoria, Coragem e Inteligência rápida para fazer a minha vontade e não a tua? Se pedes e ficas a esperar que o milagre Eu realize? Mas o milagre eu já fiz, Eu te criei, simples e ignorante... atravessastes milênios no processo de aprendizagem, por todos os reinos da Natureza, Natureza esta que é o meu corpo material. Sentistes o frio inerte dos minerais, nos cristais, que te impulsionaram para a nova forma de existência no corpo dos vegetais. Aprendestes a absorver minha energia diretamente dos raios do sol, do vento e da terra carregados de moléculas que aprendestes a transformar, como um laboratório especializado em uma tarefa limitada pelo DNA que adquiristes. Conseguistes dar o salto para o reino animal, conseguistes uma maior liberdade, de dirigir o teu livre arbítrio para aqui, acolá, mesmo que tivestes tão preso aos instintos. Mas conseguistes dar outro salto, a habilidade de administrar um corpo com uma maior capacidade racional, de ter condições de avaliar o certo e o errado, de fazer diagnósticos mais próximos da verdade, de considerar a natureza material e o mundo espiritual do qual teus sentidos materiais não conseguem captar. Mas a tua inteligência consegue distinguir a Verdade além do que os sentidos físicos podem te provar. Sabes o valor dos princípios morais que regem a tua existência de acordo com as leis que criei para tal, e assim conseguistes me perceber como o teu Pai, além, muito além daquele biológico que forneceu os gens materiais para criar o corpo que nesta existência tu gerencias. E por me saber como Pai, que tudo posso fazer, e que reconheces a tua incapacidade do quanto ainda és incapaz, é que tu pedes como um milagre aquilo que sentes falta, mesmo que seja para fazer a minha vontade? Sei que o meu enviado, Jesus, ensinou que deves pedir que serás atendido, afinal, qual o Pai que não atende as necessidades do filho, por mais bruto que seja? Mas, te colocas no meu lugar. Se eu fosse o teu filho e tu o Pai, que farias? Com tua mínima sabedoria? Com tua inteligência lenta? Com tua covardia? Tu irias me dar tudo isso que eu pediria para fazer a minha vontade? E qual a minha vontade enquanto Pai? Não seria que deverias aprender a fazer isso com teus próprios esforços? Afinal não foi isso que aconteceu através dos milênios, com tua passagem por todos os reinos da Natureza? Ou será que tu pensas que enquanto mineral pedisses a mim para te dar inteligência rápida, sabedoria e coragem para passar para o reino vegetal? Para passar para o reino animal? Para alcançar o reino hominal e agora de posse tanto poder cognitivo, de me reconhecer como Pai, queres que eu te dê o que nunca te dei antes, e sempre tu conseguistes evoluir? Será que eu te atendendo agora vou fazer um benefício ou malefício? Afinal, quando chegares mais próximo de mim, na condição de angelitude, verás que todos os teus pares não precisaram desses milagres para conseguirem os dons que demonstram. Conseguiram com seus próprios esforços. Não irias te sentir desqualificado e para se sentires nivelados com eles irias pedir para que eu fizesse outro milagre, que anulasse o primeiro e me devolvesse ao momento que eu pedia tais favores e não era atendido. Talvez consigas agora, olhar ao redor e ver tanta coisa que coloco à tua disposição e que tu mesmo podes realizar o milagre que pedes a mim. Mas, quando tu deixas o raciocínio fluir e a minha voz se expressar na tua consciência, como agora, vejo que alcanças mais um degrau no principal pedido que fazes a mim: Sabedoria. Vês? Não foi preciso que eu fizesse um milagre para isso acontecer. Assim como tudo na vida. O meu único e principal milagre foi a criação de tua existência a partir da minha essência. Eu te espero no meu seio, cheio de experiências, de vitórias no acerto do caminho correto, mesmo que tenhas necessidades de tantas correções, de demandar tanto tempo. Mas quando chegares perto de mim, com tanta experiência positiva e negativa acumulada, de reconhecer e pertencer a Verdade, então poderás mergulhar na minha essência de Amor e junto comigo continuar a criação pela eternidade...

Publicado por Sióstio de Lapa
em 01/06/2021 às 00h27
 
31/05/2021 00h27
SALMO 7 INTERPRETADO – REFÚGIO

            Estou vivendo num campo minado. Por todos os lados percebo pessoas e situações conflituosas, onde a Verdade é refutada, falsas narrativas construídas, o ódio gerando ódio, as iniquidades sendo respeitadas, consideradas, elogiadas, invisíveis no seu perfil destrutivo. 

            Senhor, meu Deus, em Ti encontro refúgio. Salva-me e livra-me de todos que possam me perseguir por defender a Verdade, o trabalho dos justos. Que esses leões esfomeados, de ódios contaminados, não me despedacem, pois se assim procedo contra as maldades do mundo, é porque esta é a tua Verdade. Nas minhas mãos não há injustiça, não fiz mal a nenhum amigo ou qualquer outra pessoa. Se são falsas as minhas afirmações, que me persiga o meu adversário até me alcançar, no chão me pisoteie e aniquile a minha vida, lançando a minha honra no pó.

            Elevai, Senhor, a mão da Justiça, a espada do Arcanjo Miguel, contra os adversários da Verdade. Que os povos adquiram consciência e se engajem nas fileiras do Cristo, colaborando no desiderato de nossa Terra, ser o coração do mundo e a pátria do Evangelho.

            Senhor, és o juiz de todos, povos e indivíduos... estou pronto para ser julgado conforme as Tuas leis e a minha integridade. Tu sondas o coração de todos, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança. Por isso meu escudo está em Tuas mãos e dá refúgio ao meu reto coração. 

            És um juiz justo, um Deus misericordioso, mas que permite a mão da Justiça sobre aquele que não se arrepende de suas iniquidades.

            Quem gera maldade concebe sofrimento ao redor e dá luz à desilusão. Não compreende que está cavando um buraco e o aprofundando, não percebe que constrói uma armadilha e que já se encontra dentro dele. Sua maldade se volta contra si, sua violência cairá sobre sua cabeça. 

            O Senhor é meu refúgio, onde eu me fortaleço para sair armado com o escudo do perdão e a lança do Amor, para que eu possa penetrar nas fileiras da ignorância e resgatar aqueles que abrem os olhos para entenderem e se arrependerem do mal que praticavam. 

Publicado por Sióstio de Lapa
em 31/05/2021 às 00h27
Página 244 de 931