Confesso a minha simpatia pela monarquia, depois que tive melhor informação sobre o que foi os dois períodos de reinado que houve no Brasil. Li um texto na rede whatsapp que me chamou a atenção e certa discordância, com relação ao que aconteceu com o imperador Dom Pedro II.
A DECADÊNCIA DE SUA MAJESTADE
França, em sua capital, Paris, no Hotel Bedford! Foi simples assim, em um modesto quarto de hotel, que um senhor alto, de cabelos e barba brancas, com seus penetrantes olhos azuis, está partindo deste mundo.
Este senhor, deitado em sua modesta cama, está acompanhado da filha, dos netos, do genro, e de seus leais amigos brasileiros! Este senhor foi durante mais de cinquenta anos um imperador!
Um estadista sem igual na história mundial! Deposto e exilado de sua pátria amada, sua mãe gentil, sem dinheiro, doente e viúvo.
Já na tarde do dia 4 de dezembro, a pneumonia fatal começa a agir, e aos 35 minutos do dia 5 de dezembro de 1891, este grande homem parte deste mundo para se encontrar com o Rei dos reis!
Depois de dedicar toda sua vida ao Brasil, seu único e simples pedido foi atendido: que colocassem um saco com terra brasileira pra ser enterrado junto com ele!
Era a forma que ele encontrou de estar perto do seu Brasil. Já que foi banido para nunca mais voltar. Mas em janeiro de 1921 ele voltou. Seus meros e magníficos restos mortais voltaram para sua terra.
E foram recebidos com todo o respeito dos representantes do regime que o exilou. Muitos não contiveram suas lágrimas. Tanto que relata o historiador Pedro Calmon que descreveu a cena: “Os velhos choravam. Muitos ajoelhavam-se. Todos batiam palmas. Não se distinguiam mais republicanos e monárquicos. Eram brasileiros!”.
Ao verem o esquife de sua Majestade tocando o solo brasileiro, e dentro do esquife, junto de seu humilde corpo, o maior tesouro do imperador, um saco com terra brasileira, o Brasil republicano deu seu primeiro passo para se reconciliar com seu passado monárquico, que jamais será esquecido!
Somente pelo teor deste texto, podemos verificar que o título é incoerente. Como é que uma pessoa com tanta hombridade, honestidade e amor à pátria a qual foi educado para cuidar, que permaneceu firme em seus compromissos morais e éticos, sem o encantamento egoísta dos bens materiais, pode ser considerado decadente? E que romanticamente, tinha ao seu lado de forma perene, muito além do tempo esperado para a decomposição do seu corpo carnal, estava a terra que ele tão singelamente pediu?
Só posso justificar esse título se o autor considerou apenas o ponto de vista materialista, a aquisição e posse de bens materiais que se espera de um governante. Mas se considerarmos o lado positivo da vida, daquilo que é importante para o espírito evoluir na direção de Deus, veremos que o imperador teve sucesso do início ao fim da vida, apesar dos obstáculos do caminho, como traições, tentações e covardias...
No último texto que escrevi levantei a dúvida se o Brasil estava sem Deus. Mesmo tendo afirmado no final que não, que o Brasil continua com Deus apesar de tanta perversidade e corrupção, transcrevo abaixo u texto do Rica Perrone que diz sobre isso:
“Caro amigo brasileiro honesto. Hoje é sexta-feira e eu sei como você se sente, porque honesto também sou. Fui criado também por pessoas que me impediram de roubar a caneta do coleguinha ou voltar com o troco errado da padaria. Enfim, como a enorme maioria, sou o mínimo aceitável de um ser humano.
Hoje faz cerca de 12 graus em São Paulo, onde estou passando a noite. Na entrada do mercado uma família na calçada me pediu pra comprar... um cobertor. Eu comprei, é claro. Posso, graças a muito trabalho. E junto dele comprei uns bolinhos pras crianças numa sacola. Quando eu dei o cobertor pra menina, ela viu a sacola cheia de bolinhos junto. “Tio, você esqueceu esse saquinho...”. Ela me devolveu!!! Era pra ela. Mas eu não disse, ela não pediu, dei porque quis. Mas ela achou que era meu e com fome, na rua, passando frio, me DEVOLVEU!!!
Disse que era dela. Ela sorriu, “fica com Deus, Tio”.
Deus?
Caralho. Ela está na rua, com a família toda no exato momento em que a TV noticia a porra da absolvição do nosso honestíssimo senhor presidente.
Deus, pra ela significa a justiça divina. A justiça que ela não vai ver mas precisa acreditar que haverá. Pois sem ela não dá para acordar todo dia.
Essa família que agora passa frio na esquina da Oscar Freire com a Joaquim Eugênio de Lima não tem o que comemorar. Mas quando eu fui embora, naquela situação horrível de se culpar por ter o que comer e não poder resolver o problema deles, eu olhei para trás e ela abraçava o pai. Não acabou. Por mais perdido que esteja, o jogo não acabou.
Eu sei que ele trocaria tudo por ter um jantar digno toda noite e uma casa para morar. Mas eu sou capaz de apostar que esse cara não roubaria por medo de perder o olhar daquela menina de respeito e admiração.
Então, meus caros amigos brasileiros honestos que hoje dormem com mais um soco na cara. Aproveitem o final de semana para fazer a única coisa que esses filhos da puta não podem fazer e nós podemos: olhe nos olhos da sua família. Abrace seu pai e agradeça a criação que ele te deu. Brinde com seus avós, se ainda os tiver, e honre a comida comprada honestamente que estará na sua mesa.
Mas em homenagem a eles todos, o protesto mais humilhante que podemos fazer é esse. Passar o final de semana com nossas famílias e sem ter que baixar a cabeça pra desviar de um olhar.
Nós somos maioria. Bom final de semana pra vocês! ;-)
Por esse fato podemos concluir que a tese de que o Brasil está sem Deus, pois não existe pessoas honestas, não é verdadeira. Talvez a maioria possa ser considerada corrupta, em diferentes graus, mas por outro lado, existem pessoas honestas em diferentes graus. Tudo depende para onde aponta a intenção de cada pessoa. Se for para fazer o mal, aproveitar-se do suor do próximo, então essa ação será corrupta em diferentes graus. Se a pessoa a intenção de fazer o bem, os seus deslizes é que irão definir o grau de honestidade que eles possuem.
A esperança é que tenhamos condições de aprender de forma honesta o que seja ética dentro do mundo material e o que seja a moral cristã dentro do universo espiritual. Se bem desenvolvidas essas condições, veremos que a ética e a moral cristã estejam entrelaçadas e que Deus continua conosco, esperando que construamos aqui o país do Evangelho.
A batalha espiritual faca cada vez mais clara entre os brasileiros. O ataque organizado que sofremos das forças das trevas, que assumiu o poder central no Brasil, até hoje deixa os seus reflexos na população, e principalmente em Brasília, onde ocorre o front da batalha. Prestemos atenção no que disse o Deputado Federal Tiririca numa entrevista do jornalista Josias Oliveira em 7-06-17 “A Folha Brasil”:
TIRIRICA DESABAFA: O BRASIL ESQUECEU DE DEUS POR ISSO ESTÁ ASSIM
O deputado federal Francisco Everardo, mais conhecido como Tiririca, emocionou seus fãs e eleitores em entrevista concedida no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Ao ser abordado por repórteres que o perguntaram sobre seu famoso slogan das campanhas de 2010 e 2014, onde pedia voto dizendo que “Pior que está não fica”. Todos esperavam mais uma piada, mas o que ouviram foi profundo e profético, como nenhum outro político jamais teve coragem de dizer.
Era começo da noite em Brasília, numa segunda-feira vazia como quase todas no Congresso Nacional. Segundas e sextas são dias que tradicionalmente deputados e senadores não comparecem às sessões legislativas. Não é o caso do deputado Tiririca, que por três oportunidades já se deparou com a Câmara dos Deputados completamente vazia, sendo o único que se fez presente na sessão plenária. Nesta segunda não foi diferente, ele era um dos poucos deputados realizando trabalhos nas comissões internas do Congresso. Ao sair de uma das reuniões por volta de 19h45min um grupo de quatro repórteres de TV o abordaram em clima de brincadeira e o perguntaram:
- E aí Tiririca? Você também vai ser pego pela Lava-Jato, heim? Vai ser delatado por propaganda enganosa. Você disse que “pior que está não fica” e ficou muito pior. O que você tem a dizer pros seus eleitores agora?
O deputado Francisco Everardo olhou seriamente para o repórter Altair Cardoso e respondeu:
- O que vou dizer para meus eleitores? Vou dizer que o Brasil esqueceu de Deus. Por isso está assim. Deus nos disse que ninguém acende uma luz para esconde-la dentro de uma caixa, e sim para colocar a luz no alto de uma casa e iluminar a todos que estão ali. – Sabe porque estou te dizendo isso? Acabei de sair de uma reunião onde me apresentaram um projeto que quer tirar todos os símbolos de Deus das escolas. Querem tirar a Bíblia das escolas, os crucifixos e qualquer imagem que lembre da passagem de Jesus pela Terra. Estão querendo fazer isso dizendo que a Escola não deve ensinar religião. Mas isso não é ensinar religião. É apenas lembrar que temos um Pai que ofereceu seu filho único para nos salvar. Vão substituir a imagem de Jesus pela imagem do presidente. Isso é uma vergonha. Deus deve estar com muita vergonha de nós. – Enquanto eu for vivo vou lutar pela honra e glória do Senhor. O Brasil hoje está dividido entre pessoas que vivem, matam ou se matam por causa de um partido, ou um político. Pessoas que passam horas do seu dia brigando com amigos e familiares por causa de política. Essas mesmas pessoas não conseguem encontrar um só minuto do seu dia para conversar com Deus. Estas mesmas pessoas estão querendo tirar Deus das escolas. Já tiraram das casas delas, agora querem tirar do coração das crianças. Isso é muito triste, cara. Desculpa se eu não respondi com a piada que vocês esperavam. Mas aqui sou deputado, e estou muito triste com o rumo que o Brasil tá tomando. Não adianta mudar o político que senta na cadeira do presidente se o povo continua afastado de Deus...
Neste momento Tiririca se emociona e com lágrimas nos olhos diz:
- Desculpa meu amigo, eu não estou bem pra responder a vocês hoje não. Outro dia a gente se fala. Hoje não dá...
Os repórteres ficaram em silencio e também choraram. Respeitaram o desejo dele se retirar do local e tiveram uma aula prática de que nem todo político é igual.
Deus escrevia no passado através das inspirações que promovia em pessoas mais sintonizadas com Sua vontade, e muitos desses registros estão compondo o livro da “Bíblia”. Deus continua inspirando até hoje os homens sentem a boa vontade de fazer a Sua vontade, mesmo que sejam corruptos ou perversos, como foi Davi. Claro, essa corrupção e perversidade não fica cega ou esquecida aos olhos de Deus, mas o Pai irá privilegiar as ações que essa pessoa procura fazer para realçar a Sua vontade. Assim acontece com Tiririca, pessoa imperfeita, e tantas outras mais imperfeitas que ele. Podem ter um passado de corrupção e/ou perversidade, mas Deus privilegia o momento que essas pessoas cumprem a Sua vontade e procuram com ações positivas compensar a enormidade dos prejuízos que causaram.
Deus aproveita um momento de sensibilidade Consigo e inspira as palavras em Tiririca para nos advertir do afastamento que temos dEle. Não é a procura de um “salvador de pátria” que irá nos redimir do desastre político e econômico que estamos dentro. É passarmos a reconhecer que somos filhos do mesmo Pai e que Ele não deseja que causemos mal a nenhum dos nossos irmãos. Quem pensa e age diferente passa a fazer parte dos adversários da vontade de Deus, os diabos, que passam a constituir um exército que promove a batalha espiritual na qual estamos metidos. Ninguém pode escapar dessa batalha, ninguém pode ficar em cima do muro. Ou estamos do lado da Luz sob o comando de Jesus, ou estamos do lado das Trevas sob o comando de Satanás. Quem pensa ficar omisso sem procurar conhecer a Verdade, serve apenas de massa de manobra da força das sombras, que tem como principal arma de defesa e ataque a Mentira.
Estas mensagens inspiradas que Deus provoca aqui e acolá, quando surge uma consciência mais sintonizada com a Luz, está compondo um nova Bíblia de caráter universal que irá nos projetar no Cosmo sob a liderança do Cristo. Por isso não podemos dizer que o Brasil está sem Deus, apesar de tanto exemplo de corrupção e perversidade, pois continuamos a ouvir Sua voz e devemos manter a esperança que conseguiremos, como está escrito, ser “o coração do mundo e a pátria do Evangelho”.
Estamos cada vez mais convictos de que estamos em plena batalha espiritual de uma guerra que se arrasta ao longo da existência da humanidade. Jesus se apresentou como nosso comandante e nos deixou as lições do Evangelho como roteiro de campanha. Nos dias atuais a tecnologia avançou num ponto tal que a comunicação ficou mais rápida e mais eficiente. O mundo espiritual tem se manifestado frequentemente para nos ajudar a superar as dificuldades e riscos das batalhas que estão exacerbadas.
Vi um texto no whatsapp que dar essas orientações de como vencer as batalhas espirituais. Irei copiar o conteúdo na íntegra para fazermos uma reflexão>
COMO VENCER BATALHAS ESPIRITUAIS
Orando muito e pedindo ao Espírito Santo para te ensinar a vencer os maus desejos e os maus costumes da natureza humana. Nenhum ser humano conseguirá vencer os ataques de Satanás se não se libertar dos maus desejos e maus costumes da natureza humana: o orgulho, ambição, inveja, ódio, raiva, o desejo de ter tudo que agrada aos olhos (cobiça), egoísmo, vingança, avareza, falsidade, desonestidade, hipocrisia, mentira, fofoca, discriminação...
Jesus nos ensinou a confiar em Deus, a buscar as coisas do alto, a não ter apego a bens materiais, não se iludir com a riqueza desse mundo, a ser misericordioso, humilde e obediente, a colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas para que o ser humano não dê armas para o inimigo vencê-lo. Mas ninguém dá importância aos ensinamentos de Jesus.
Por que o ser humano não obedece a Deus e a Jesus? Porque dá prioridade aos desejos da natureza humana. Se nós não controlarmos esses desejos e fizermos a vontade da natureza humana seremos derrotados por Satanás. Além disso, você deve saber que as lutas que você tem nesta terra são por causa dos seus próprios desejos e vontades.
Numa guerra, os soldados procuram os pontos fracos do inimigo. E é assim que Satanás e seu exército agem. E nós saímos na desvantagem, porque não o vemos e ele não trem fraquezas. Mas o Senhor nosso Deus tem um exército muito maior para nos ajudar na batalha contra o mal. Só depende de você conseguir essa ajuda.
Vença os desejos de sua natureza humana e aí você conseguirá vencer o inimigo. Peça ajuda ao Senhor Jesus, ore sempre com o coração aberto para Deus, traga todos maus desejos que estiverem em seu coração para a luz, contando a Deus o que está sentindo. Não tenha vergonha de Deus, tenha respeito, pois Ele é o seu Pai e Senhor. Coloque em prática o que Jesus ensinou e veja a melhora que terá em sua vida.
Afaste-se de tudo que é mau e comece a fazer coisas que agradam a Deus: respeite seus pais, ame e respeite seus irmãos (seu próximo), seja misericordioso, ajude aqueles que precisam de sua ajuda, levante o caído, seja luz para aqueles que estão nas trevas. Mulher ame, respeite e obedeça ao seu marido, lembre-se que ele é o cabeça da família. Marido ame, respeite e trate sua mulher com amor e carinho, lembre-se que ela é frágil e precisa ser compreendida. Não seja usado por Satanás para fazer mal aos outros, não dê oportunidade ao diabo de te levar para o inferno, vença o mal com o bem. Use as armas de Deus e os ensinamentos do nosso amado e querido Senhor e Salvador Jesus Cristo. Peça ao Espírito Santo para que seus olhos espirituais sejam abertos, pois se você ficar acomodado, achando que está salvo, Satanás ganhará essa luta contra você.
Vocês são soldados e o soldado deve estar sempre alerta. Não deixe Satanás colocar orgulho dentro de vocês. Sejam humildes e honestos! Orem e peçam a Deus que envie o Espírito Santo para te ajudar nessa batalha como ensinam as escrituras sagradas em Efésios 6:14-17.
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. “Não minta, não invente mentira a respeito dos outros e seja honesto com Deus em suas orações.
Vistam-se com a couraça da Justiça. Seja justo com os outros, não julgue mal, não fale mal da vida dos outros, não engane, não seja desonesto, não explore, não roube seus irmãos.
E calcem, como sapatos, o entusiasmo para anunciar a Boa Notícia de Paz. Nunca desanime, ore sempre e peça ao Espírito Santo para te dar bom ânimo e seja qual for a situação confie em Deus, creia em Sua Palavra. Não deixe o inimigo roubar sua alegria ou os problemas da vida te desanimares. Se você agir dessa forma, confiando em Deus, poderá levar a Palavra para aqueles que estão desanimados e carentes dos ensinamentos do Todo-Poderoso.
E levem a Fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do diabo. Não deixe sua Fé enfraquecer. Quando estiver passando por algum tipo de problema por mais difícil que seja, lembre-se que o Deus Todo-Poderoso pode resolver.
... E a Palavra de Deus como capacete.
Não há reparos a ser feito. Basta que usemos essas instruções como estratégias de batalha e ter a consciência que isso é uma realidade, que não podemos ficar em cima do muro, não sermos quentes ou frios, pois o morno será vomitado. Cada pessoa que se considera cristão deve ler e assumir o seu posto de soldado onde quer que esteja, pois caso contrário poderá ser usado pelo mal, assim como o Pai nos usa para colaborar no exército do Cristo.
A iluminação consciencial é um estágio da vida onde a pessoa atingiu um grau de sabedoria suficiente para não mais ser iludido pelas estratégias da mentira, dos senhores da escuridão.
E um estágio difícil de ser atingido, necessita de muito esforço, estudo e meditação. Pouca gente se preocupa com isso, talvez nem tenha o conhecimento de sua existência. Passam a vida lutando apenas pela sobrevivência, como se somente existisse o mundo material.
Não é que a luta pela sobrevivência não seja importante. Sim, mas não podemos deixar que esses trabalhos externos ofusquem a real importância dos trabalhos internos em busca da luz. Nesse contexto passo a entender cada vez mais a posição de Jesus quanto a reclamação de Marta, quanto a Maria que não lhe ajudava nos afazeres da casa. Jesus disse que Maria havia escolhido a melhor parte, e isso significava que todo o esforço de Marta para deixar a casa limpa e fazer a comida dos visitantes era secundário. Eu acreditava que Jesus havia sido injusto com Marta e complacente com Maria. Mas observando agora a necessidade prioritária de nossa iluminação consciencial, e estando Jesus ali com a disposição de fazer essa iluminação, Maria correu logo em busca do seu quinhão consciencial. Marta ficou presa nos afazeres da casa, que mesmo tendo um sentido nobre de acolher os visitantes, fez ela deixar a prioridade pelo secundário.
Agora eu entendo melhor o que Jesus quis ensinar, e se eu estivesse na condição de Marta naquela visita de Jesus, eu iria ficar junto com minha irmã aos pés de Jesus, e juntas absorvermos o quanto fosse possível de luz. Depois que isso fosse feito e sentíssemos a necessidade de alimento para o nosso corpo, então eu procuraria fazer o necessário e nesse momento eu poderia ter não só a ajuda da minha irmã, como de muitos convidados que também estavam ali naquele momento.
A iluminação consciencial, a plena realização crística é bem mais importante do que qualquer trabalho externo, que podem ser considerados como um meio para atingirmos um fim.
Atividades externas nunca devem ser outra coisa a não ser uma forma de transbordamento espontâneo de uma plenitude interior. Se essa plenitude não existe, o que pode transbordar? Fogo pintado não dá luz nem calor, ao passo que a menor parcela de fogo real pode atear incêndios e iluminar mundos inteiros.
Pouco importa o que o homem diga, faça ou tenha – tudo importa o que ele é, que se refere a qualidade do seu íntimo EU
Está relatado no “Atos dos Apóstolos” que quando os chefes espirituais da primitiva igreja cristã perceberam que se iam dispersando em atividades externas e trabalhos sociais de organização, resolveram nomear auxiliares para essa tarefa, e assim poderem se dedicar à oração e pregação da palavra do Senhor, a transmitir a Luz do Mestre.
Sabiam esses discípulos do Cristo que o fator decisivo, em qualquer trabalho de caráter espiritual, é a espiritualidade de quem preside a esse trabalho, aquilo que ele é no seu íntimo ser, e não aquilo que ele realiza ou organiza no plano externo.
A caridade social realiza grandes obras, mas só o Amor espiritual realiza o homem. Onde quer que exista um homem plenamente realizado pelo Amor, ali serão realizadas grandes obras, e essas coisas serão fecundas e benéficas; mas onde não há realização pelo Amor, senão apenas caridade, ali se realizarão ruidosos trabalhos externos, que, por melhores em si mesmo, correrão perigo de colapso e desintegração, por falta de sacralidade interior.
Pouco importa o que o homem realize no mundo externo dos objetos, tudo importa o que ele realiza em si mesmo. Uma única autorrealização supera todas as realizações exteriores.
Gandhi dizia que “Se um único homem chegar a plenitude do Amor, neutralizará o ódio de milhões”.