Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
19/08/2022 00h01
REVOLUÇÃO FRANCESA – AULA 1 –  (05) SANTA IGREJA

            Estou voltando a este tema, com a perspectiva espiritual, devido a importância de compreendermos melhor essa importante fase da história, com os conhecimentos do professor Nelson Ribeiro Fragelli e a contribuição do Instituto Plínio Correia de Oliveira.



            Tudo começou com a família: pai, mãe e filhos. A grande instituição que formou o Ocidente, que formou a Europa e depois as américas, do Norte, Central e do Sul. Tudo começou aí sob o influxo da Santa Igreja.



            A França era um exemplo disto. Daí ser a monarquia francesa aquela que mais brilhou ao longo dos séculos. Família e religião; família e as ordens religiosas.



            As ordens religiosas dirigindo as famílias, secundando as famílias nos seus esforços. Foi isso que fizeram os grandes beneditinos sediados na grande Abadia de Cluny no centro da França. Eles desenvolviam a ciência da vida. Rezavam, cantavam o ofício, celebravam missas e organizavam as procissões. Mas também desenvolveram os métodos de irrigação, os adubos para aumentar a produção, desenvolveram as ligas metálicas para que se tivesse bons arados e bons instrumentos para a produção agrícola. Não só isso, para que tivessem boas espadas e lanças, porque a Europa era um país ocupado pelos godos, pelos visigodos, pelos muçulmanos, pelos normandos, que chegaram até Paris com seus barcos vindo pelo rio.



            Chegaram até Paris nessa mesma época em que Clóvis se convertia em 496. Paris foi salva, não por Clóvis que estava à leste e Paris é o norte da França. Foi salva por uma mulher, por uma santa, que lá rezava e orientava até mesmo os soldados, como uma precursora de Santa Joana D’Arc. Era Santa Genoveva, que se tornou padroeira de Paris, porque salvou-a da invasão dos bárbaros.



            Ora com o arado e com a espada nas mãos, com um olhar na igreja e para seu interior, e o outro dirigido à sua família. Este reino de França era ainda muito pequeno. Havia a Borgonha, havia a Bretanha, havia o Franco Condado, mas o reino de França, pela fé e entusiasmo, foi se desenvolvendo. Fundou as grandes universidades.



            Nas universidades se desenvolveram as ciências, as ciências dos monges, a medicina... tudo isso que nós temos nasceu dentro dos conventos com os sacerdotes e monges ensinando as famílias, como operar, como fazer.



            Desenvolveram a música, a literatura, mas com uma finalidade: a salvação das almas. A estruturação da sociedade, da civilização cristã dada pela Igreja, tem em vista não à riqueza como hoje é a concepção da constituição dos bancos. Hoje é esta a concepção que se tem. A produção em massa, o lucro.



            Por que esta meta do Cristianismo na construção de uma nova ordem social para as diversas civilizações, com foco na dimensão transcendental do espírito e na formação científica e tecnológica da pessoa humana não foi devidamente ensinada aos alunos? Será porquê os descontentes ou pessoas de má índole queria alcançar o poder para usufruto pessoal e não corrigir as falhas de uma nova ordem que estava trazendo progresso material e espiritual à humanidade? Será que esta mesma perspectiva continua a ser aplicada até hoje?  


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em 19/08/2022 às 00h01
 
18/08/2022 00h01
REVOLUÇÃO FRANCESA – AULA 1 –  (04) NOBRES

            Estou voltando a este tema, com a perspectiva espiritual, devido a importância de compreendermos melhor essa importante fase da história, com os conhecimentos do professor Nelson Ribeiro Fragelli e a contribuição do Instituto Plínio Correia de Oliveira.



            Foi um júbilo enorme a conversão de Clóvis e a aceitação subsequente do ensino e da influência da Santa Igreja. Faz com que a França deixe a barbárie e comece a fundar esta maravilha que se chama a civilização cristã.



            A Igreja Católica ela sempre inspira, funda, orienta e aperfeiçoa a civilização cristã. A vida civil, civilização. O comportamento do homem em sociedade.



            Acabei de citar duas características de uma civilização: a família e a escola. Estas eram inspiradas pela Santa Igreja.



            Logo após a conversão de Clóvis, se dão as invasões dos bárbaros na Europa.



            Um século depois, os muçulmanos arrasam, liquidam o que havia ainda de restos do império romano. Acabam com as estradas, com as cidades, com as fortalezas, com todo serviço que uma cidade necessita, como a água que chega até as casas. Arrasavam os cemitérios, as lojas, não existia comércio e cada família nesse sistema de destruição, se reaglutina em pequenos grupos, isolados. Não havia estradas.



            Nessas dificuldades, atacados por todos os lados, surgiram os primeiros líderes, os primeiros chefes de família que mais tarde se transformaram na nobreza. Foram, realmente, nobres.



            A propaganda da Revolução Francesa dizia que eles eram nobres porque, assim eles diziam: “Eu sou barão”, o outro dizia “Eu sou conde e quem não me obedecer será punido absolutamente”.



            Eles criaram uma falsa narrativa, pois os nobres nasceram do chão, do sofrimento e da morte. Defendendo aquela pequena porção de gente, aquele pequeno número de bolsões de população que sobreviviam refugiados nas montanhas, atrás de uma fortaleza que eles construíam aos poucos e que um líder de visão era capaz de fazer, de guia-los.



            Esse homem de visão era o chefe, aquele que conseguia discernir quais eram os mais bravos, os mais inteligentes, os mais operativos. Ele que sabia fazer a paz sem prejuízo dos seus. Que sabia declarar a guerra e no momento adequado obter os frutos da vitória.



            O chefe incapaz não sabe obter os frutos da vitória e ele perde a guerra depois de ganhado as batalhas. Isso é comum na história, até na história contemporânea.



            Mais um resgate da honra de uma figura histórica: os nobres. A ideia que ficava na nossa mente depois de passar pelas escolas, é que a nobreza era formada principalmente por origem financeira, de explorar o trabalho da plebe para construir seu legado injusto. Não existe o foco no interesse de pessoas constantemente ameaçadas por invasores que eram defendidas por esses nobres. Um poder financeiro surge como uma estratégia de fortalecer a defesa. Todo perfil e hierarquia social advinda dessas estratégias de defesa eram atacadas por essas pessoas que queriam implantar uma nova ordem. Por que não usavam a verdade? Será que a verdade não permitiria a mudança da ordem social? Por que manter essa mentira até hoje? Será porquê as pessoas iludidas passam a difundir a falsa narrativa de forma inocente, sem perceber que ali existe um embuste? Posso ser testemunha para a afirmativa desta última hipótese. Durante a minha graduação no ensino médico, tive oportunidade de ser professor de história em colégios de segundo grau. A minha linha de orientação para os alunos era que os nobres usavam e abusavam das pessoas ao redor e que a Revolução Francesa foi uma vitória do espírito combativo do homem em busca da melhoria da vida. Quão distante hoje isso está da minha forma de pensar com as informações mais próximas da verdade que tenho oportunidade de conhecer agora.


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em 18/08/2022 às 00h01
 
17/08/2022 00h01
REVOLUÇÃO FRANCESA – AULA 1 –  (03) SÃO REMÍGIO

            Estou voltando a este tema, com a perspectiva espiritual, devido a importância de compreendermos melhor essa importante fase da história, com os conhecimentos do professor Nelson Ribeiro Fragelli e a contribuição do Instituto Plínio Correia de Oliveira.



            Essa nova ordenação, vinda da Revolução Francesa, negava a ordem estabelecida na França milenar. Esta ordem milenar começou a se desenvolver no ano 496 com a conversão do primeiro rei de França, Clóvis.



            Essa conversão foi programada pelos grandes apóstolos que agiam na França. Os grandes bispos, os grandes sacerdotes, e em particular a sua conversão foi preparada por São Remígio. Ele via em Clóvis, um bárbaro pagão, um homem que poderia se converter. Um homem com boas inclinações. Fez com que ele se casasse com uma cristã, com uma católica que mais tarde foi canonizada como Santa Clotilde.



            São Remígio deixou a cidade onde ele vivia, cidade de Reims, e foi para o centro da França, Borgonha. Pediu ao pai dessa princesa, que não quiseram o casamento, nem o pai nem a provável noiva. Como uma cristã poderia casar com um homem sem religião, com um bárbaro? Mas, tutelados por São Remígio, eles aceitaram e o casamento se fez.



Clotilde, na oração, na argumentação junto ao seu marido, moderando, controlando, falando a ele a respeito de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora, levou-o a abrir-se um pouco mais à ideia cristã do catolicismo.



            Até que em 496, na batalha de Tolbiac, Clóvis como um guerreiro cercado por seus inimigos, ameaçado de morte, de extermínio do seu exército, ele se volta para o céu e diz: “Oh Deus de Clotilde! Se Tu existes realmente me dê a vitória”.



            Assim, ele obteve a vitória e retornando à sua casa, a capital do seu reino, do seu povo, ele pede o batismo. Foi aí que se deu a conversão da França. Seus nobres, seus generais, já eram cristãos. Já tinham se convertido pela ação dos apóstolos que operavam em França.



            Este relato mostra a importância dos apóstolos de Cristo que se espalharam pelo mundo como foi orientado, para espalhar, evangelizar, a nova ideologia, para implantar uma nova ordem no mundo. Foi criada a figura do bispo, o sucessor dos apóstolos, para cada vez mais influenciar, orientar e ensinar sobre o Reino de Deus que poderia ser instalado na Terra a partir dos nossos corações. O trabalho honesto e sintonizado com o Cristo desse bispo, São Remígio, foi a ponta-de-lança para a criação de uma nova ordem na Europa, com reis católicos que obedeciam a orientação transcendental cristã. Mesmo que entre os bispos e até os próprios papas tivessem aqui e acolá o predomínio egoísta do Behemoth, mas a tradição dos ensinamentos cristãos era preservada. O que seria necessário era essa correção dos excessos egoístas mostrados por alguns protagonistas cristãos, mas não derrubar uma ordem de potencial magnífico e trocar por outra de potencial tão maligno.


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em 17/08/2022 às 00h01
 
16/08/2022 00h01
REVOLUÇÃO FRANCESA – AULA 1 –  (02) NOVA ORDEM

            Estou voltando a este tema, com a perspectiva espiritual, devido a importância de compreendermos melhor essa importante fase da história, com os conhecimentos do professor Nelson Ribeiro Fragelli e a contribuição do Instituto Plínio Correia de Oliveira.



            A Revolução, portanto, violenta, tendo derrubado a Monarquia, estabeleceu uma nova ordem, se é que podemos falar de ordem, uma nova ordem social, oposta violentamente àquela que durante um século e meio tinha prevalecido na França, e feita da França um país líder no Ocidente.



            Todos conhecem as excelências da arte francesa, da culinária, a moda, as canções dos compositores... todos esses foram frutos dessas instituições inspiradas pela Igreja Católica e que deram um fruto que deixou o mundo admirado pela monarquia francesa. O povo francês não se distinguia da monarquia.



            Uma nova ordem social e política, por exemplo: o que é uma nova ordem? A ordem monárquica, a ordem anterior era baseada na família.



            A família é uma instituição. A Revolução Francesa introduziu o divórcio. Sabe-se que ainda não podendo estabelecer a lei do aborto, os revolucionários franceses mais ativos praticavam o aborto. Eles chegavam ao incesto, porque eles queriam uma negação total da ordem católica estabelecida na sociedade francesa.



            A escola, o ensino era monopólio da Igreja católica e com toda a justiça. É preciso formar as consciências ainda crianças, jovens, preparando-os para enfrentar as vicissitudes da vida em família, da vida como um participante, um construtor do seu povo, no caso da grandeza de França.



            Este foi o motor da Revolução Francesa, estabelecer uma nova ordem social com base nos princípios da igualdade, liberdade, fraternidade. Ninguém de bons princípios poderia negar esses três princípios. Por trás deles tinham algumas atitudes condenadas pela igreja católica e defendida pelos revolucionários, como o divórcio, citado neste trecho do estudo. Usando a minha mente aberta e livre de qualquer amarra ideológica, acredito que o divórcio é de utilidade social. E também não vejo contradição com os ensinamentos do Cristo. Da mesma forma poderiam existir outras atitudes com o mesmo perfil e isso sim, na minha compreensão, trariam benefício à sociedade com a nova ordem a ser instalada. Acontece que o princípio da Fraternidade foi brutalmente solapada e um banho de sangue aconteceu por toda a nação. Os novos poderosos também solaparam os outros dois princípios e a liberdade da divulgação da verdade como ela aconteceu até hoje a humanidade não tem essa oportunidade. Felizmente, com o advento da internet, pessoas que têm na mente a verdade, podem publicar os acontecimentos reais e chegar até nós, capazes de refletir com liberdade e ver a coerência do que está sendo dito em contraste com o que nos foi ensinado.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 16/08/2022 às 00h01
 
15/08/2022 00h01
REVOLUÇÃO FRANCESA – AULA 1 –  (01) HÁ 233 ANOS

            Estou voltando a este tema, com a perspectiva espiritual, devido a importância de compreendermos melhor essa importante fase da história, com os conhecimentos do professor Nelson Ribeiro Fragelli e a contribuição do Instituto Plínio Correia de Oliveira.



            Os acontecimentos atuais aqui no Brasil nos levam a considerar de modo mais aprofundado o que se passa com o povo, com o público.



            Hoje, as relações internacionais são muito mais próximas, se fala na mundialização.



            Pensando no Brasil, somos levados a pensar em outros países. Aquilo que teve origem em outros países, o que acontece em outros continentes, reflete no Brasil.



            Para melhor compreender os acontecimentos aqui no Brasil, desta reação conservadora, o estudo da Revolução Francesa é muito apropriado.



            Falar em estudo seria exagerado, considerar um estudo. São considerações a propósito desse acontecimento, chave na história do mundo.



            Estamos há 233 anos da Revolução Francesa.



            O que é um acontecimento chave? É aquele que abre a porta que dá para corredores diversos do acontecer humano e que explica uma situação. Que explica as condições em que se encontra um país.



            Revolução Francesa, esse nome ficou. Revolução diz bem, é uma explosão violenta, e assim foi a Revolução Francesa. Muito derramamento de sangue, não só dos reis, mas também de bispos, sacerdotes, do povo que foi quem mais morreu. O povo simples, os camponeses da França.



            A Revolução Francesa foi um movimento profundamente anticristão, anticatólico. E este povinho, os camponeses, aqueles que na cidade eram sapateiros, empregados domésticos, carpinteiros, etc. Estes que conservaram a fé de um modo muito vivo e a Revolução não podia admitir que eles continuassem a existir. Era preciso exterminá-los.



            Eles não tinham a ilusão de exterminar todos, mas era preciso, matando muitos, como mataram milhões, amedrontar o resto, de tal modo que eles não permanecessem com as suas ideias. Que eles abandonassem a fé.



            Houve leis proibindo a prática religiosa. A pratica religiosa na França era enormemente, unicamente, a prática religiosa católica.



            Este tema se tornou central na minha compreensão da história, que serviu para ressignificar os meus paradigmas. Antes eu seguia o que a escola ensinava, os benefícios sociais trazidos pela Revolução Francesa, na defesa da Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Como eu poderia imaginar, criança, adolescente e até adulto, esses três termos tão importante para a vida em sociedade, estavam sendo usado de forma perversa, ilusória e destruidora de uma outra forma de construção social que tinha como base as lições do Cristo? Hoje, com a maturidade, 69 anos, tendo corrido 233 anos dessa revolução, que contribuiu tanto para minha militância por longos anos em partido de esquerda (PDT), é que vim descobrir o quanto estava sendo enganado. Da mesma forma que é importante o conhecimento do mundo espiritual para compreender a melhor forma de agir e seguir a evolução saudável em que todos estamos inseridos, também é importante discernir dentre todas as narrativas que existem ao nosso redor, qual a que carrega mais carga de verdade, para que não entremos em desvios que prejudiquem a nossa vida e dos nossos irmãos.


Publicado por Sióstio de Lapa
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