Na plataforma da “Lumine” tem alguns vídeos do Padre Paulo Ricardo. O primeiro deles fala da relação de Portugal com o Brasil e o papel missionário de ambos. Importante para nossa reflexão. Vejamos.
O Brasil se sente católico em muitos aspectos. Muita gente se sente católico e vai responder ao IBGE que é católico.
O que acontece, porém, é que nós estamos vivendo aqui uma inércia social de um movimento que começou no passado.
O Brasil nasceu de Portugal, claramente de um esforço que havia de evangelização. As navegações portuguesas foram motivadas também por razões econômicas e políticas, mas havia uma razão espiritual, como dizia Camões, a coisa era para levar a fé e o império.
Então, Portugal era um país que se compreendia com uma missão. E parece que Portugal perdeu isso. A consciência geral da nação portuguesa parece ter perdido a sua identidade.
Portugal nasceu bastante consciente de que era um país com uma missão. Como os Estados Unidos, que se acha uma país com uma missão.
Portugal nasceu a partir de uma vocação divina. Afonso Henrique, seu primeiro rei português, viu o Cristo crucificado que disse: “Eu vou fundar o teu reino em base sólida para que você leve meu nome a outros povos. E a partir disso, estava lá no início de Portugal os Templários, depois veio a Ordem de Cristo, depois o esforço das grandes navegações e quando as caravelas de Cabral chegam ao Brasil e tem todas elas marcadas em suas velas a Ordem de Cristo.
Pero Vaz de Caminha escreve para o rei Dom Manuel, o Venturoso, dizendo que a coisa melhor que devia ser feito com essa gente era evangelizar. Isso era uma coisa sincera.
Nós estamos em 1500, mas Dom Manoel era ainda um rei medieval. A mentalidade das Cruzadas, de levar a fé para o além mar.
Portugal nasceu assim, e o Brasil nasceu disso.
Houve dois terremotos em Portugal, o de Lisboa que destruiu a cidade e o terremoto de Pombal que destruiu muito do legado católico. Dom José deixou Pombal governar e ele governou com uma forca muito anticatólica, para destruir a cultura católica.
Quando cai Pombal, com a morte de Dom José, e vem Dona Maria, piedosa, mãe de Dom João VI. Ela veio para o Brasil. As cortes saem de Portugal, a Rainha com o príncipe regente Dom João VI e vem em 1808 para o Brasil.
O Brasil foi sede de um reinado piedoso. O que estava acontecendo com a Europa?
Desde a Revolução Francesa a Europa já estava há 10 anos vivendo ideais completamente contrários a fé católica.
O rei de Portugal vem para o Brasil com uma visão piedosa, mas também veio gente com a cabeça de Pombal, revolucionária.
No Brasil sempre houve esse elemento ambíguo, nasce com essa duplicidade, já tem germe revolucionário e ao mesmo tempo a matriz católica, religiosa, a população piedosa, católica que se reconhece na igreja, mas também esses ideais revolucionários que estão dentro do Brasil.
Quando se olha para a história, se ver claramente esses ideias revolucionários, liberais, anticatólicos, eles foram tomando conta no processo educacional.
O brasileiro se sente católico afetivamente, mas o ideário nacional, aquilo que se aprende na escola no dia a dia, não bate com o sentimento religiosos do povo.
A imagem de Nossa Senhora da Aparecida que foi encontrada no Rio Paraíba em 1717, ela é um pouco de profecia da situação brasileira, a cabeça separada do coração. O brasileiro tem isso, tem um coração facilmente identificável, afetivamente católico, cristão, etc.
O brasileiro não entende que ele precisa estudar sua fé, estudar a verdade, saber o que as cosas são de fato. Porque se eu não conheço, eu não amo. Ninguém ama o que não conhece. É preciso primeiro ter os atos de inteligência que vai puxar o coração.
Olhando para a situação geral do Brasil, o que a gente ver? É como se o Brasil tivesse recebido um impulso religioso no passado e por inércia o movimento ainda existe, mas está diminuindo de intensidade cada vez mais, e cada vez mais o Brasil é menos cristão, está parando, não há impulso.
Houve um impulso lá atrás, desse nosso passado português que gerou em nós a fé. Mas, infelizmente, com toda essa movimentação ideológica nas universidades, nas escolas, etc., nós estamos dando uma catequese anticristã para os nossos filhos
Vemos claramente que as gerações antigas ainda têm algo de cristão. É mais um sentimento religioso do que uma verdadeira religiosidade cristã, católica.
As novas gerações se dividem. Tem o pessoal que bebe diretamente da ideologia que está sendo proposta pelas universidades, pelas escolas, etc., etc., mas tem também aqueles jovens que acordaram, que dizem que tem uma coisa muita errada acontecendo, que não está funcionando. Esses jovens que acordaram, cada vez mais procuram conhecimento. Estão na primeira fase, importante, necessária, para a cultura católica, que devem estudar. Já entenderam que não entendem e que precisam entender.
É essa coisa do brasil, estatisticamente católico e religioso como uma inercia do passado. Ao mesmo tempo nós vemos com esperança o Brasil atual, porque nas novas gerações existe um movimento, para usar uma linguagem que é mais marxista do que nossa. Existe a formação de uma massa crítica que promete um futuro promissor. Enquanto que outros que continuam bebendo das ideologias nas universidades e nas escolas, que estão sendo simplesmente manipulados. Esperamos acorda-los, para que eles saiam dessa manipulação.
Assistindo um vídeo do padre Paulo Ricardo onde ele fala de Nossa Senhora Aparecida, que ela teria sido encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, no ano de 1717 e que se tornou a Padroeira do Brasil, de repente lembrei que a campanha vitoriosa de Jair Bolsonaro à Presidente do Brasil pelo Partido Social Liberal (17) na coligação Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.
Ao fazer essa conexão do 1717 de nossa Padroeira com o 17 do candidato Bolsonaro e suas intenções espirituais, não pude deixar de fazer reflexões sobre o que está acontecendo em nosso país.
Estivemos em processo lento e progressivo das iniquidades em nosso país, com a corrupção aumentando a temperatura, infectando todas as nossas instituições, do clero aos tribunais, do parlamento à academia, sustentado pelas mentiras e falsas narrativas de um jornalismo cooptado.
Estávamos num processo de degeneração social incluindo artistas, jovens e até crianças, no tempero pestilento jogado pela revolução cultural que invade as nossas residências pelos rádios e principalmente televisão, mantendo o povo sofrido e ignorante, batalhadores pela sobrevivência, como massa de manobra política robotizada.
Como sair de uma situação dessas onde já capitulava diversos países ao nosso redor e por todo o mundo? Observando que a mística da numerologia relaciona o número 17 com a autodisciplina, compaixão, responsabilidade e sabedoria, e observando o comportamento dos nossos políticos, dentro e fora do parlamento, o Jair Bolsonaro era o único que podia passar por essa triagem, e ainda acrescentando outras duas virtudes: coragem e honestidade.
A população consciente, de boa índole, não infectada pelo vírus da corrução, enchíamos as ruas de forma pacífica pedindo e exigindo justiça e transparência. O lado sadio da justiça iniciou a campanha da Lavajato e muitos criminosos de colarinho branco foram presos e devolveram parte do que roubaram.
Jair Bolsonaro assumiu a candidatura à presidência com coragem e determinação, enfrentando todos os poderes contaminados, principalmente o poder financeiro e a imprensa engajada com suas falsas narrativas. Além disso, as forcas das trevas, sabendo do potencial saneador do candidato, articulava e promovia atos criminosos de vandalismo, contra o patrimônio e a vida das pessoas, chegando ao clímax de esfaquear o adversário em plena luz do dia em praça pública, rodeado dos seus correligionários.
Mais uma vez, a sutileza da mão divina salvou a vida do candidato por milímetros de penetração da arma e da rapidez e competência das pessoas no entorno do Bem, principalmente a equipe médica que o atendeu.
Dessa forma, entendo que os eflúvios divinos passaram a dar um fôlego saudável à nossa nação, passamos 4 anos de prosperidade, sem a corrupção ter acesso ao Poder Executivo. Crescemos materialmente com o nosso trabalho e espiritualmente com a nossa fé. Aprendemos a amar o nosso país e respeitar os nossos mentores espirituais, Jesus Cristo o maior e principalmente Nossa Senhora que sempre está nos advertindo sobre os erros do comunismo, que infelizmente infectou a Santa Igreja Católica.
As trevas conseguiram mais uma vez manipular nossas instituições e colocar os criminosos de volta ao poder. Mas agora eles encontram um povo que aprendeu a amar o seu país, que respeita Deus como seu Pai e que está pronto para empreender mais uma cruzada, colocando o país nos trilhos de sua missão apostólica, ser o “País do Evangelho e o Coração do Mundo”.
Ave Cristo!
Quando queremos obter um crédito para adquirir algum bem, geralmente a empresa um banco solicita um fiador para garantir que aquela promessa de pagamento se cumpra.
Na área comportamental podemos fazer algo parecido. Vejamos o que acontece.
Sou cristão e procuro seguir na prática os ensinamentos que o Cristo deixou para nós através do Evangelho. Porém, por mais que eu me esforce para fazer essa prática, sempre estou falhando. Tenho agora até vergonha de voltar a orar ao Pai ou ao Mestre pedindo ajuda para fazer o meu trabalho.
Foi a partir desse conflito comportamental, onde eu me via incapacitada de pedir qualquer coisa em oração, sabendo que a probabilidade de fracasso era alta, como sempre estava acontecendo, que pensei em fazer algum comportamento como fiança. Deveria ser algo que eu tivesse um maior controle, que realmente eu pudesse cumprir, como forma de abrir meu crédito junto à divindade.
Com esse objetivo, escolhi dois comportamentos que o meu corpo sempre está realizando, como forma de obter algum tipo de prazer. Escolhi evitar o prazer orgástico e também o prazer da preguiça, que me faz chegar atrasado com regularidade, mesmo que seja por poucos minutos. Serei pontual e casto até o início da quaresma como forma de pagar uma fiança para recuperar o meu crédito.
Como o prazo determinado para que eu alcance essa meta não é tão longo, espero que eu cumpra o prometido. De imediato eu sinto já os efeitos dessa fiança, já sinto mais segurança de voltar a me relacionar com o Pai e o Mestre. Sei que Eles possuem misericórdia suficiente para perdoar minhas fraquezas e dar tantas chances quantas eu necessite. Acontece que é a minha consciência que impõe essas condições.
Imagino que após cumprir essa promessa, eu voltarei a me relacionar com a divindade sem o pensamento que estou de alguma forma manipulando a bondade dEles, que eu sei que vou errar e continuo a prometer o que não consigo fazer.
Estou no segundo dia dessa fiança e estou conseguindo fazer o que prometi. Porem tenho que ficar vigilante e disciplinado para conter os impulsos da carne.
Sei que tudo isso que estou fazendo agora, é para manter a minha autoconfiança de que irei cumprir a principal missão que sinto que fui preparado: fazer a catequese do Reino de Deus assim como Jesus ensinou e está registrado em “O Livro de Urântia”.
Enquanto isso, continuarei a adquirir mais suporte espiritual e consciencial para colocar em prática essa missão. Tenho perdido ocasiões de fazer tal catequese, mas estou considerando que ainda estou na fase de aprendizado. Este momento é mais uma etapa desse aprendizado e não deverei ficar aflito pensando na incapacidade pessoal que eu possa estar apresentando.
Encontrei um texto de Caio Coppola que coloca argumentos para que nós possamos entender o que passamos no passado e o que é necessário acontecer para hoje não perdermos a nossa liberdade. Vejamos...
Texto Caio Coppola
NÃO DESPERDICE NENHUMA PALAVRA, POIS QUANDO TERMINAR DE LER, VOCÊ VAI ENTENDER E REPASSAR...
SERÁ QUE AGORA, COM 35 ANOS DE ATRASO, OS BRASILEIROS, ENTENDERAM, O QUE ACONTECEU EM SEU PRÓPRIO PAÍS?
Entenderam por que Médici dissolveu o STF?
Entenderam por que o DOPS metia porrada em alguns "jornalistas"?
Entenderam por que a FAB combateu os guerrilheiros do Araguaia?
Entenderam por que foi necessário o AI-5?
Entenderam por que o General Olímpio Mourão Filho chutou o João Goulart?
Entenderam por que MÉDICI alertou FIGUEIREDO sobre os esquerdistas no poder? ("Em 10 anos eles vão roubar até as prensas da Casa da Moeda...”).
Entenderam por que FIGUEIREDO disse que iríamos nos arrepender do fim do governo militar? E iríamos sentir saudades dele?
Entenderam por que a a PF prendia os "professorezinhos comunistas", que na faculdade idolatravam CHE GUEVARA?
Entenderam por que a imprensa e a esquerda MENTIRAM por anos a fio, martelando nas nossas cabeças que o regime militar foi uma DITADURA? (A única ditadura no Brasil foi a de GETÚLIO VARGAS, mas eles corrompem até a história, para servir a seus propósitos).
Entenderam por que TODOS OS PAÍSES EM QUE A ESQUERDA TOMA O PODER viram um lugar de fome, desgraça, miséria e genocídio?
Entenderam porque pessoas normais e instruídas têm tanto nojo de esquerdistas?
Entenderam por que não se deve ser "isentão"?
Entenderam por que não se negocia com a esquerda? (A esquerda se combate com toda a FORÇA!).
Entenderam por que nos países mais prósperos e desenvolvidos do mundo a esquerda é ridicularizada?
Entenderam por que durante 60 anos os EUA gastaram tanto dinheiro fazendo guerras do outro lado do mundo, para barrar a tentativa da esquerda de dominar a humanidade?
Entenderam por que em 100 anos de governos de esquerda, mais de 150 milhões de pessoas foram assassinadas por esses fanáticos?
Entenderam por que as pessoas FOGEM de países de esquerda, arriscando suas vidas e deixando tudo para trás?
Entenderam por que a Alemanha Oriental teve que construir um muro para seus habitantes não fugirem de lá? (Assim como ocorre agora na Coreia do Norte).
Entenderam por que os cubanos enfrentam os tubarões para fugir daquele inferno?
Entenderam por que pilotos soviéticos roubavam seus caças MIG para cair fora daquele inferno?
Entenderam por que toda a África sujeita a regimes de esquerda vive numa horrível e permanente desgraça?
Entenderam por que, no Camboja, POL POT, líder comunista do KHMER VERMELHO, matou 100% da população instruída do país?
Entenderam por que, na China, a "REVOLUÇÃO CULTURAL" de MAO TSE TUNG também matou TODA a população instruída?
Entenderam por que o comunismo é o maior mal da história da humanidade?
Entenderam por que quem não estiver contra a esquerda estará ajudando seu pior inimigo?
Entenderam por que o "isentão", o diplomático, o low profile, o moderado, acabam, sem perceber, dando força para o inimigo?
Entenderam por que o esquerdismo, em suas inúmeras e disfarçadas vertentes- (progressismo, integralismo, comunismo, socialismo, social democracia, bolivarianismo, globalismo, multiculturalismo, etc) é o pior mal da História?
Entenderam por que não podemos medir esforços para EXTIRPAR essa desgraça?
Ou então essa desgraça acaba com a família, o país, a soberania, a cultura, o patriotismo, a liberdade e a dignidade humana.
Entendam de uma vez por todas que o esquerdismo do século XXI é mascarado de democracia... quanto mais comunistas, mais eles usam a palavra democracia... basta ver como se intitula a “República Popular DEMOCRÁTICA da Coreia do Norte”....
É PRECISO ACORDAR, BRASIL!!! OU VAMOS SER DOMINADOS PELO COMUNISMO DE VEZ
Entendeu AGORA a importância de pôr mais que você já tenha feito, retomar as FORÇAS e fazer TODO o possível nos PRÓXIMOS DIAS de forma individual para JUNTOS termos a VITÓRIA!
Vai jogar a toalha?
Obs.: VOCÊ NÃO É OBRIGADO A COMPARTILHAR, MAS SE VOCÊ ENTENDEU O PROPÓSITO DESSE TEXTO, COMPARTILHE!
Todos os argumentos que o Caio colocou nesse texto são cobertos de coerência e concordo 100% com o autor. Com a minha idade de 70 anos, fui testemunha de tudo que ele falou no passado, mas que eu não dava a devida importância. Cheguei a fazer coro com a militância esquerdista contra a ditadura e pedindo liberdade para o país. Fui uma vítima da educação contaminada pela Revolução Cultural, fui um inocente útil das bandeiras vermelhas dos partidos de esquerda, principalmente do PDT ao qual fui filiado e candidato por diversas vezes.
Hoje consegui sair da hipnose na qual os veículos de comunicação praticavam cotidianamente. Felizmente não fui cooptado pelas iniquidades que eles praticavam e quando vi que a mentira era a principal arma que eles usavam, totalmente contrária aos princípios cristãos que eu adotava, sai da hipnose e procurei descobrir onde estava a Verdade. Por isso concordo com tudo que o Caio colocou nesse texto que li, refleti e compartilhei.
Médico é aquele cara que diz qual é a sua doença (mesmo que seja só uma virose), e te passa algum tratamento (mesmo que seja só dipirona).
Médico é o rapaz da equipe de saúde que tem de assinar o atestado de óbito, e dizer para uma mãe que o filho de 14 anos morreu. E isso dói.
Médico é um cidadão que estudou na universidade 8.400 horas durante 6 anos, com uma média de 2 provas por semana (provas estas de nível bem acima das provas de residência), que trabalhou 2 anos de graça para o SUS como estagiário, onde nem direito a almoço teve, e que ficou evoluindo enfermaria no dia das mães, carnaval, natal e ano novo.
Médico é o cara que recebe ameaça (verbal e física) para dar atestado médico a uma dor de cabeça, fato este que ocorre várias vezes ao dia.
Médico é o profissional que entra em cirurgia de paciente soropositivo para AIDS, morrendo de medo de se furar, e ganha 98 reais por mês no adicional de insalubridade por este risco.
Médico é o ser humano que, por lei, tem direito a 1 hora de pausa para almoçar no meio do plantão, mas engole a comida em 15 minutos porque a fila de atendimento é gigante.
Médico é parte dos 99% dos profissionais que recebe a má fama do 1% que age sem ética. O governo não investe em saúde, mas põe a culpa na falta de médicos. Digam-me: a culpa de escolas sem professores é dos professores?
Médico muitas vezes é um cidadão que serve 1 ano obrigatório no Exército (homens), e faz residência de 3-5 anos, trabalhando 60-84 horas por semana recebendo salário por uma bolsa de 2.900 reais. E que, quando exige um pagamento compatível com essa formação, é chamado de egoísta, playboy e mercenário.
Se você teve saco de ler até aqui, parabéns! Porque nós médicos aguentamos isso a carreira inteira de mais de 40 anos. E não digo isso para elevar a categoria ao status de semideus. MÉDICO NÃO É SEMIDEUS. MÉDICO é GENTE IGUAL A VOCÊ, tem sono, fome, saudades, vontade de brincar com os filhos e ficar com a família.
Médico morre de raiva de ver um paciente morrer porque o SUS não funciona. Por isso, da próxima vez que se perguntar por que os médicos estão indignados, leia o texto acima. Não trabalhamos pra encher a carteira de dinheiro, trabalhamos porque gostamos, dinheiro queremos para pagar as contas, pro lazer e comprar remédio para os filhos, assim como você faz.
Somos médicos porque amamos nosso trabalho, amamos cuidar de outros seres humanos, e não tem dinheiro no mundo que pague isso de volta.
Amo ser médico e foi a melhor escolha que eu fiz pra minha vida. Portanto, parabéns a todos os médicos deste Brasil que tiram leite de pedra, e aguentam as difamações do governo contra nossa classe. Vocês fazem deste país um lugar cada dia melhor.
Texto recebido. Não sei quem é o autor. Mas em respeito a todos os MÉDICOS compartilho.
Agradeço ao autor desconhecido desse texto. Como médico vejo a realidade do que ele descreveu, e o quanto sofremos nessa pandemia que até hoje ainda tem os seus reflexos, não podendo colocar nossa opinião crítica ao que estava sendo planejado e obrigando a população sem respeitar o contraditório, o confronto com a verdade, enquanto a população indefesa e mal informada era conduzida como uma manada em direção ao matadouro.