Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
10/08/2013 00h55
JEZABEL DENTRO DE MIM

           A carta que Jesus ditou a João para ser entregue à igreja de Sardes é a única que não contem nenhum elogio. Ela ficou conhecida pelas outras seis igrejas da província por sua vitalidade. Nenhuma falsa doutrina florescia entre seus membros.

            As aparências, no entanto, eram enganosas e aquela congregação de alto nível social era um cemitério espiritual. Quando os olhos do Cristo observaram por debaixo das aparências, ele disse: “Não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus” (Ap 3:2). Sardes havia adquirido uma reputação diante dos homens, mas não diante de Deus. Essa distinção entre reputação e realidade, entre aquilo que os seres humanos veem e aquilo que Deus está vendo, é de grande importância. “O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1Sm 16:7).

            Essas considerações também fazem parte daquilo que Deus quer me falar ao me apresentar Jezabel. A conclusão que cheguei ontem era que eu devia procurar a natureza semelhante a Jezabel e que mora dentro de mim, e que tem forças para se expressar, mesmo que não seja de forma pública. Sei que nossos instintos e tendências animais fazem parte da nossa natureza biológica, não podemos evitar que subam à nossa consciência. O que não podemos é deixar que eles se expressem no nosso comportamento, mesmo que seja um comportamento isolado, longe das vista de qualquer pessoa. O mundo pode nos considerar uma pessoa perfeita ao avaliar meu comportamento público, mas Deus, que vê o coração, logo percebe a hipocrisia dos atos.

            Assim, vou procurar caracterizar bem o comportamento e pensamento de Jezabel para depois fazer a comparação com todo o meu comportamento, público e privado.

            Com a ajuda da Wikipédia levantei os seguintes dados. Jezabel (também Jezebel) foi uma princesa fenícia casada com o rei Acab de Israel. Jezabel era filha do rei dos Sidônios Etbaal, tendo o seu casamento com Acab sido o resultado de uma aliança que tinha como objectivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia. Jezabel continuou a adorar os deuses fenícios, mas não se limitou a isso, pois combateu o Deus de Israel. Recorreu ao dinheiro do tesouro público para sustentar os 450 profetas (ou sacerdotes) do deus Baal e os 400 profetas da deusa Achera (deusa fenícia da fertilidade). No palácio real seria mesmo construído um templo dedicado a Baal. Aparentemente o seu próprio marido sentiu-se atraído pelo culto destes deuses, relegando Javé para segundo plano. Os sacerdotes e profetas israelitas foram eliminados ou então tiveram que se exilar no deserto devido à perseguição promovida pela rainha. A resistência local contra esta política religiosa foi encabeçada pelo profeta Elias. Numa espécie de concurso religioso levado a cabo no Monte Carmelo, Elias derrotou todos os profetas de Baal, que morreram, pretendendo desta forma o Livro de Reis mostrar como o Deus de Israel era a única divindade. Quando Jezabel soube disto ficou furiosa, pretendendo mandar matar Elias, que teve fugir para Judá. Mulher determinada e independente, Jezabel não olhava os meios para conquistar os seus objectivos. Acab desejava a vinha de Nabot, contígua ao palácio de Jezrael, mas este recusou-se a vendê-la. Sabendo disso, Jezabel envolveu-se na questão, enviando cartas em nome de Acab aos chefes de Jezrael. O conteúdo das cartas ordenava a detenção de Nabot por blasfémia contra Deus e contra o rei e a execução deste por apedrejamento sob denúncia de duas falsas testemunhas. Segundo a lei da época, a propriedade de alguém que tivesse cometido essas ações passaria para o rei. Nabot foi executado e Jezabel presenteou o marido com a vinha. Quando Elias soube dessa ação profetizou que cães devorariam Jezabel no campo de Jezrael. Um comandante chamado Jeú liderou uma revolta contra a família real, na qual matou o filho de Jezabel, Jorão. Quando Jezabel soube da revolta pintou os olhos e adornou a cabeça, desafiando Jeú da janela do palácio. Este ordenou aos eunucos da rainha que a atirassem da janela (defenestração): Jezabel morreu, tendo o seu sangue atingido as paredes e os cavalos. Uns cães que por ali passavam devoraram o corpo da rainha. Depois de ter feito uma refeição no palácio, Jeú ordenou que Jezabel fosse sepultada, dado que se tratava da filha de um rei. De acordo com o Segundo Livro de Reis, os servos do palácio apenas encontraram o crânio, os pés e as mãos da rainha. Por causa desta rainha o nome "Jezabel" encontra-se associado na cultura popular a uma mulher sedutora sem escrúpulos.

            Como eu identifiquei que o meu comportamento é mais condizente com o comportamento da igreja de Tiatira, devo procurar dentro dos diversos aspectos psicológicos que formam o meu ego (representação do corpo) e suas relações com o meu Eu Superior (representação do Espírito), essa tendência caracterísitca do Espírito de Jezabel.

            No livro “Desmascarando o espírito de JEZABEL” de John Paul, ele coloca 14 características relacionadas que servirá de forte evidência de que o indivíduo esteja debaixo de influência maligna. Uma manifestação prolongada de qualquer uma dessas características exige uma avaliaçãomais atenta do indivíduo e da situação. Colocarei logo abaixo, em negrito, a minha posição quanto a característica.

  1. Embora a princípio seja difícil perceber, o indivíduo sente-se profundamente ameaçado pelos profetas, os quais são seu principal alvo. Embora ele pareça ter o dom da profecia, seu alvo na verdade é controlar aqueles que se movem na esfera profética.

Não sinto essa ameaça, nao tenho a pretensão de controlar quem quer que seja.

  1. Para aumentar seu favor, o indivíduo muitas vezes se aproxima do pastor e dos líderes locais e depois busca encontrar o elo mais fraco afim de dominá-lo. Seu objetivo final é governar toda a igreja.

Nenhuma identificação.

  1. Em busca de reconhecimento do Pastor e dos membros, o indivíduo forma associações estratégicas com pessoas que são reconhecidas como espirituais e tem influencia na igreja.

Nenhuma identificação.

  1. Para parecer espiritual, o indivíduo busca reconhecimento manipulando as coisas e buscando tirar vantagem. Muitas vezes compartilha sonhos e visões provenientes de sua própria imaginação ou que ouviu de outros.

Nenhuma identificação.

  1. Quando o indivíduo recebe um reconhecimento inicial, geralmente responde com falsa humildade. No entanto, tal atitude não dura muito.

Nenhuma identificação.

  1. Quando é confrontado, o indivíduo se coloca na defensiva. Ele justifica suas ações com frases do tipo “Estou obedecendo a Deus” ou “Deus me disse para fazer isso”.

Tenho essa atitude principalmente nas relações íntimas nas quais sou confrontado na questão do amor romântico x amor incondicional. Mas não sinto que me coloco na defensiva, apenas tento explicar um comportamento considerado anômalo dentro da coletividade com a interpretação coerente do meu ponto de vista na aplicação do amor incondicional em qualquer situação, sem respeitar qualquer barreira, por entender que essa é a lei maior e que emana do Criador.

  1. Muitas vezes o indivíduo alega ter grandes revelações espirituais sobre o governo da igreja, mas não busca autoridades legítimas. Em geral, primeiro compartilha suas opiniões com outras pessoas. Sua opinião pessoal muitas vezes se torna a “última palavra” sobre várias questões, fazendo com que se sinta superior ao pastor. No entanto, mesmo que sua revelação seja proveniente de Deus, ele prefere sair falando em vez de orar.

Tenho essa compreensão que o Amor Incondicional é a última palavra da vontade de Deus, e quem estiver contra ela estará contra o próprio Deus, pode ser inclusive qualquer tipo de pastor. Não procuro sair falando sobre isso em detrimento da oração, mas não fujo à sua defesa se sou provocado quanto a isso.

  1. Com motivos impuros, o indivíduo busca se aproximar de outros. Parece desejar fazer “discípulos” e precisa de constante afirmação de seus seguidores.

Não vejo motivos impuros em tentar defender na prática a aplicação do Amor Incondicional em todas as relações. Gostaria muito que houvesse discípulos nesse sentido, que houvesse seguidores, pois assim estaria sendo construído o Reino de Deus. Seria muito bom ter a afirmação desses seguidores. Mas como não vejo motivos impuros a não ser o cumprimento da vontade de Deus, nao há identificação.

  1. Esse indivíduo prefere orar pelas pessoas em particular (em outra sala ou num canto isolado), para não ter de prestar contas a ninguém. Assim, suas revelações e falsas “profecias” não podem ser questionadas.

Não temo colocar em questionamento as “minhas revelações”, inclusive até patrocino isso, quero que a inteligência de outros me apontem os erros cognitivos que eu possa estar sofrendo.

  1. Ansioso para assumir o controle, ele reúne as pessoas e procura ensiná-las. Embora, a princípio, o ensino possa ser correto, ele apresenta “doutrinas” que não possuem fundamentos na palavra de Deus.

Acredito que eu tenha que fazer isso, a compreensão que eu tenho da vontade de Deus quanto a aplicação prática do Amor Incondicional na formatação do Reino de Deus, implica na divulgação dos meus pensamentos e comportamento. Mas procuro ver com toda a coerência essa fundamentação da Lei, da palavra de Deus.

  1.  Enganando os outros com profecias carnais e falando aquilo que as pessoas gostam de ouvir, ele busca acima de tudo conseguir credibilidade. Profetiza meias verdades ou fatos pouco conhecidos, como se fossem revelações divinas, torcendo seus pronunciamentos anteriores e fazendo parecer que se cumpriram na íntegra.

É isso que eu temo que aconteça, que os meus desejos carnais influenciem a minha capacidade cognitiva e tente distorcer a palavra de Deus para o cumprimento desses desejos. Por isso toda a essência do meu pensamento é colocada em público para que eu receba a crítica de inteligências que não tenham nenhum compromisso com a minha forma de pensar, para ver se existe algum argumento lógico que desautorize a minha forma de pensar e agir.

  1. Embora a imposição de mãos seja um princípio bíblico, esse indivíduo gosta de compartilhar um nível “mais elevado” no espírito e derrubar as paredes que prendem as pessoas, por meio da imposição de mãos. No entanto, seu toque transmite maldição. Em vez de uma bênção santa, o que ele transmite mediante seu toque é um espírito maligno.

Procuro sempre que faço a imposição de mãos, pedir para que seja auxiliado pelos bons espíritos e que me auxiliem através do meu magnetismo animal a levar benefício às pessoas.

  1. Mascarando uma auto-estima deficiente com orgulho espiritual, ele deseja ser visto como a pessoa mais espiritual da igreja. Pode ser o primeiro a chorar, clamar, etc., afirmando estar recebendo uma carga de Deus. No entanto, não é diferente dos fariseus que queriam que suas boas ações fossem vistas e suas e suas virtudes reconhecidas pelos homens.

Não tenho essa pretenção de mostrar em público minhas virtudes para que seja assim beneficiado. Pelo contrário, sinto que sou mal compreendido, pois a cultura humana local vai de encontro a Lei de Deus a qual eu defendo em todos os níveis.

  1. Lamentavelmente a vida familiar desse indivíduo é turbulenta. Ele pode ser solteiro ou casado. Quando é casado, seu cônjuge geralmente é espiritualmente fraco, não convertido ou miserável. Esse indivíduo tem tendência de dominar todos os membros de sua casa.

Posso identificar essa turbulência em minha vida familiar, mas sempre vejo na razão disso, a motivação do amor romântico com toda sua carga de ciúme e exclusividade em choque com o Amor Incondicional que defendo e pratico, através da fraternidade com todos, o amor que inclui a todos. Tenho parceiras espiritualmente fortes e não desejo conquistar pela “força” nenhum dos meus parentes ou companheiras. Espero sim, que o senso de justiça prevaleça e que sejam colocados em meu lugar para ver a vida com os óculos que eu possuo e avaliar assim com maior propriedade a verdade ou mentira daquilo que eu tento praticar.

            Com essas considerações ponto a ponto, não vejo nenhuma identificação do meu comportamento com o espirito maligno de Jezabel. Mas acredito que John Paul deixou de registrar a 15ª caracteristica e nessa eu me enquadraria amplamente. Seria mais ou menos assim:

  1. Esse indivíduo defende uma vida exemplar e tenta fazer isso do ponto de vista publico, nas suas relações com o próximo. Mas quando está no seu espaço individual, sem que ninguem possa testemunhar seus pensamentos ou suas ações, ele deixa se levar pelos desejos carnais e sintoniza com atos perversos, que levam ao prazer dos sentidos. Ninguem, do ponto de vista material, é prejudicado. Para todos ele é uma pessoa íntegra, mas para Deus que sonda não as nossas ações, mas sim os nossos corações, ele permite que exista uma Jezabel em atividade dentro de si. A assembléia de suas funções mentais superiores pode exibir um comportamento externo de toda dignidade e coerência com a vontade de Deus, mas permite a existência de Jezabel dentro deles e com poder de na solidão aproveitar dos prazeres que ela possa proporcionar.

Pronto, essa é a Jezabel que existe dentro de mim e que o Pai com todo o carinho e sabedoria fez com que assomasse a minha consciência. Aquilo que eu fazia até ontem, sozinho, sem a presença de ninguem, no campo da imaginação, mas que estava na sintonia com o perverso, não posso deixar mais que essas ações particulares me sintonizem com o mal na obtenção de prazer. Deus não permite que isso aconteça, Ele quer que tenhamos ações íntegras em todos os níveis, publicos ou privados. Fazer o contrário é ser hipócrita, mesmo que ninguem venha a identificar isso, pois está a nível dos meus pensamentos e da minha intimidade individual, exclusiva. Posso até ser perdoado, pois antes eu não tinha essa compreensão, mas agora com esta lição que o Pai me deu, eu não posso mais voltar a essas práticas solitárias, pois aí sim, eu seria um verdadeiro hipócrita!

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09/08/2013 00h01
JEZABEL

            Novamente pressinto que Deus quer me falar algo sobre relacionamentos, mulheres, intenções e ações. Em curto espaço de tempo convergiram muitas leituras e informações sobre Jezabel (ou Jezebel). Primeiro foi um DVD que encontrei num sebo com esse título: Jezebel. Depois adquiri o livro “LUNÁTICOS POR DEUS – Lendas, Mitos e Fatos”          , de Michael Largo, e encontrei logo no começo a história de Acab e Jezabel como exemplo do primeiro casamento problemático. Em seguida, na leitura diária que faço do livro “A BÍBLIA TODA, O ANO TODO”, de John Stott, encontrei referência à igreja de Tiatira. Jesus faz caloroso elogio a essa igreja, afirmando conhecer suas obras conforme está escrito em Apocalipse 2: 18-29

            18 “Ao anjo da igreja de Tiatira, escreve: Eis o que diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chamas de fogo e os pés semelhantes ao fino bronze. 19 Conheço tuas obras, teu amor, tua fidelidade, tua generosidade, tua paciência e persistência; e as tuas obras, que excedem as primeiras. 20 Mas tenho contra ti que permites a Jezabel, mulher que se diz profetiza, seduzir meus servos e ensinar-lhes a praticar imundícies e comer carne imolada aos ídolos. 21 Eu lhe dei tempo para arrepender-se, mas não quer arrepender-se de suas imundícies. 22 Desta vez a lançarei num leito, e com ela os cúmplices de seus adultérios para aí sofrerem muito, se não se arrependerem de suas obras. 23 Farei perecer pela peste os seus filhos, e todas as igrejas hão de saber que eu sou aquele que sonda os rins e os corações, porque darei a cada um de vós segundo as suas obras. 24 A vós, porém, e aos demais de Tiatira que não seguis esta doutrina e não conheceis (como dizem) “as profundezas de Satanás”, não imporei outro fardo. 25 Mas guardai o que tendes até que eu venha. 26 Então ao vencedor, ao que praticar minhas obras até o fim, dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs. 27 Ele as regerá com cetro de ferro, como se quebra um vaso de argila, 28 assim como eu mesmo recebi o poder de meu Pai; e dar-lhe-ei a Estrela da manhã (Jesus Cristo). 29 Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas.”

            John Stott esclarece que ao mesmo tempo em que a igreja de Tiatira apresenta excelentes qualidades, ela é culpada por fazer concessões morais. A igreja tolerava em seu meio uma mulher que se dizia profetiza, simbolicamente chamada de Jezabel, a rainha má de Acab. Ela estava desviando alguns membros da igreja de Tiatira, tentando convencê-los de que a liberdade cristã permitia a prática da imoralidade. Jesus chama-a ao arrependimento, mas ela não parece disposta a se arrepender. Assim o seu juízo inevitavelmente deverá cair sobre ela e também sobre seus seguidores, a menos que se arrependam de seus maus caminhos. A santidade do domínio próprio e a semelhança com Cristo são também características essenciais de uma igreja-modelo. A tolerância em relação ao mal não é uma virtude. Deus continua dizendo ao seu povo: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1 Pe 1:16; e Lv 19:2).

            Michael Largo diz que o termo Jezabel define uma mulher que controla o marido e usa o sexo como arma mais poderosa.

            No início fiquei preocupado, imaginei logo que o Senhor estaria me comparando a Jezabel devido o meu comportamento anômalo no seio da coletividade. Mas cada vez que eu lia e transcrevia para este diário, eu percebia que o meu comportamento se adequava mais aquele da igreja de Tiatira, principalmente com as obras de amor, fidelidade, generosidade, paciência e persistência. Mas existe uma Jezabel “no ar” e que o Senhor quer me ensinar.  Minha primeira tendência foi tentar identificar nas pessoas do meu relacionamento, companheiros, amigos, namoradas, parentes, colegas... Não consegui fazer a devida conexão, mesmo que eu tolere a convivência com pessoas que tem um pensamento diferente do meu no sentido de não aplicar a Lei do Amor com o rigor que ela exige, mas isso é quase a totalidade das pessoas, todas fazem concessões e praticam atos contrários a Lei do Amor, inclusive eu.

Eureca! Aqui está a chave! Não é fora de mim, nos meus relacionamentos externos que devo procurar Jezabel, e sim dentro de mim, pois como todos os outros, ainda sou falho na aplicação da Lei do Amor. Apesar da compreensão que tenho de que devo aplicar o Amor Incondicional sem qualquer barreira, existem fatores, principalmente internos, que ninguém pode observar, nem mesmo imaginar, que tem muito a ver com Jezabel.

Tenho que procurar caracterizar essa Jezabel dentro de mim. Como o tempo e o espaço agora já não são suficientes deixarei para amanhã.

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em 09/08/2013 às 00h01
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08/08/2013 00h01
ORGULHO E ARROGÂNCIA

            Michael Largo, em seu livro LUNÁTICOS POR DEUS (Lafonte, 2011) conta a história de Absalão.

            Absalão era o terceiro filho do rei Davi. Bonito como um ídolo de revista de celebridades, capaz de arrasar corações, orgulhava-se dos longos e belos cabelos e prezava a moda elegante. Cabeça quente, aspirava ser mais do um playboy bíblico. Apareceu pela primeira vez com destaque nas Escrituras ao tramar o assassinato do meio-irmão Amnon, que, segundo os boatos, fizera sexo com sua irmã mais nova, Tamar. Por dois anos Absalão escondeu o ódio pelo irmão mais velho – e herdeiro do trono de Davi -, até convencê-lo a participar de uma de suas mal afamadas festas na época da tosquia das ovelhas. Quando Amnon estava embriagado, Absalão mandou seus criados matarem-no. Quatro anos depois, quando era o próximo na linha de sucessão, ficou impaciente para tomar as rédeas do reino e organizou uma bem-sucedida revolta. No início o povo de Israel e Judá apoiou sua tomada de poder, muitos influenciados por seu carisma e promessas de bons tempos para todos. Davi viu-se forçado a fugir, atravessando o rio Jordão. Um servo da corte, ainda leal ao rei deposto, persuadiu Absalão a não perseguir o pai – o que teria sido o fim de Davi -, mas esperar para desferir o golpe final depois de reunir seu próprio, e mais poderoso, exército.

            Nos últimos anos do século XI aC, as forças de pai e filho se confrontaram na floresta de Efraim. Os longos cabelos de Absalão foram sua ruína. Ao separar-se de seus soldados e bater em retirada, a galope, acabou suspenso da sela quando seus cabelos se enroscaram na folhagem espessa de um carvalho. Davi ordenara aos homens tratar seu jovem filho gentilmente, caso o capturassem. Todavia o veterano general Joab, ao chegar ao local onde Absalão jazia suspenso pelos cabelos, cravou-lhe três lanças no coração. A despeito da traição do filho, Davi ficou desolado. Anos depois, em seu leito de morte, dirigiu suas últimas palavras àquele que logo seria rei, Salomão, instruindo-o a matar o general Joab (sobrinho de Davi) em retaliação ao assassinato de seu filho.

            A Bíblia lista sete pecados capitais e considera a soberba ou vaidade o mais maléfico, argumentando ser a causa de todos os outros. O egocentrismo conduz às transgressões da luxúria, gula, avareza, ira, preguiça e inveja. Absalão não precisava participar da batalha, todavia gostava da própria aparência quando envergava a armadura. Sabia que ao galopar sua cabeleira ao vento proporcionava um espetáculo e tanto. Ele negligenciou conselhos militares referentes a diversas questões na campanha contra o pai, e a mais séria foi sua recusa em usar um elmo ou prender os cabelos num rabo de cavalo.

            Antes da ruína vem o orgulho, e antes da queda a arrogância (Provérbios).

            O exemplo de Absalão é uma constante em nossos dias. Mesmo em pessoas que procuram uma evolução espiritual, sempre podemos observar aspectos do orgulho e arrogância. Na minha relação com o meu filho, tenho a tendência de colocar a minha autoridade de pai dentro do orgulho e arrogância e obrigar que ele faça aquilo que eu acho correto, sem entrar um pouco dentro das suas justificativas e limitações. Até mesmo no convívio diário com meus amigos e colegas, tenho a tendência de colocar os meus argumentos contaminados do orgulho e arrogância que se reflete na minha forma contundente de colocar minhas razões. Percebo que isso é uma das causa de provocar reações negativas nos outros, e mesmo eu sentindo que estou com fortes razões, termino por ficar isolado na discussão. A minha atitude orgulhosa e arrogante termina por provocar o isolamento das minhas ideias, a rejeição para serem avaliadas à luz da razão e da coerência. Tenho que combater essa tendência intrínseca, com o desenvolvimento da humildade. Tenho que colocar a minha compreensão dos fatos e da lei da vida, como se eu não tivesse tanta certeza, que eu posso estar errado nas minhas conclusões, e pedir ajuda para o esclarecimento fraterno. Absalão se orgulhava da sua bela cabeleira, do seu porte atlético e isso foi sua ruína. Eu me orgulho da minha inteligência, da capacidade de fazer conexões diversas e tirar novas conclusões, às vezes contrárias ao senso comum. Não tenho ainda a devida prudência de ser humilde quando for conveniente colocar a minha opinião. Não sei nem como fazer assim. Tenho que praticar, mesmo que seja sozinho, a forma de colocar os meus pontos de vista sem a contaminação da arrogância. O estudo da terça feira será um bom campo de prática para essa minha nova necessidade, que o comportamento de Absalão escancarou à minha consciência.    

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em 08/08/2013 às 00h01
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07/08/2013 00h01
O MODO DA IGNORÂNCIA

            Ò filho de Bharata, fique sabendo tu que no modo da escuridão, nascido da ignorância, todas as entidades vivas encarnadas ficam iludidas. Os resultados desse modo são a loucura, a indolência e o sono, que atam a alma condicionada.

            SIGNIFICADO – Neste verso, a aplicação específica da palavra tu é muito significativa. Isso quer dizer que o modo da ignorância é uma qualificação muito peculiar da alma encarnada. O modo da ignorância é exatamente o oposto do modo da bondade. No modo da bondade, pelo desenvolvimento de conhecimento, pode-se compreender o porquê das coisas, mas o modo da ignorância é exatamente o oposto. Todo aquele que está sob o encanto do modo da ignorância fica louco, e um louco não pode compreender o porquê das coisas. Ao invés de progredir, ele se degrada. A definição do modo da ignorância é expressa na literatura védica: “Sob o encanto da ignorância, não se pode compreender a verdadeira essência das coisas.” Por exemplo, qualquer um pode ver que seu avô morreu e que, portanto, também morrerá; o homem é mortal. Os filhos que ele concebe também morrerão. Logo, a morte é certa. Mesmo assim, as pessoas acumulam dinheiro de maneira desenfreada e trabalham arduamente noite e dia, sem darem a menor importância ao espírito eterno. Isto é loucura. Em sua loucura, elas relutam muito em progredir na compreensão espiritual. Tais pessoas são muito preguiçosas. Elas não se interessam muito quando são convidadas a buscar associação com quem possa lhes dar compreensão espiritual. Elas nem mesmo são ativas como o homem que está sob o controle do modo da paixão. Assim, outro sintoma de alguém soterrado no modo da ignorância é que ele dorme mais do que é necessário. Seis horas de sono são suficientes, mas um homem no modo da ignorância dorme pelo menos dez ou doze horas por dia. Um homem assim parece estar sempre abatido e é viciado em drogas e em dormir. Estes são os sintomas de uma pessoa condicionada ao modo da ignorância. (Baghavad Gita, Cap. 14, Verso 8)

            A minha razão mostra que é coerente esse ensinamento de que fomos criados e nascemos ignorantes, e que devo desenvolver ao longo da vida a busca pelo conhecimento. Uma das lições que vou adquirir na busca do conhecimento, é que a minha vida material é passageira, meu corpo tem uma finitude no tempo, mas a minha alma é imortal e sobrevive com todos os sentimentos, emoções e conhecimentos que conseguiu adquirir nas diversas experiências. Na busca do conhecimento, devo ter cuidado com uma armadilha bastante comum, uma determinada fonte de ensino se arvorar de dona de todo o conhecimento e não aceitar nenhuma outra fonte de informação quer seja religiosa, acadêmica, política, ou qualquer outra. Passo a aceitar dogmas criados por essa forma autoritária de pensamento e dessa forma a minha capacidade de aprender se torna capenga.

            Assim, para fugir do modo da ignorância pela qual fui criado, devo ir à procura de conhecimentos para atingir o nível do modo da bondade, sabendo evitar a condição do modo da paixão na sua condição de me deixar fortemente condicionado ao mundo material e aos seus prazeres. Tudo isso com o conhecimento da existência do mundo espiritual que é a nossa pátria real e definitiva, cujas leis eu tenho que observar com mais critério e prioridade do que as leis que formulamos no mundo material, cheias de vícios e arbitrariedades.

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em 07/08/2013 às 00h01
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06/08/2013 07h33
O MODO DA PAIXÃO

            O modo da paixão caracteriza-se pela atração entre homem e mulher. A mulher sente atração pelo homem, e o homem sente atração pela mulher. Isso se chama modo da paixão. E quanto maior o modo da paixão, maior o anseio pelo prazer material. Deseja-se, então, obter gozo dos sentidos. Na busca pelo prazer dos sentidos, um homem no modo da paixão deseja alguma honraria pessoal ou nacional, e quer ter uma família feliz, com belos filhos, esposa e casa. Estes são os produtos do modo da paixão. Enquanto desejarmos essas conquistas, teremos de trabalhar mui arduamente. Portanto, aqui se afirma com bastante clareza que o ser vivo se envolve com os frutos de suas atividades e assim se prende a essas atividades. A fim de agradar a sua esposa, filhos e a sociedade e para manter seu prestígio, ele tem que trabalhar. Por isso, todo o mundo material está mais ou menos no modo da paixão. O avanço da civilização moderna é medido de acordo com seu envolvimento com o modo da paixão. Outrora, tomava-se como referência o modo da bondade. Se nem mesmo aqueles que estão no modo da bondade conseguem liberar-se, que dizer daqueles que estão enredados no modo da paixão? (Baghavad Gita, cap. 14, verso 7)

            Reconheço que essa lição do Bhagavad Gita é muito aplicada à realidade. Podemos observar isso constantemente ao nosso redor. Eu mesmo posso me colocar como exemplo da aplicação do modo da paixão. Tenho facilidade de me apaixonar pelas mulheres. Mesmo depois de casar com uma e tentar viver com harmonia, justiça e fraternidade. Acontece que os meus impulsos biológicos estão sempre atuando no sentido de me envolver com outras mulheres e obter o prazer, o gozo dos sentidos. Este é o motor básico. Acontece que comigo funciona a lei do amor em prioridade e que considera amar ao próximo como a mim mesmo. Então, se desenvolvo a paixão por uma mulher em busca desse prazer individual, logo eu faço a pergunta: qual o benefício que eu levo a essa mulher agindo no modo da paixão? Eu sei que o prazer, o bem estar que eu posso sentir com essa relação, ela pode sentir da mesma forma e isso é útil para nós, desde que não existam impedimentos morais e éticos. E o único impedimento que devo respeitar é a lei do amor, que leva em consideração esses principais itens: justiça, verdade, harmonia. Eu tenho demonstrado vigor e eficiência no seguimento da lei do amor, Amor Incondicional, no confronto com o desejo da paixão, o amor romântico.

            Também quando faço a aplicação da Lei do Amor, não faço isso como se tivesse pegando uma ferramenta e a utilizando como faço com uma pá, uma caneta, etc. Sei que a Lei do Amor tem por trás uma inteligência infinita e que aplica essa lei na criação da natureza, do cosmo, do universo. Uma inteligência que posso identificar como Deus. Então, a ferramenta do amor incondicional se confunde com o próprio Deus, que permeia todo o universo, inclusive a mim mesmo e ao meu próximo, que também é a minha imagem e a semelhança do Pai, na forma de sentir e expressar esse Amor Incondicional. Isso me livra do risco da dependência sexual ou afetiva, de correr atrás dessa paixão, desse gozo de forma obsessiva, sem considerar os interesses e bem estar do outro, apenas com a viseira de que nele eu encontro o objeto do meu prazer.

            Assim, para mim, o modo da Paixão deixa de trazer os problemas que o Bhagavad Gita aponta. Pelo contrário, ele passa a ser agora mais uma ferramenta subsidiária para que eu possa ativar com mais energia o amor incondicional que permanece dentro de mim. Aproveito toda essa energia de paixão por uma mulher e a coloco como motor para funcionar com mais vigor o Amor Incondicional dentro de mim. Dessa forma, tanto a mulher que é alvo da minha paixão, como todas as outras mulheres da minha convivência, inclusive meu próximo e a própria comunidade, receberão os benefícios dessa sublimação de amor romântico, de paixão, em Amor Incondicional. Considero, portanto, que eu tenha escapado do enredamento do modo da paixão. O meu envolvimento com o trabalho material, não tem agora o sentido de justificar e manter esse modo da paixão, tem o sentido de obter a recompensa material pelo meu trabalho material, para que assim eu me torne mais competente na aplicação do Amor Incondicional ao lado dos meus irmãos que apresentam tantas carências materiais e espirituais, e assim cumpra a vontade de Deus implantada em minha consciência: PRATICAR O AMOR INCONDICIONAL!

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