Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
13/02/2012 06h09
ENTENDIMENTO

            Na comunicação sempre existe o emissor e o receptor. Nos relacionamentos o emissor humano e o receptor também humano passam por uma série de ruídos que podem interferir no conteúdo da comunicação até o ponto de inviabilizar sua compreensão. Todos os textos colocados neste diário sofrem esse processo. O emissor deseja o máximo de compreensibilidade para aquilo que escreve, mas não pode uniformizar o pensamento de tantos quanto os recebem. Cada um tem a sua maneira de pensar, própria, personalística, que dá o seu caráter. O que devo fazer é tornar o meu pensamento o mais transparente possível, as suas bases paradigmáticas, para o meu leitor ou ouvinte ter uma melhor compreensão do que quero dizer. Por exemplo, no dia de ontem, se eu não fizer uma melhor explicação, poucos entenderão o significado do que minhas poucas palavras queriam dizer.

            Quando passei a fazer esse diário procurei ser fiel ao título, de a cada dia colocar um texto referente a minha vida de forma mais filosófica, pinçando um aspecto do que vivenciei no dia, quer seja do cotidiano da vida ou da leitura e interpretação de qualquer texto lido e feito o paralelo com meus paradigmas. Assim, procuro não perder nenhum prazo para a colocação de textos, e quando isso acontece interpreto como uma falha nos meus compromissos. Para evitar tantas falhas devido as exigências do dia e tantos compromissos profissionais e sociais de forma geral, em alguns momentos como este dilato as circunstâncias do dia em diversos itens e deixo agendado dentro do sistema para que eu não perca nenhum item. Ontem eu não tinha nenhum agendamento para que entrasse um texto automático no dia. Ao tentar acessar o sistema com 15 minutos para o término do dia, o computador não respondeu com a velocidade esperada. Ficou travado por tempo demasiado e quando tive o acesso já estava nos minutos finais. Não podia mais fazer um texto mais elaborado e sim o mais curto possível, daí a explicação para o “POR MOTIVO DE CUMPRIR COMPROMISSO É TÃO PEQUENO ESTE TEXTO,” publicado no último minuto do dia como pode ser comprovado.

            Com esta explicação o leitor interessado tem a compreensão do que o emissor quis dizer, sem a qual a interpretação pareceria enigmática, um jogo de adivinhação. Assim pode acontecer com qualquer um item deste diário. Caso o leitor não tenha um bom conhecimento do autor, de seus pensamentos paradigmáticos, muito perderá de sua compreensibilidade, mesmo que haja também um esforço em cada texto para justificar o que é escrito.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 13/02/2012 às 06h09
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.