Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
08/04/2012 22h22
PÁSCOA

            No mundo cristão, a Páscoa é uma data importante. Significa que, com a ressurreição do Cristo, temos agora a condição de passar de um estilo de vida velha, ligada aos instintos de forma material, para  uma vida nova, ligada ao amor incondicional, ao mundo maior, espiritualizado, de Deus. Antes de Cristo isso parecia impossível, o homem era dominado integralmente pelas forças instintivas e prevalecia a Lei do mais forte. O sexo, o poder, a inebriação dos sentidos, o império da força física, política e financeira, tudo era executado de forma ampla na sociedade, sob uma tímida reação oposta dos valores éticos e morais de algumas pessoas. O Cristo veio com o seu discurso impecável e prática pessoal coerente, mostrar a possibilidade de mudar a realidade desse mundo material a partir da transformação dos sentimentos dentro dos nossos corações. Mostrava que existia um Reino acima e além dos reinos materiais espalhados por toda a terra, um Reino cuja Lei Maior era a vontade do Criador, do Pai, de Deus. Que esse Reino deveria substituir os reinos materiais na terra, que nós enquanto filhos de Deus, suas criaturas, devíamos nos comportar como irmãos onde cada um que estivesse próximo de nossas ações seria amado como a nós mesmos. Que acima de tudo o Pai seria reconhecido como tal, respeitado e obedecido, mesmo que nosso livre arbítrio quisesse seguir as motivações instintivas.

            É assim que tenho configurada a minha consciência. Tive o privilégio de ter conhecido a mensagem do Cristo, avaliei da sua propriedade positiva, esclarecedora e sugestiva de caminhos a seguir. Aceitei-os como a Verdade, o Caminho e agora procuro construir minha Vida, seguindo o exemplo que ele nos deu. A vida que tenho está associada a diversos tipos de relacionamentos, profissionais, financeiros, acadêmicos, afetivos, religiosos, familiares, etc., e todos eles sofrem o impacto dessas transformações. A cada momento na vida sou instado a mudar aspectos do meu comportamento para o aproximar cada vez mais do Reino de Deus. Cada pessoa tem o seu foco de transformação mais evidente e os demais relacionamentos seguem suas mudanças de forma menos intensa. O meu foco de transformação está dentro dos relacionamentos íntimos, afetivos, ligados ao sexo oposto, na formatação de uma estrutura familiar mais adequada ou próxima do Reino de Deus.     

Publicado por Sióstio de Lapa
em 08/04/2012 às 22h22
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.