É um dia importante para o amor romântico ao qual está associado depois do final da Idade Média. Também está associado ao bispo Valentin que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II que havia proibido o casamento durante as guerras. Além de continuar celebrando casamentos ele mesmo se casou secretamente. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado a morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos, silhueta de um coração, a figura de um Cupido com asas, mensagens românticas, etc. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
Já o experimentei em diversas ocasiões com esse significado romântico. Hoje sei que o amor romântico é um dos diversos derivativos do Amor Incondicional e como qualquer um deles é inferior á matriz. Hoje procuro desenvolver em minhas ações e sentimentos o Amor Incondicional que tem como essência o amor inclusivo (não-exclusivo), diferente do amor romântico que tem como essência a exclusividade. As mulheres que amo e delas algumas que por intimidade podem ser consideradas como namoradas, se deparam com esse conflito: se sentirem o lado romântico irão sofrer por não sentir a exclusividade; se sentirem o lado espiritual do amor incondicional irão notar que perderam muito do romantismo. Enfim, usando uma linguagem matemática, o Amor Incondicional pode conter o amor romântico, mas este não pode conter aquele. Por mais atraente que seja o amor romântico, principalmente quando estamos apaixonados, não posso deixar de privilegiar o Amor Incondicional, agora que despertei para a sua força, que sei que ele é a principal força da Lei do Amor, que sei que á a base da formação da Família Universal, do Reino de Deus que Jesus tanto ensinou, que não posso mais recuar para o romantismo tradicional. Ficarei com o Amor Universal, ao lado de Jesus, procurando cumprir a vontade do Pai.