Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
17/06/2012 23h43
ENGESSAMENTO

 

            O nosso pensamento deve sempre estar livre para poder observar todas as coisas ao alcance e decidir pela maior verdade observada. Quando por algum motivo o pensamento fica preso a algum detalhe, sistema ou paradigma. Nesse caso o acesso a verdade fica comprometido e a mente engessada no emaranhado de considerações. Onde observamos com maior frequência esse engessamento de mentes, é na religião. Como a prática de uma religião envolve um ato de fé, logo que aceitamos os seus princípios, deixamos mente engessada nessa fé de que tudo que ouvimos é a própria verdade e que não devemos procurar outra fonte de verdade, pois isso implica em não acreditar  nos princípios da religião que adotamos. O mais salutar é que tenhamos sempre a mente livre e pronta para considerar qualquer opinião que se diga uma verdade da fonte original, da verdade absoluta. A fé é importante para a nossa qualidade de vida, mas uma fé raciocinada, que possa se debruçar sobre a verdade de qualquer ponto do Universo e a compararmos com nossa verdade..

            Tenho o pensamento livre para considerar a verdade de quem quer que seja, mas sempre encontro pessoas que nãopermitem que o seu pensamento seja livre, que imaginam o seu conjunto de crenças como a verdade inconteste e que não existe possibilidade de nenhum tipo de mudança. Vamos considerar uma religião qualquer, logo estamos engessados nos seus dogmas se não tivermos cuidado com nossa independência, nossa liberdade. Quando entro em avaliação dessas questões com minhas parceiras de relacionamentos, percebo a sua firmeza de confiança nesse aspecto, nas suas crenças religiosas. Também eu mesmo considero a minha religião mais perfeita e evoluída, porém estou sempre com a mente aberta para conhecer a verdade do outro e se não for possível manter o meu conjunto de crenças como a mais verdadeira, mudarei para o outro lado da questão, pela força dos argumentos.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 17/06/2012 às 23h43
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.