Dom Paulo Evaristo Arns dizia que “para o cristão, o mundo não existe para ser possuído, mas para ser descoberto, acolhido, transformado, compartilhado.”
Existe o mundo externo e o interno, com referência ao nosso próprio ser. O mundo interno tem a prioridade de ser descoberto, acolhido, transformado e compartilhado. O passo seguinte é transferir as conquistas que fizermos no mundo íntimo para o mundo externo, o mundo dos relacionamentos humanos, principalmente.
O divino mestre, Jesus Cristo, fez uma tarefa magnífica para essa compreensão com a divulgação teórica e prática do Evangelho. Já temos alunos magníficos, bem aplicados nessas lições evangélicas, como temos diversas personalidades, principalmente os santos, entre eles São Francisco e Santa Clara, ambos de Assis, que abandonam ou deixam em segundo plano o mundo material e se dedicam aos valores espirituais. O interesse central é Deus, como criador de toda a Natureza se confundindo com ela e com o amor que a tudo inclui no processo de evolução constante.
Eu tenho com clareza toda essa dinâmica evolutiva, já avancei bastante no trabalho espiritual com o mundo interno e agora assumo a ordem divina de partir para os relacionamentos e colocar no mundo externo as conquistas do mundo interno e assim colaborar para a estruturação do Reino de Deus. Muitas vezes sinto o peso dessa responsabilidade, quando a preguiça me domina, quando a gula se torna prioridade... vejo quanto sou ainda frágil e não compreendo porque Ele coloca em meus ombros tamanha responsabilidade. Nem mesmo na parte cognitiva que considero bem avançada no meu aparelho psíquico, eu consigo encontrar as palavras certas e sensibilizar minhas companheiras, principalmente, da necessidade fundamental, sine qua non, da transformação do mundo interno e de ter força suficiente para fazer com que essas transformações sejam expressas nas ações.
Porisso peço com prioridade e urgência ao Pai, força, coragem e sabedoria para que eu possa colocar em prática à Sua vontade e espero ser atendido, pois muito mais do que a fé que Ele tem em mim, eu tenho muito mais fé nEle!