Esta é a minha grande adversária, a mais perversa, a mais perigosa. Entra sutilmente na minha vida e aproveita todos os momentos para se manifestar. O intenso trabalho no campo material que desenvolvo encobre para as outras pessoas a ação da preguiça em minha vida. Dizem com surpresa, quando eu confesso, que não concordam que eu seja tão vitimado pela preguiça, que eu tenho necessidade do repouso e do lazer. Isso também é verdade, sei que o repouso e o lazer são momentos também importantes para o corpo e para a alma. O fato é que não coloco os limites necessários e sempre acontece dos trabalhos que são importantes serem feitos, que não existe uma cobrança externa imediata, que ninguém percebe a sua necessidade, esses não são realizados!
Dessa forma a vida vai passando, o tempo não para! Os compromissos que tenho registrado na consciência de acordo com a natureza da minha missão, vão sendo procrastinados a cada dia. Ninguém percebe essa corrosão: o trabalho que realizo no campo material, por sua intensidade, os recursos financeiros que vou adquirindo, o patrimônio que vou construindo, todos servem como uma cortina de fumaça para a minha incompetência em enfrentar e vencer o monstro da preguiça no campo espiritual. Sei que não deixo que a preguiça se manifeste em mim de forma ostensiva, consigo desviar muito da sua ação deletéria para o estudo, principalmente do mundo espiritual e suas exigências evolutivas. Então percebo com mais clareza a sutileza da ação da preguiça em minha vida. Percebo a ameaça real que existe na falha de minha missão à longo prazo, cada vez que um dia passa, mais longe eu fico do sucesso da minha missão. É diferente da gula que tem uma ação mais rápida, que se eu não a controlar minha derrota é imediata com a antecipação do tempo de vida.
Consigo perceber com bem clareza a gula e a preguiça como os dois monstros internos mais ameaçadores para meus projetos, minha missão, a minha vida. Tenho plena consciência disso e sei que sozinho não conseguirei vencê-las. Devo aprender a colocar em prática os recursos espirituais que aprendo a cada dia adquiro, são eles que irão me colocar em sintonia com as forças espirituais comprometidas com a vontade de Deus. Sei que o recurso mais eficiente é a prece, mais mesmo ela é contaminada pela preguiça, por isso concluo que esse monstro é o mais perverso e o mais perigoso para a minha atual estrutura psicológica, para o sucesso na realização de minha missão.