Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
12/10/2012 06h48
OITO... LIMPEZA ESPIRITUAL

            Da mesma forma que necessitamos de limpeza corporal, da higiene pessoal, a cada dia, mais de uma vez por dia, também precisamos da limpeza espiritual. Da mesma forma que o contato com sujeiras externas, como pó, fuligem ou contaminantes diversos, ou mesmo as sujeiras internas como os dejetos e excretos que devem sair do corpo, tais como suor, urina e fezes, exigem que façamos essa limpeza diária para mantermos a saúde, também assim acontece no campo espiritual. Existem as sujeiras externas que vindas de outras pessoas nos atingem, como as maledicências, falsos testemunhos, expressões de raiva, ódio, rancor... injustiças de toda espécie e por ai vai... Também existem as sujeiras internas vindas do nosso coração e para isso Jesus já advertia: “porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias. Mt 15,19.”

            Assim, também o nosso Eu acumula muita impureza espiritual vinda dos outros e de nós mesmos, o que não somente nos torna sujos, mas nos contamina e destrói a nossa vida e nossos relacionamentos. Por fim, leva-nos à falência espiritual, a existência sem Deus. Essas coisas nos tornam impuros desde o nascimento, como já dizia o Rei Davi: “sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” Felizmente temos instruções de como nos lavar e purificar de tudo aquilo que nos contamina. O mestre Jesus veio nos ensinar a Lei do Amor que é o maior preventivo quanto ser contaminado pela sujeira do nosso próprio coração. Para que funcione é necessário que a fé raciocinada identifique essa força do Amor com a existência do próprio criador. Dessa forma passamos a entender que somos irmãos de todos os atos da criação e principalmente do nosso semelhante, e prioritariamente com nosso próximo.

            Portanto, esta é outra característica minha: ao lado da limpeza material também faço a limpeza espiritual. Procuro rezar/meditar ao deitar e ao acordar sobre os meus atos, pensamentos e sentimentos do dia, pedir a Deus perdão pelas falhas cometidas e confiança no meu poder de resistência para não voltar a me contaminar. Também no cotidiano procuro sempre estar vigilante para não me contaminar com as sujeiras externas e principalmente com as sujeiras internas, aquelas que vem do meu próprio coração. Essa atividade de limpeza espiritual, reconheço, ainda é bastante precária no meu comportamento, comparado com a limpeza material. Mas essa fase de contagem regressiva é uma oportunidade de retomada do que é necessário fazer e assim implementar no dia determinado, 20 de outubro, só assim me considerarei estar a caminho do cumprimento da minha missão e sintonizado com todos os meus mentores, encarnados e desencarnados, e principalmente com Deus.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 12/10/2012 às 06h48
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.