Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
29/10/2012 01h01
VERDADE OU MENTIRA?

            Todos reconhecemos o valor intrínseco que tem a verdade, em qualquer contexto, em qualquer relacionamento. Todos defendem como um dos grandes valores éticos e morais, o próprio Jesus defendia e aplicava a verdade em seus ensinamentos teóricos e práticos. Mas tem um porém... porque causa tanto sofrimento em algumas circunstâncias? Será que devemos mentir ou omitir a verdade em algumas situações? O próprio Jesus não disse tudo que sabia quando andou por esta terra. Entendia que muita verdade que Ele possuía não seria compreendido pelas pessoas, talvez fosse até mal compreendido, como chegou a acontecer.

            Então, estou colocado numa encruzilhada. Sei do valor que tem a verdade, mas reconheço a crítica que é feita quanto ao sofrimento que ela causa nos espíritos não preparados. Digo assim sem arrogância, pois gostaria que todos tivessem a capacidade de receber toda a verdade que fosse possível, assim como eu me sinto capaz. Ninguém esconda nenhuma verdade de mim, nem a omita, com escrúpulos quanto ao sofrimento que me causa. Saberei receber esse sofrimento, se assim ocorrer, como um sinal de que tenho que rever alguma coisa dentro de mim.

            Tem também o exemplo de meu mestre, que não chegou a dizer toda a verdade que era portador e apenas sinalizou que chegaria o tempo disso ocorrer. Então eu vou ter mais cuidado nesse aspecto. Farei uma triagem maior da verdade que tenho a dizer e da capacidade de receber do meu interlocutor. Peço a Deus que me dê um pouquinho mais de sabedoria, para que eu não abuse dessa prerrogativa e defenda mais os meus interesses do que evitar o sofrimento do outro. Mas farei como o mestre também fez: eu não mentirei para ninguém, apenas omitirei o que a minha consciência avaliar que irá levar sofrimento. Mas se a pessoa perguntar diretamente, e eu não puder sair com a evasiva da omissão, mesmo sabendo que irá provocar sofrimento eu direi a verdade. Sempre acontecerá assim: entre a verdade ou a mentira, eu optarei pela verdade.

            Também sei que estou falando assim em condições normais de relacionamentos. Caso eu me depare com situações extraordinárias, como guerras, violências, vinganças, torturas.. então é diferente!  A verdade pode trazer efetividade ao mal e isso não seria cristão. A verdade nesse caso com certeza daria permissão para ser omitida ou desviada.

            Enfim, será nossa consciência com a bagagem que ela receba dos conhecimentos e da misericórdia de Deus quem irá fazer essa distinção.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 29/10/2012 às 01h01
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.