Em hematologia existe o conceito de Doador Universal, aquela pessoa portadora do sangue 0- que é capaz de fazer doação para qualquer pessoa. Existe o sistema ABO e o fator Rh, descobertos pelos médicos Karl Landsteiner e Alex Wiener em 1940. As pesquisas eram feitas com macacos Rhesus, daí o nome do fator, Rh. Eles observaram que quando o sangue do macaco era colocado em contato com amostras de sangue humano, 85% dessas amostram aglutinavam e 15% não ocorria nada. Conclui-se que as hemácias do macaco Rhesus apresentavam um antígeno, também chamado de aglutinogênio, que eles batizaram de fator Rh.
O sangue pode ser considerado a alma do corpo biológico, circula por todas as células levando alimentos e removendo detritos. O amor pode ser considerado o sangue da alma, circula por todos os escaninhos da mente e consciência levando alimentos (virtudes) e removendo detritos (vícios, preconceitos e pecados).
Do jeito que a pessoa no sangue pode ter uma substância animal, o fator Rh, que inviabiliza relacionamentos fisiológicos harmônicos entre indivíduos diferentes, a alma pode ter no amor uma “substância animal”, o Ego, que inviabiliza relacionamentos espirituais harmônicos entre indivíduos diferentes.
Fazendo um paralelo da dinâmica do sangue e seu relacionamento com outros tipos pertencentes a outras pessoas, com a dinâmica do amor e o seu relacionamento com outros tipos pertencentes a outras pessoas, podemos fazer as seguintes conjecturas. Da mesma forma que a convivência entre tipos incompatíveis de sangue não é possível na harmonia da fisiologia corporal, também a convivência entre tipos diferentes de expressão do amor não é capaz de produzir um relacionamento harmônico e ao longo do tempo, perene.
Agora, tanto no sangue quanto no amor, existe a figura do Doador Universal.
Do ponto de vista biológico, é aquele individuo que não tem o fator Rh, portanto não exige do outro uma resposta contrária e incompatível. Pode doar sem nenhum tipo de cobrança o seu sangue para qualquer pessoa necessitada que esta irá receber, se beneficiar e voltar a conduzir sua vida como deseja. No entanto, não pode receber o mesmo benefício da maioria dos que beneficia (85%), somente daqueles, que como ele também não faz qualquer tipo de cobrança, também não tem o fator Rh, também é doador universal.
Do ponto de vista espiritual, é aquele indivíduo que não tem o fator Ego, portanto não exige do outro uma resposta contrária e incompatível. Pode doar sem nenhum tipo de cobrança o seu amor para qualquer pessoa necessitada que esta irá receber, se beneficiar e continuar sua vida como deseja. No entanto, não pode receber o mesmo benefício da maioria dos que beneficia (99%?), somente daqueles, que como ele também não faz qualquer tipo de cobrança, também não tem o fator Ego, também é doador universal.
Pode ser observado nas porcentagens entre parêntesis que os 99% está interrogado. É devido que na porcentagem relacionada com o sangue as pesquisas apontam para 85% e podemos confirmar na prática que isso é verdade. Na porcentagem relacionada com o amor, não existe pesquisa nesse sentido e na minha prática não encontrei ainda nenhum doador universal nesse nível. Mas como sei que existem, apesar de não ter identificado ainda nas centenas de pessoas que já me relacionei, coloquei de forma otimista os 99%. Mas acredito que esse número possa diminuir a partir do conhecimento, aceitação e procurar seguir as lições deixadas pelo mestre Jesus, cuja ação terapêutica se faz justamente na recuperação e prevenção das pessoas comprometidas ou ameaçadas pelos efeitos do Ego.
Com essa esperança, continuarei a manter minha condição de doador universal, amando a todos que estejam ao meu alcance, ao meu próximo, de forma desinteressada e integral, sem me submeter a qualquer tipo de barreira, preconceituosa ou cultural. Mesmo que ainda eu não seja um doador universal perfeito, espero encontrar algum dia uma alma que também seja doadora universal e que possa ajudar no meu aperfeiçoamento.